PonGee! [20/10] V1.4

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90% PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por mZIl em Seg 09 Set 2013, 16:01


PonGee!



É um game de pong desenvolvido com a engine Love2D e programado em Lua. A ideia do jogo é ser um jogo de pong com muitos conceitos que podem ser ativados e desativados sendo possível customizar sua partida, desde a quantidade de pontos iniciais até se o personagem terá inércia.

Uma coisa legal que eu fiz no game é que o angulo do movimento da bolinha muda não apenas na horizontal. Quanto mais longe do centro do player ela estiver, maior será a mudança do ângulo. E não apenas isso, ele também muda dependendo da velocidade e direção que o player tinha no momento do impacto. Isso dá uma dinâmica legal no game, já que você pode mudar o ângulo da direção da bolinha em até 50°.

Era pra ser apenas um teste de colisões, mas ao longo do tempo, mais alguns testes com vetores, com partículas e de movimentação. Acabou virando meu primeiro game rs













Screenshots Antigas:
Spoiler:





Download:
PonGee V1.4

Versões antigas:
PonGee V1.3.2
PonGee V1.3.1 - Hotfix
PonGee V1.3
PonGee v1.2.3 - Hotfix
PonGee v1.2.1 - HotFix
PonGee v1.2
PonGee v1.1.1 - Hotfix O bug da versão anterior de crashar o game quando inicia o segundo jogo ainda continua a solta D:
PonGee v1.1 (08/10/13) - Tem um bug nessa versão que as vezes quando recomeçar uma partida o jogo crasha. Tô tentando resolver mas ainda não consegui. Geralmente acontece apenas se não regular alguma configuração de partida antes de iniciar a segunda partida.
PonGee v1.0 (09/09/13)
Para jogar basta extrair o arquivo e executar o arquivo com a extensão ".exe"

Changelog:
Spoiler:
v1.4
- Arrumados alguns bugs menores
- Fiz algo em relação ao tempo dos powerUps estarem se sobrepondo (Agora eles irão ficar em linhas)
- Adicionado alguns efeitos no player e na bolinha para ficarem mais visíveis.
- Adicionado mais algumas configurações de partidas:
* Botão de ângulos limites - Configura os limites do angulo da bolinha (Tem um arco que mostra como ficará nos cantos do botão)
* Botão de tempo entre powerUps - Auto-explicativo? É o tempo que um powerUp leva para spawnar após o outro. (Limitei o mínimo para 1s, pois abaixo disso o FPS abaixa muito)
- E mais algumas mudanças pequenas

v1.3.2
- Arrumado alguns glitches que tinham no movimento da bolinha e também alguns outros bugs menores.
- Mudei o botão de som (Agora ele varia de 0~100 e não de 0~10). E agora quando você clicar no botão de resolução com o control esquerdo apertado, ele irá diretamente para a última resolução disponível ou para a menor resolução disponível.

v1.3.1
- Arrumei um pequeno bug aonde o botão do som não estava atualizando o texto que mostrava o som. Pronto! :p

v1.3
- Adicionado alguns sons bem básicos que eu mesmo fiz (Dando uma de foley artist :p). Junto com um botão para regular o som (Que está com um bug pequeno, eu não consigo deixar o som dos botões em 50% do som atual quando ele muda, então é...)
- Adicionado um jeito de ganhar o game. A tela de vencedor tá bem básica, só fiz para não ficar uma coisa completamente sem conteúdo.
- Adicionada as dificuldades mediano e difícil.
 *A versão mediana é temporária, estou pensando em como o substituto dela pode funcionar.
 *E a difícil está bom, bem difícil, ela é quase perfeita. A única vantagem possível que você tem é poder prever aonde a bolinha irá chegar antes dela ser rebatida. Eu trabalhei bastante nela, mal pude jogar contra ela, mas consegui fazer apenas um ponto no total :p

- Refeito os gráficos do game, mudei para um estilo meio Tron da vida. Achei legal, combina mais com o fundo preto. Só tenho que achar alguma maneira de enfatizar melhor a bolinha.
- Adicionei uns efeitos nos botões, eles vão de um gradiente da cor azul (Que era a cor que o botão ficava quando o mouse não estava em cima) para uma cor verde (Quando o mouse estava em cima) e suavizei o jeito que o tamanho do botão aumenta.


v1.2.3 - Hotfix
-Corrigido o bug da resolução que dava uma razão negativa.
-Corrigido o bug que dava ao tentar diminuir a resolução quando ela estava no mínimo.
-Alguns botões estavam mostrando um valor errado do que realmente deveria ser mostrado, corrigido.

