Yes, nós também fazemos Games

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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por shatterhand2 em Seg 09 Set 2013, 12:30

No Ouya só.

No meu celular eu na verdade notei uma QUEDA na performance, mas eu acho que é pq eu usei o draw_surface_ext ao invés de só draw_surface

Depois vou testar alterando o tamanho da GUI e usar só draw_surface ,acho que devo ter um ganho na performance.

EDIT: Eu não testei no Windows. Só testei isso em dispositivo Android.
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por cascavelo em Seg 09 Set 2013, 12:50

Eu já tenho um jogo que tudo específico do Ouya funciona (Controles, IAP, etc), só estou fazendo uns ajustes finais pra publicar o jogo.
O Molin e eu já lançamos o Left 2die, a programação é toda dele e  que fez as adaptações necessárias, fiz os desenhos e ajudei no planejamento, só programei umas linhas pra ajustar os efeitos e a geração de cenário que é sempre aleatória.

O Left 2die subiu rapidamente no ranking acabei de olhar e está em 108,  no lançamento estava em 380.
Baixa lá e dá um joinha pra ajudar a subir. Achei meio estranho o jogo não ter saído da sandbox ainda, mas agora deve sair porque ultrapassou o único que estava na frente, o Tokyo hosto.

http://www.ouya.tv/games/?show=popular


Não segui ainda com meu projeto "hatfields and Maccoys" pro OUYA porque estou enrolado pra lançar o Acquaperls na google play, o jogo está pronto mas a conexão com os serviços de conquistas e leaderbords não conecta  de jeito nenhum.

É bom que tenha bastante gente com experiência pra incentivar o pessoal a lançar os jogos.
Quando pretente prublicar no ouya?
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por shatterhand2 em Seg 09 Set 2013, 12:52

Eu vi o Left2Die hoje na Sandbox, lembrei de já tê-lo visto em algum lugar, não sabia que era seu.

Farei o Download daqui a pouquinho.. to com o Ouya ligado e fazendo testes com meu game Smile

EDIT: Em relação a "quando pretendo publicar"... eu queria publicar hoje, mas eu preciso fazer o IAP funcionar do jeito que eu quero, e ainda não consegui.

Fazer funcionar com o game SEMPRE acessando o servidor pra verificar se o jogo foi comprado eu consigo. Eu quero algo que me proteja contra pirataria ao mesmo tempo que não sacaneie o usuário obrigando-o a estar conectado na internet pra jogar. É nisso que estou trabalhando hoje.

O problema é o servidor do Ouya que tem um mês tá de palhaçada comigo. Eu subo uma versão pra minha conta, faço os testes e tal, tudo bem. Quando vou subir uma nova versão, não consigo fazer o download de jeito nenhum. Ai tenho que esperar 2-3 dias até voltar a funcionar normalmente.

Nesse meio tempo eu tenho que fazer sideloading no meu APK pra testar, mas eu não tenho certeza se as rotinas IAP funcionam 100% com sideloading. (Na verdade, o principal e fiquei com medo de testar, eu não sei se o servidor Ouya detecta que o game é meu e não me cobra caso eu o compre)
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por fredcobain em Seg 09 Set 2013, 14:54

@shatterhand2 escreveu:
Uma dica boa é colocar todo o output gráfico do teu jogo numa surface, usando view_surface_id , e desenhar a surface usando o evento draw_gui . Isso acelera absurdamente o processamento gráfico do teu jogo

Shatter, só pra ver se eu entendi bem:

a) NUNCA usar a surface padrão do GMS (sempre desenhar numa que vc mesmo criou que tenhas as dimensões proporcionais à escala HD).
b) Sempre desenhar essa surface que vc criou no Evento Draw GUI (em vez do Draw).

É isso mesmo ?

Obrigado pelas dicas.
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por shatterhand2 em Seg 09 Set 2013, 15:31

Sim.

De uma olhada na documentação do GMS, o comando view_surface_id . Ele é a resposta pra tudo Smile
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por theguitarmester em Seg 09 Set 2013, 18:01

Bom, eu pensando ainda se participo ou não, o tema/especificação realmente é algo agradável, mas o que me deixa meio recuado(não, não é o valor) é ter de preferencialmente ser feito no GMS, algo que acho que fico com receio que possa deixar uma certa vantagem para aqueles que usam o Studio.
Eu queria iniciar no Studio, mas ainda não tenho versões pagas, e a livre é limitada, limitando muito os recursos máximos(spr, obj, room...), e teria que fazer o jogo com contornos para isso, o que gastaria um tempo desnecessário a produção do jogo, e ainda teria que fazer pensando em joysticks para OUYA, que nem faço idéia de como funciona no GMS, seria mais um tempo a aprender sobre o mesmo, e mais um atraso, então, caso eu for participar, terá de ser com o GM8, usando o joystick do mesmo.

