Tululoo Script #2 - Eventos [Tululoo]

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Tululoo Script #2 - Eventos [Tululoo]

Mensagem por brunuu em Seg 09 Set 2013, 07:07

Tululoo Script #2 - Eventos







Este tutorial vai ser sobre os eventos no Tululoo, atenção este este eventos não são como o RPG Maker portanto não confunda.

Os eventos são os que tratam de um incio de um Script, cada evento tem uma operação diferente.
Os eventos que existem são estes.


Creation
Destroy
Step
End Step
Colision
Room Start
Room End
Animation end
Draw





Creation
Evento de criação, normalmente este evento é chamado para efetuar um código de criação rápida, para chamar outro objeto ao mapa ou para definir limites ou criar vareáveis ou modificá-las.
Mas todos os eventos podem criar mas este é o mais correto para usar.

Destroy
Este evento efetua uma destruição, não costuma ser muito usado pois normalmente usa-se um Script no evento Step para destruir, eu não costumo usar este evento mas as vezes dá jeito.

Step
Este é muito importante, o Evento Step está sempre ligado, é com este evento que por exemplo se faz o sistema de movimento, usamos sempre este evento quando queremos que o computador esteja sempre ver se você prime uma tecla ou para fazer um evento infinito ou algo similar, pois ele vai repetir sempre a mesma função, muito útil para grande parte dos jogos.
Um exemplo este  com este evento:
Código:
if (keyboard_check_pressed(vk_enter)) {
   room_goto(mapa_6);
 }
O evento Step vai sempre confirmar se você esta a carregar no enter e caso sim então ele leva você para outro mapa.


End Step
Já este apenas vê 1 vez o código ou usamo-lo para terminar com o código no evento Step

Colision
Ao outro objeto tocar objeto é necessário criar um evento de colisão, você depois pode colocar o que quiser no evento, qualquer tipo de código como por exemplo mudar de mapa, criar objeto solido e entre outros, basicamente este evento vai efetuar sempre o seu código quando tocar no objeto X (X para o objeto que você definiu para ter colisão)

Room Start
Este evento serve só apenas para efetuar o código sempre que o mapa inicia.

Room End
Este evento serve só apenas para efetuar o código sempre que o mapa termina.

Animation end
Este evento é muito importante para uma animação no Tululoo pois é ele que vai controlar o tempo de duração da animação e o que acontece depois dela, as animações são feitas com evento Creation ou Step.

Draw
Eu uso muito este evento, ele é similar ao evento Step mas este é o único que consegue desenhar texto, trazer sprites e outros para a tela, todos os meus sistemas de HUDs e de Menus são feitos usado o Draw.
Ele efetua o código como o Step mas no entanto este evento só deve ser usado mesmo para desenhar ou modificar desenhos




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