v1.2.1 - Hotfix
-Corrigido o bug que dava ao iniciar a versão 1.2

v1.2
-Adicionado suporte para diferentes resoluções e modo fullscreen. Junto com os botões referentes nas opções - Tente evitar usar o modo FullScreen em uma resolução que tenha um "ratio" diferente do seu monitor, o jogo irá cortar uma parte da imagem para fora do monitor. Além disso, se ocorrer algum problema com isso, aperte "f12", irá resetar a resolução do game para o padrão e irá sair do modo fullScreen.
-O game agora salva algumas informações importantes na pasta %appdata%\LOVE\PonGee
-Melhorado alguns botões com o novo sistema de botões que foi reescrito.
-Em alguns botões, clicar junto com LCtrl pressionado irá aumentar mais o valor.
-Também foi adicionado um método "draw" novo para alguns botões que tinham "sub-botões" neles mesmos.
-O bug crashador infernal foi resolvido Very Happy

v1.1.1:
-Refeito o sistema de partículas (COMO O MEU SISTEMA ERA ASSIM RUIM?!? hahaha). Esse novo usa o sistema de partículas nativo da engine e é literalmente (sério...) 28x mais rápido.
-Adicionado um botão pause bem primitivo (Sem nenhum menu, apenas para o game). Basta apertar a tecla "P" para pausar/resumir o jogo.

v1.1:
-Os códigos da bola foram re-feitos e estão mais leves.
-Novo sistema de detecção de colisão, mais leve, mais rápido e mais preciso.
-Adicionada AI fácil (Não coloquei as outras porque estão bugadas com o novo sistema de colisão, essa foi a única que eu sabia como arrumar nesse momento. Ela tá um pouco bugada com a inércia e não tem nenhum suporte para atravessar a parede, coloquei para quem for testar não for jogar sozinho heuahea)
-Refeito o sistema de botões para terem "callbacks" especiais (Ainda não cheguei a usar, mas vou usar no futuro :p)
-Adicionado powerUps que caem a cada 15~45 segundos (Eu vou adicionar um botão para regular isso no futuro) e também estacam.
-Adicionadas algumas opções a mais na configuração de partida.

v1.0:
-Versão inicial


Controles:

W e S: Movimentam o player 1 para cima e baixo
Flechas cima e baixo: Movimentam o player 2 para cima e baixo
Esc: Vai para o menu/Sai do jogo
P: Pausa/Resume o game
F12: Reseta a resolução do game para o padrão (800x600 e com fullscreen desativado)
F2: Debug mode (Mostra algumas informações, a resolução atual, ratios, a linha que divide a tela em dois na horizontal. Mostra a direção da bolinha e outras coisas)

Enquanto está no debug mode:
F1: Mostra o tempo que se passou, o deltaTime, o FPS e o tempo que falta para aparecer um powerUp.
F3: Limpa o console
F4: Está crashando o jogo, é uma função obsoleta que eu me esqueci de tirar D:
F5: Reseta o game (Não recomendado)


Andamento: 95%
Falta apenas dar uma polida no game.

Obrigado pela atenção Smile


Última edição por mZIl em Dom 20 Out 2013, 13:31, editado 25 vez(es) (Razão : Versão 1.4)

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por saskickers em Seg 16 Set 2013, 19:15

Cara eu joguei e achei bem legal , boa sorte com o projeto , o unico problema é não poder jogar sozinho..

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por mZIl em Seg 16 Set 2013, 21:33

saskickers escreveu:Cara eu joguei e achei bem legal , boa sorte com o projeto , o unico problema é não poder jogar sozinho..
Que bom que achasse legal xD

Engraçado você dizer isso pois eu estava fazendo exatamente a IA. Faltam algumas coisas com ela, falta o nível difícil e também fazer elas funcionarem com inércia e com a lógica de atravessar paredes. Nada que o PODER DA MATEMÁTICA não resolva. Fora isso elas estão bem legais, tem até um modo IA vs IA (Que foi uma das melhores coisas que eu já fiz nesse jogo, rs). No nível médio elas ficam bem parelhas no placar haha

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por mZIl em Ter 08 Out 2013, 14:53

Atualizei o tópico com a nova versão.

Edit: Atualizei o tópico com a versão 1.1.1 (Apenas algumas coisinhas a mais que eu achei que poderiam ser colocadas agora ;P)

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por mZIl em Qui 10 Out 2013, 22:49

Atualizei o tópico com a versão 1.2!

