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[Resolvido]Criar objetos com nomes

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Mensagem por Kol Qua 11 Set 2013, 23:07

Fala ae galera, comecei a aprender a mexer no game maker antes de ontem, li todo o manual e varios dos tutoriais que tem aki, já fiz um jogo basico de andar por clicar, então comecei fazendo uns inimigos que atacam meu personagem, soh que tem um problema, gostaria de controlar eles, separadamente, por exemplo criei um objeto chamado inimigo, ai com um objeto chamado "start" eu crio 3 inimigos

Código:

instance_create(190,190,inimigo)
instance_create(200,120,inimigo)
instance_create(200,50,inimigo)
soh que gostaria de controlar esses 3 mob separadamente, deletar algum deles sem deletar o outro pro outro objeto como faço ? Pois isso tbm tem a ver com o jogo online, quando eu criar um personagem que entro na sala, gostaria qe ele tiver o nome personage_nomedoper, entenderam ?


Última edição por Kol em Qua 11 Set 2013, 23:45, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Kol Qua 11 Set 2013, 23:45

Consegui aqui galera, para criar um novo objeto, mas matendo o controle dele é soh colocar

Código:

inimigo1 = instance_create(190,190,inimigo);
inimigo2 = instance_create(190,190,inimigo);
Ou seja mesmo eles tendo o mesmo objeto, eles tem nome diferentes. Assim você pode controlar apenas um de cada vez.

Pode colocar com resolvido ae, vlws
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Mensagem por gambit Qui 12 Set 2013, 01:08

Kol escreveu:Consegui aqui galera, para criar um novo objeto, mas matendo o controle dele é soh colocar

Código:

inimigo1 = instance_create(190,190,inimigo);
inimigo2 = instance_create(190,190,inimigo);
Ou seja mesmo eles tendo o mesmo objeto, eles tem nome diferentes. Assim você pode controlar apenas um de cada vez.

Pode colocar com resolvido ae, vlws
cada objeto que é criado tem uma identificação diferente chamada id

Código:

exemplos
inimigo1 = instance_create(190,190,inimigo);
// inimigo1=id do objeto criado pelo código acima
inimigo2 = instance_create(190,190,inimigo);
// inimigo2=id do objeto criado pelo código acima
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Mensagem por Kol Qui 12 Set 2013, 01:27

Então, como eu pego essa id ? Porque do jeito que eu fiz, por mais qe eu nao saiba a id, eu transfiro ela pra outra variavel
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Mensagem por PedroX Qui 12 Set 2013, 11:12

A id é guardada na variável.

É que a função instance_create() retorna um número.

Você pode testar assim:

Código:
inimigo1 = instance_create(x, y, objInimigo)

show_message(inimigo1)

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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[Resolvido]Criar objetos com nomes Empty Re: [Resolvido]Criar objetos com nomes

Mensagem por Kol Qui 12 Set 2013, 13:12

Cara agora fico na duvida, como posso descobrir o nome dele pelo proprio evento com codigo ?

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Galera consegui isso tbm, soh colocar instance_position(x,y,all) Que você pega o id do personagem ou do inimigo
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