Então fica a pergunta:

A versão do GameMaker usada influenciará no resultado final da avaliação?
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por Rodrigo Santiago em Seg 09 Set 2013, 19:54

Eu queria muito participar, mais estou assim como o the guitar mester, em séria desvantagem.
Enquanto lia o tópico já tive uma ótima ideia para o jogo, vou tentar fazer no free, mais só me inscreverei no ultimo dia se meu jogo estiver 'bom' o suficiente.

--EDIT----
Nem tinha percebido mais eu baixei a versão MIPS, pelo menos tem todas as funções do pro, só não gera executável, o que acham?
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por shatterhand2 em Seg 09 Set 2013, 21:14

A versão MIPS é uma versão super antiga e não atualiza. Não tenho certeza, mas estou quase certo de que ela não tem as funções de Gamepad necessárias pra criar jogo pro OUYA.
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Seg 09 Set 2013, 21:47

Nesse caso seria melhor se não fosse preciso usar o Joypad de Ouya na competição, já que não temos como testar se vai funcionar no Ouya mesmo por não termos nenhum ainda, o ideal era usar as funções dos comandos básicos do joystick para windons(deixando as funções dentro de um script para organizarmos melhor) ,e depois que o concurso acabasse , pelo menos o vencedor poderia ai sim ajustar o joypad com mais facilidade usando o proprio Ouya que ele recebeu para fazer os testes.
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por saim em Seg 09 Set 2013, 21:50

@cascavelo escreveu: há tema, apenas deixe claro que o jogo foi feito no Brasil[/b]
Explicando:
Não é pra fazer jogo com temática Brasileira e sim pra usar as cores da bandeira no jogo (na logo do jogo por exemplo) e a bandeira brasileira em algum ponto do jogo durante o gameplay, pode ser no cenário, na roupa do personagem ou em um item qualquer, use sua criatividade.
Durante a introdução do jogo deve aparecer o termo "Made in Brazil" .
Todo o tipo de jogo será aceito, podendo ser versão de jogo já existente desde que se encaixe nas regras.
Acho difícil pensar num jeito de encaixar a bandeira e manter o tema sem ser nacionalista. Colocar "Made in Brazil", tranquilo, mas usar a bandeira, pra mim, é difícil. Limitação minha, não estou dizendo que não tem jeito.

Mas aí, lendo revistinhas de super-heróis, pensei numa saída. Posso usar efeitos especiais com as cores da bandeira. Isso dá pra fazer sem escrachar o nacionalismo. E fica aquela coisa implícita, não explícita. Como os uniformes de super-heróis: não têm o formato de nenhuma bandeira, mas as cores não deixam dúvida de onde eles foram criados.

Rola de seguir a regra desse jeito? Usar só as cores, mas não o desenho da bandeira?
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por Anderson3d em Seg 09 Set 2013, 21:56

Se eu tivesse tempo!!! Que inveja de vocês!!! Boa sorte para todos que vão participar.
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por shatterhand2 em Seg 09 Set 2013, 22:08

@JoaoVanBlizzard escreveu:Nesse caso seria melhor se não fosse preciso usar o Joypad de Ouya na competição, já que não temos como testar se vai funcionar no Ouya mesmo por não termos nenhum ainda, o ideal era usar as funções dos comandos básicos do joystick para windons(deixando as funções dentro de um script para organizarmos melhor) ,e depois que o concurso acabasse , pelo menos o vencedor poderia ai sim ajustar o joypad com mais facilidade usando o proprio Ouya que ele recebeu para fazer os testes.
Se você conectar dois controles no Windows, e o segundo controle responder, vai funcionar igualzinho no Ouya. Não tem erro.

Só esse detalhe que o controle 0 no Windows é o controle 1 no Ouya.
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por cascavelo em Seg 09 Set 2013, 22:46

Rola de seguir a regra desse jeito? Usar só as cores, mas não o desenho da bandeira?
Se der pra ver que é a bandeira, vale.
Não precisa nem ser a bandeira toda, pode ser algo parecido a logo do concurso.

É pra fazer com suporte a joystick, não necessariamente pra funcionar no OUYA agora.



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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por shatterhand2 em Seg 09 Set 2013, 23:02

Se usar aquelas funções de joystick do GM8, vai ter que reescrever tudo pro Ouya no GMS.

Sem contar que vai perder a possibilidade de usar "pressed" e "released".
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por Mestre em Ter 10 Set 2013, 10:50

Não querendo ser chato, mas já sendo, não seria interessante usar esse tópico SOMENTE para pré-inscrição e algum outro para dúvidas e postagem de hints do Ouya, GMS e afins? O pessoal está postando coisas interessantes aqui (e que devem ser destacadas em um tópico somente com essa finalidade).
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Mensagem por PedroX em Ter 10 Set 2013, 11:39

Pensei na mesma coisa. Mas como o tópico virou a casa da mãe Joana o pessoal começou a postar aqui, entrei na discussão.