Changelog da versão 1.2:
Spoiler:

v1.2
-Adicionado suporte para diferentes resoluções e modo fullscreen. Junto com os botões referentes nas opções - Tente evitar usar o modo FullScreen em uma resolução que tenha um "ratio" diferente do seu monitor, o jogo irá cortar uma parte da imagem para fora do monitor. Além disso, se ocorrer algum problema com isso, aperte "f12", irá resetar a resolução do game para o padrão e irá sair do modo fullScreen.
-O game agora salva algumas informações importantes na pasta %appdata%\LOVE\PonGee
-Melhorado alguns botões com o novo sistema de botões que foi reescrito.
-Em alguns botões, clicar junto com LCtrl pressionado irá aumentar mais o valor.
-Também foi adicionado um método "draw" novo para alguns botões que tinham "sub-botões" neles mesmos.
-O bug crashador infernal foi resolvido Very Happy

O jogo está quase pronto, faltam ainda recriar as IAs e criar uma HUD decente para os powerUps e também fazer algum jeito de vencer o game, claro xD

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por PedroSilva em Qui 10 Out 2013, 22:57

Fui jogar seu jogo mais deu esse erro:


Não poso falar sobre o jogo pois não deu para jogar. -.-

PedroSilva

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por mZIl em Sex 11 Out 2013, 12:17

PedroSilva escreveu:Fui jogar seu jogo mais deu esse erro:


Não poso falar sobre o jogo pois não deu para jogar. -.-
Oh god, me desculpe. Foi 100% erro meu, eu tava salvando uma variável (que representava o index da matriz de resoluções) com um index que não existia na matriz.

Atualizei o tópico com a versão corrigida. Deve funcionar perfeitamente agora ;)

Desculpe pela demora também, eu tinha arrumado o bug ontem de noite, porém no exato momento que eu coloquei para upar o game a internet caiu e não voltou. Novamente, 100% minha culpa :/

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por PedroSilva em Sex 11 Out 2013, 12:51

Agora deu outro erro, quando clico para ir jogar ele vai ai tem outro jogar ai ele da o seguinte erro:


Deixa a room maior quase não vejo nada.

PedroSilva

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por mZIl em Sex 11 Out 2013, 13:04

PedroSilva escreveu:Agora deu outro erro, quando clico para ir jogar ele vai ai tem outro jogar ai ele da o seguinte erro:


Deixa a room maior quase não vejo nada.
Humm, estranho. Eu não estou conseguindo reproduzir o erro aqui. Está tudo certo, até arrumei outro computador para testar e não deu esse erro. Se você puder me dizer as opções que estavam quando você deu play ou dar a screenshot da tela do game inteira (Para eu poder ver o traceback) iria ajudar bastante. Esse erro ocorreu uma vez apenas, ou mais de uma vez?

Edit: Eu pedi para um amigo meu testar o jogo e deu o mesmo erro. Oque é estranho já que no meu notebook (Que não tem nada da engine) e nem no meu PC deu esse erro. To tentando ver o que esteja causando o erro ;)

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por Willy em Sex 11 Out 2013, 13:51

Interessante seu projeto... Apesar de simples, está muito bem feito. Descobri que sou muito ruim neste tipo de jogo. --\'

Sobre o segundo erro que o PedroSilva relatou, não deu no meu pc. Entretanto, deu um erro semelhante quando eu tentei alterar a resolução da tela.

Boa sorte no projeto! blz

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por mZIl em Sex 11 Out 2013, 14:25

Willy escreveu:Interessante seu projeto... Apesar de simples, está muito bem feito. Descobri que sou muito ruim neste tipo de jogo. --\'

Sobre o segundo erro que o PedroSilva relatou, não deu no meu pc. Entretanto, deu um erro semelhante quando eu tentei alterar a resolução da tela.

Boa sorte no projeto! blz
OMG Isso realmente fez o meu dia Very HappyÉ muito bom receber um feedback tão melhor do que o esperado rs

O jogo pode parecer "bonitinho" por fora (Para um "primeiro jogo", claro), porém o código do jogo é MUITO bagunçado ahahahaha. Como eu falo no próprio tópico, eu não planejei nada, e a quantidade de vezes que eu já refiz coisas nesse game é absurda para o tamanho dele haha! Principalmente a parte das IAs, que eu vou recria-las pela 5° vez hehehe.

Eu consegui arrumar os bugs (Esse de jogar(Pedro), e o que dá quando tenta diminuir a resolução abaixo do mínimo(Willy). Corrigi mais alguns pequenos erros e coloquei a nova versão agora SIM deve funcionar! Razz

Se o erro do Pedro ocorrer de novo, apenas apertem F12 que a resolução do game vai para o padrão. O problema era com a resolução 400x300(Que só aparecia em alguns computadores, por mais estranho que isso pareça) que tava dando alguns resultados absurdos quando eu tentava pegar a razão dela com a resolução padrão (800x600).

