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[Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 11:18
To com a seguinte duvida, tenho um objeto e dou um numero aleatório para ele, mas gostaria de saber em calculo que me diga onde ele estara daqui a 5 segundos em x e y. Sem movimentar ele, só calculo mesmo. Provalvemente, vai usar seno e cosseno. Estou dando uma pesquisada aqui, mas se puderem me ajudar, eu agradeço. Very Happy


Última edição por Kol em Seg 16 Set 2013, 23:21, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 11:32
Ele usa aceleração? Ou uma velocidade constante?
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 11:36
Sim
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 13:52
Código:
xfinal = objeto.x + lengthdir_x(objeto.speed*5, objeto.direction);
yfinal = objeto.y + lengthdir_y(objeto.speed*5, objeto.direction);
lengthdir substitui o uso de seno e cosseno.
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 14:05
Não deu certo, você poderia me explicar, como você chegou nesse resultado ?
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 14:09
Vamos tentar assim:

Código:
xx = x + 5*hspeed;
yy = y + 5*vspeed;
Assim xx e yy terão as coordenadas finais do objeto. Só que ele não se moveu de verdade.
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 14:24
Também, não deu. Pois uso o speed, o hspeed e o vspeed, estão em zero. E ainda mais, não é sempre na mesma direção, vai ter o angulo aleatorio. Ta dificil =/
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 14:28
Na verdade, se você usa speed, então hspeed e vspeed são atualizados automaticamente (o GM faz os cálculos). Não importa nem a direção.

Se você usa speed = 5, com a direction em 0, hspeed fica igual a 5 e vspeed fica igual a 0. Se a direção for 180, o hspeed fica igual a -5 e o vspeed se mantém em 0. Se for 270, vspeed fica igual a 5 e hspeed fica igual a 0.
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 14:35
Mas, se eu só quero calcular onde o objeto estaria daqui a 5s, isso tudo nao vai estar em zero ? Já que ele está parado ?
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 14:38
Coloque o código que você usa para o movimento. Não sei nem se você usa friction ou algo do tipo.
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 15:43
Você não entendeu então, eu tenho um objeto, mas ele não se move, eu quero calcular onde ele estaria dentro de 5s, mas ele nao vai pra. São só calculos. Ele está imovel, e permanecerá imovel. A velocidade dele é só ficticia a minha escolha, e a direção é aleatorio, deu para entender ? Meio complicado xD
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 15:51
Código:

finalx=xstart+lengthdir_x(velocidade*5,direction);
finaly=ystart+lengthdir_y(velocidade*5,direction);

if(point_distance(x,y,finalx,finaly)<=1){xstart=x;ystart=y;}
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 16:37
Kol escreveu:Você não entendeu então, eu tenho um objeto, mas ele não se move, eu quero calcular onde ele estaria dentro de 5s, mas ele nao vai pra. São só calculos. Ele está imovel, e permanecerá imovel. A velocidade dele é só ficticia a minha escolha, e a direção é aleatorio, deu para entender ? Meio complicado xD
Tá, calma aí você tem que esclarecer algumas coisas. Você está usando duas variáveis de velocidade que indicariam a velocidade vertical e horizontal que não são hspeed e vspeed, ou apenas a direção e a velocidade?

Se você puder dar um pouco de background (Dizer o tipo de game, o que deve acontecer, o que você quer, e coisas assim) ajudaria muito a responder.
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 18:57
Então amigo, ai que ta. Não existe background, eu só quero o calculo, esse objeto não existe, velocidade e direção são fictícios. Mas oque o Jiraya falo deve dar certo, quando chegar em casa testo Very Happy
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 20:03
O Jiraya postou o mesmo código que eu postei, cara. Você não está nem testando... e fala que está errado...

Se o objeto não existe, xstart e ystart não vão funcionar.

Seria algo do tipo:
Código:
xfinal = xinicial + lengthdir_x(velocidade*5, direcao);
yfinal = yinicial + lengthdir_y(velocidade*5, direcao);
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 21:40
Deu certo.

PedroX, o dele ta igual o seu, mas ele colocou o "velocidade", esse que era o problema, o objeto ta parado, então eu precisava colocar a velocidade que ele "deveria" estar. O seu está correto, eu só precisava mudar as variaveis, na hora não pensei.
Obrigado a todos que ajudaram.

E uma pergunta a parte, se o speed de um objeto é 3, ele anda 3 pixels por segundo ?
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 21:43
Kol escreveu:Deu certo.

PedroX, o dele ta igual o seu, mas ele colocou o "velocidade", esse que era o problema, o objeto ta parado, então eu precisava colocar a velocidade que ele "deveria" estar. O seu está correto, eu só precisava mudar as variaveis, na hora não pensei.
Obrigado a todos que ajudaram.

E uma pergunta a parte, se o speed de um objeto é 3, ele anda 3 pixels por segundo ?
Acredito eu que ele ande 3 pixels por step. Nesse caso, os códigos acima teriam a speed multiplicada por 150, e não 5?
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 21:46
Se é por step, seria por passo certo ? então seria 3px a cada passo, então 90 pixels por segundo ?
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 21:54
3px por Step a 30 FPS é igual a 90px por segundo.
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Re: [Resolvido]Calculo avançado

em Seg 16 Set 2013, 22:16
Vlw por tudo PedroX e os demais Very Happy
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