Separei as mensagens de inscrição das demais, para não confundir o cascavelo.

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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por cascavelo em Ter 10 Set 2013, 12:22

Se usar aquelas funções de joystick do GM8, vai ter que reescrever tudo pro Ouya no GMS.

Sem contar que vai perder a possibilidade de usar "pressed" e "released".
 Como serão aceitos jogos feitos no GM8, não tem outro jeito. Mas acredito que quem quer realmente lançar o jogo no OUYA vai usar o GMS nem que seja o free.
 Pra quem acha que não dá pra fazer um jogo interessante em uma versão free, dá uma olhadinha no meu jogo "mimomee". Foi feito no GM8.1 lite e todo em DnD. Depois eu passei pra versão pro, importei pro GMS e exportei pra Android. Não ficou nenhuma Brastemp, mas funcionou.
Então a conclusão é que dá pra usar a versão free do GMS pra fazer um bom game.

Mais umas dicas pra quem vai usar o GM8 e quer ter a chance e lançar seu jogo no OUYA:
- Programe as funções do Joystick em uma script.
- O Sistema de som do GMS também é diferente, use uma script pra controlar os sons também, assim fica mais fácil de ajeitar depois.
- Embora no GM8 você possa repetir o nome de recursos no GMS não pode, use prefixos no nomes dos recursos.
- Não use as transições do GM8, elas não vão funcionar no android, crie as suas.
- Procure saber quais são as principais funções que são obsoletas no GMS e evite usá-las.
- E por último pense bem antes de começar o projeto no GM8, pois você pode vencer o concurso e não conseguir lançar o game no OUYA.
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por shatterhand2 em Ter 10 Set 2013, 12:36

Você pode usar o free e dividir seu projeto em uma penca de mini-projetos, e depois juntar tudo numa versão paga. Isso dá pra fazer com o GMS.

O problema real da versão free é limitar o número de objetos, sprites e rooms que você pode usar.

Se bem que pro concurso acho que não vai ajudar muito.

Por outro lado, já vi vários exemplos (e eu mesmo já mostrei um uma vez) de como programar usando o mínimo de objetos e o mínimo de sprites... com isso, acho que dá pra passar por cima da limitação da versão free.

Apesar do sistema de som ser diferente no GMS, você ainda pode usar o sistema de som do GM8 no GMS. Nesse ponto não precisa se preocupar tanto.
Só não pode usar midi, pq isso não funciona mais no GMS.

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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por cascavelo em Ter 10 Set 2013, 14:38

Apesar do sistema de som ser diferente no GMS, você ainda pode usar o sistema de som do GM8 no GMS. Nesse ponto não precisa se preocupar tanto.
Acho que o sistema antigo já foi substituído, porque embora as funções estejam lá, está dando muito erro principalmente as músicas de fundo.

Eu tive muitos problemas com isto, a função sound_is_ playing mesmo não está funcionando. Antes quando você tocava outra música de fundo a que estava tocando era substituída, agora toca tudo junto se não der stop na anterior.

Cheguei a reportar um bug pra yoyo e me responderam dizendo pra usar a nova engine. Que é muito melhor.

O melhor pra quem vai insistir em usar o GM8 e tocar os sons em uma script, pra ficar mais fácil de corrigir depois substituindo as funções pelas novas.
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Re: Yes, nós também fazemos Games

Mensagem por theguitarmester em Qua 11 Set 2013, 15:06

Estou muito receioso em participar do concurso, não sei se será bom, porque usarei o GM8.

@Cascavelo escreveu:Como serão aceitos jogos feitos no GM8, não tem outro jeito. ¹Mas acredito que quem quer realmente lançar o jogo no OUYA vai usar o GMS nem que seja o free.
Pra quem acha que não dá pra fazer um jogo interessante em uma versão free, dá uma olhadinha no ²meu jogo "mimomee". Foi feito no GM8.1 lite e todo em DnD.
1 - Você diz que quem realmente quer fazer um jogo pro OUYA irá usar o Studio, e um dos motivos de você fazer o concurso é isso, logo, você priorizará os jogos feitos no Studio.

2 - o Mimomme foi feito no 8, como disse, e o 8 não tem essa alta limitação de recurso, tendo que fazer 'gambiarras', ou um próprio sistema de sprites, objetos e tals.
E esse seu jogo tem uma lógica simples, como a maioria dos jogos feitos apenas em D&D, mas para jogos mais complexos, ficaria muitas gambiarras, e gambiarras tomam tempo, e tiram a paciência. Não digo que não se pode fazer jogos assim, meu própio jogo Escoraball eu poderia fazer facilmente em D&D, mas para algo mais complexo, ou com maiores recursos, teria(como disse) muitos contornos, gambiarras.



Ah, uma pergunta:
Qual é o jogos que mais tem em OUYA(os tipos), gostaria de ver exemplos, queria fazer algum jogo diferente dos que já tem a ele.
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