Só para constar, eu coloquei um limitador para a resolução não ficar menor do que 640x480 ;)

Edit: Eu me esqueci de dizer: Eu costumava deixar o console do game não aparecer, porém por enquanto vou deixar apenas para ajudar a arrumar alguns bugs e também para quem for curioso poder ver o que eu "printo" no console :p

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por mZIl em Qui 17 Out 2013, 22:38

Atualizei o tópico com a versão 1.3

O changelog, como sempre:
Spoiler:
v1.3
- Adicionado alguns sons bem básicos que eu mesmo fiz (Dando uma de foley artist :p). Junto com um botão para regular o som (Que está com um bug pequeno, eu não consigo deixar o som dos botões em 50% do som atual quando ele muda, então é...)
- Adicionado um jeito de ganhar o game. A tela de vencedor tá bem básica, só fiz para não ficar uma coisa completamente sem conteúdo.
- Adicionada as dificuldades mediano e difícil.
*A versão mediana é temporária, estou pensando em como o substituto dela pode funcionar.
*E a difícil está bom, bem difícil, ela é quase perfeita. A única vantagem possível que você tem é poder prever aonde a bolinha irá chegar antes dela ser rebatida. Eu trabalhei bastante nela, mal pude jogar contra ela, mas consegui fazer apenas um ponto no total :p

- Refeito os gráficos do game, mudei para um estilo meio Tron da vida. Achei legal, combina mais com o fundo preto. Só tenho que achar alguma maneira de enfatizar melhor a bolinha.
- Adicionei uns efeitos nos botões, eles vão de um gradiente da cor azul (Que era a cor que o botão ficava quando o mouse não estava em cima) para uma cor verde (Quando o mouse estava em cima) e suavizei o jeito que o tamanho do botão aumenta.

Sobre a IA difícil, eu fiz usei trigonometria básica pra prever o movimento da bolinha. Se você quiser, aperte o botão F2 enquanto estiver em jogo para ver o que eu fiz. Tem algumas regrinhas a mais que não estão sendo desenhadas na tela, mas no geral é isso :p

Agora eu apenas preciso criar uma IA mediana que seja realmente mediana e fazer uma HUD bem simples para os powerUps. Além de adicionar alguns botões para algumas opções que estou fazendo :p

Edit: Versão 1.3.1, apenas um pequeno bug arrumado. Nada muito importante :p

Edit2: Eu tinha me esquecido de mencionar, mas eu dei um pequeno suporte para a IA quando a Inercia está ligada, agora ela não vai deslizar estranhamente por toda a tela '-'

Edit3: Versão 1.3.2, corrigi alguns bugs que não tinha conseguido arrumar antes (Ficar acordado até essas horas deve ajudar de alguma maneira a achar bugs...). Antes a bolinha não se movia da mesma maneira em resoluções diferentes, agora ela está 100% estática sem importar com a resolução. O jogo perdeu um pouco da performance (Fazendo 1000 raizes quadradas por segundo...) porém aqui não mudou quase nada, o jogo roda sempre acima de 900 fps.

Além disso fiz algumas mudanças, no botão de resolução, se você segurar o Ctrl esquerdo durante o clique, na parte de cima ele irá para a maior resolução disponível e no de baixo para a menor resolução. Fiz uma tentativa desesperada de melhorar um pouco o som dos botões, para não mudarem tão estranhamente quando tenta mudar o volume do game. E agora o volume vai de 0~100 em vez de 0~10.

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90% Re: PonGee! [20/10] V1.4

Mensagem por mZIl em Dom 20 Out 2013, 13:35

Atualizei o tópico com a versão 1.4; Provavelmente a ultima versão antes de o jogo ser terminado:

v1.4
- Arrumados alguns bugs menores
- Fiz algo em relação ao tempo dos powerUps estarem se sobrepondo (Agora eles irão ficar em linhas)
- Adicionado alguns efeitos no player e na bolinha para ficarem mais visíveis.
- Adicionado mais algumas configurações de partidas:
* Botão de ângulos limites - Configura os limites do angulo da bolinha (Tem um arco que mostra como ficará nos cantos do botão)
* Botão de tempo entre powerUps - Auto-explicativo? É o tempo que um powerUp leva para spawnar após o outro. (Limitei o mínimo para 1s, pois abaixo disso o FPS abaixa muito)
- E mais algumas mudanças pequenas

Agora falta apenas ver se eu consigo uma música para colocar (Se alguém puder sugerir um programa para isso eu agradeceria muito =D) e mudar a fonte do game, essa comic sans (Eu usei do jeito certo, nem vem :p) não tá mais combinando bem com o game xD.

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