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Npc falar ao apertar alguma tecla ?

em Dom 15 Set 2013, 15:16
Coloquei no meu jogo um npc e escrevi um codigo para quando colidir com ele ele falar o seguinte texto :
"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta."

Ja que eu não sei como fazer quando apertar uma tecla enquanto esta colidindo então coloquei só colisão , mas ai esta o problema , eu colido com ele e nada acontece.. ai os codigos do npc >

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Código:
Conversa = 0
Step
Código:
if Conversa = 1 {
draw_text(x,-3,"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta.")
}
Colisão com Player
Código:
Conversa = +1
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Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?

em Dom 15 Set 2013, 15:27
Você esqueceu de colocar a relatividade com o y. Tente assim:
Código:
draw_text(x,y-3,"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta.")
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Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?

em Dom 15 Set 2013, 15:31
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
[...]mas ai esta o problema , eu colido com ele e nada acontece..
Step
Código:
Código:
    if Conversa = 1 {
    draw_text(x,-3,"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta.")
    }
Nada acontece porque draw_text não funciona no step, tem que ser no draw...

Edit 1: Outra coisa, na colisão, você colocou "conversa += 1". Enquanto o objeto estiver colidindo, este número vai aumentar infinitamente... Mesmo que você coloque o código no draw, pois a variável conversa não será 1.

Edit 2: Desculpa, não reparei. Você não colocou conversa += 1, mas sim, conversa = +1. É inútil colocar o "+", pois o número 1 já é positivo. Sendo assim, o edit anterior pode ser ignorado.


Minha engine (Movimento Limpo) tem um tutor que conversa com o jogador. De certo modo, é um NPC. Dê uma olhada, apesar disso não ser o foco da engine e estar pouco comentada, talvez lhe sirva de algum modo.
Veja no objeto "o_professor".

Flws... blz


Última edição por Willy em Dom 15 Set 2013, 15:53, editado 1 vez(es)
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Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?

em Dom 15 Set 2013, 15:51
Willy escreveu:
[...]mas ai esta o problema , eu colido com ele e nada acontece..
Step
Código:
Código:
    if Conversa = 1 {
    draw_text(x,-3,"Você esta procurando aquilo ? Ah , não sei onde fica , mais alguem abaixo desta montanha deve saber , ah , tome cuidado , lá é uma floresta.")
    }
Nada acontece porque draw_text não funciona no step, tem que ser no draw...

[EDIT] Outra coisa, na colisão, você colocou "conversa += 1". Enquanto o objeto estiver colidindo, este número vai aumentar infinitamente... Mesmo que você coloque o código no draw, pois a variável conversa não será 1.
[/EDIT]
[EDIT 2] Desculpa, não reparei. Você não colocou conversa += 1, mas sim, conversa = +1. É inútil colocar o "+", pois o número 1 já é positivo.
[/EDIT2]

Minha engine (Movimento Limpo) tem um tutor que conversa com o jogador. De certo modo, é um NPC. Dê uma olhada, apesar disso não ser o foco da engine e estar pouco comentada, talvez lhe sirva de algum modo.
Veja no objeto "o_professor".

Flws... blz
Existe um modo simples para eu fazer com String ?
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Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?

em Dom 15 Set 2013, 15:59
Depende do que você considera simples...
Caso tenha visto a engine, provavelmente você vai achar que a interpretação dos códigos é mais difícil do que ler isso:
Spoiler:
Isso porque na engine, ela está com uma serie de adaptações, por isso tá aquela zoeira toda. E também porque eu tenho o hábito de "complicar para facilitar".

Vou tentar fazer algo simples aqui e edito/posto mais tarde.

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Aqui está a engine. É quase a mesma coisa que está no Movimento Limpo, só que está simplificado e explicado.
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Última edição por Willy em Dom 15 Set 2013, 16:50, editado 1 vez(es) (Razão : Postar a Engine)
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Re: Npc falar ao apertar alguma tecla ?

em Dom 15 Set 2013, 18:03
Willy escreveu:Depende do que você considera simples...
Caso tenha visto a engine, provavelmente você vai achar que a interpretação dos códigos é mais difícil do que ler isso:
Spoiler:
Isso porque na engine, ela está com uma serie de adaptações, por isso tá aquela zoeira toda. E também porque eu tenho o hábito de "complicar para facilitar".

Vou tentar fazer algo simples aqui e edito/posto mais tarde.

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Valew cara , vou usar e dar os devidos creditos Happy me ajudou bastante =) O jogo
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