SISTEMA DE PULO PERFEITO GAME MAKER

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100% SISTEMA DE PULO PERFEITO GAME MAKER

Mensagem por icarodantas123 em Sex 13 Set 2013, 23:58

SISTEMA DE PULO PERFEITO GAME MAKER
Versão: Game Maker Studio Master v1.1.917
Dificuldade:Facil
Objetivo, eu andei procurando o sistema de pulo bem explicado e perfeito, acabei não encontrando, então decidi fazer, por conta da minha postura sobre isso, não admito comentários referentes a já terem muitos posts!

Bem, em primeiro lugar devemos ter em mãos, 2 objetos, um é o player e o outro é um chão.

No Create do player adicionamos:
Set Gravity>
Self>
direction:270>
gravity:0.5>   ----Não pode ser virgula
Não marque o relative!!!

Agora na Colision com o chão colocamos:
Speed Vertical
vert.speed:0
Não marque o relative!!!

Agora um evento para o objeto pular tipo o "press_up".
Colocaremos o seguinte codigo:
Código:
if not place_free(x,y+1) //Quando tem algo sobre o objeto ele passa ao proximo evento
{
vspeed=-12 //Velocidade ao clicar no Up lembrando que a gravidade vai diminuila
}
Explicando o if not place_free(x,y+1).
Gente, place free e colisão é algo totalmente diferente, observe as imagens:
Na imagem ao lado vemos uma colisão, mas tambem vemos uma place free... "Mas perai... Eu entendi agora! Quando object player colide com o object chão , um objeto não fica sobre o outro!!! Eles ficam apenas encostados!!!

Mas então... Oque é uma not place_free (Plano não livre).
Plano não livre(objeto sobre o outro):
//A linha preta indica onde o object player está sobre o object chão;
http://www.casimages.com.br/i/130914045409849859.png.html
Plano livre más que há uma colisão:
http://www.casimages.com.br/i/130914044923141056.png.html



Gente, vale lembrar, quando o object player """""""colide""""""" com o object chão, ele não fica sobre o piso, então usamos o
...y+1)  por conta que o game maker vai criar uma linha imaginaria acima e abaixo do objeto já que se trata da linha "Y".
Então no exemplo que usei o objeto alem de estar colidindo, por causa do +1 tambem intende-se que ele tambem não esta com place free quando está sobre o piso...



Obrigado pessoal!

icarodantas123

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100% Re: SISTEMA DE PULO PERFEITO GAME MAKER

Mensagem por fredcobain em Seg 16 Set 2013, 15:10

Recomendações para aprovação deste tutorial:

- Favor utilizar o cabeçalho padrão para tutoriais.
- Favor organizar melhor a indentação do tópico (organização textual).
- Obs: É um tanto quanto estranho usar metade do tutorial drag n drop e a outra metade código, se puder usar um padrão único.
- Uma engine do tutorial também é recomendada de ser anexada no post.

fredcobain

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