Tutorial de Tululoo Script - JavaScript #1

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Tutorial de Tululoo Script - JavaScript #1

Mensagem por brunuu em Seg 09 Set 2013, 06:50

Tutorial de Tululoo Script - JavaScript

#1



Bem primeiro você precisa de saber que o tululoo usa JavaScript extendido com GML para facilitar a criação de jogos na engine.

Neste tutorial vamos aprender o básico e aviso que JavaScript vai do fácil ao difícil mas qualquer consegue aprender a apanhar o jeito   :-D

Este tutorial é da minha autoria, espero que goste e que aprenda



Antes disso temos que começar pelos eventos, este eventos não tem nada haver com o RPG Maker esta engine usa 100% códigos não tem outra opção senão aprender a programar

Este eventos são:
Creation
Destroy
Step
End Step
Colision
Room Start
Room End
Animation end
Draw

Eles são todos usados no tululoo, você vai precisar de usar todos eles durante um jogo, cada um tem propriedade diferentes e é com este eventos que se o código vai se ativar, não vou explicar isso neste tutorial até porque você deve logo conseguir descobrir o que cada um deles faz pelo nome.


Todas as linha de código devem acabar com ( ; )
Código:
move;
Uma variável não precisa de ter var atras ou nada do gênero
Código:
dinheiro = 400;
Um string guarda texto e números, uma variável tem strings
Código:
texto = "Olá Mundo";
Código:
vida = 100;
Funções são usadas na grande parte do tempo no Tululoo e devem ser postas assim
Código:
Função(parâmetro);
Vários parâmetros são separados por ( , ) virgula
Código:
Função(parâmetro1, parâmetro2);
Exemplo de uma função para desenhar um texto
Código:
draw_text(x, y, "Olá Povo");
Comentário são feitos usando ( // )
Código:
//descrição do sistema
Array são uteis para fazer HUD e mochilas de itens elas se escrevem assim
Código:
array = [];
Condições são usam if no começo sempre.
Código:

if ( qualquer_coisas  == 100 ) {
    alert( "correto" );
} else {
    alert( "não correto" );
}

[size=12pt]Exemplo de um Olá Mundo[/size]
Código:
alert ("Olá Mundo");
[size=12pt]HUD Super básica[/size]
Código:

//Este var deve estar guardada nas globais
vida = 100;

//Desenha HUD
draw_set_font(font do text);
draw_text(x,y,"Vida " + var_vida);
[size=12pt]Movimento básico de uma personagem[/size]
Código:

//Andar
if ( keyboard_check( vk_d)) {
   move_towards_point(x + 5,y,280);
}

if ( keyboard_check( vk_a )) {
   move_towards_point(x - 5,y,280);
}

if ( keyboard_check( vk_w )) {
    move_towards_point(x,y - 5,280);
}

if ( keyboard_check( vk_s )) {
    move_towards_point(x,y + 5,280);
}



Mais tarde vou trazer um segundo tutorial fique acompanhado Very Happy



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brunuu

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