Bug estranho - view_xview

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bug estranho - view_xview

Mensagem por DanMK em Dom 08 Set 2013, 13:49

Aqui estou eu de novo, desse vez com um bug pra lá de estranho e até meu ponto de vista, inexplicável, são mistérios da vida.

É o seguinte, tenho uma variável que me permite atualizar uma surface quando mudo as variáveis que desenham ela, o código é esse:

Código:
if(global.atualizar_grade == 1){
    surface_set_target(sup_grade);
        //Desenha o sprite de acordo com a cor randômica

for(i=0;i<global.quant_linha;i+=1){
            for(j=0;j<global.quant_coluna;j+=1){
                switch(global.cor[i,j]){
                    case 1: draw_sprite(spr_elemento_folha, 0, (distancia * j), (distancia * i)); break;

case 2: draw_sprite(spr_elemento_agua, 0, (distancia * j), (distancia * i)); break;

case 3: draw_sprite(spr_elemento_sol, 0, (distancia * j), (distancia * i)); break;

case 4: draw_sprite(spr_elemento_terra, 0, (distancia * j), (distancia * i)); break;
                }
            }
        }
    surface_reset_target();
    global.atualizar_grade = 0;
}
draw_surface(sup_grade, view_xview[0] + 18, 18);
Como vocês podem perceber, quero que o objeto siga a tela. Só que tem um problema, depois de testes que fiz aqui, descobri que quando a variável global.atualizar_grade é igual a 1, o view_xview fica normal, porém, os outros objetos da sala, exceto o contorno dos elemento, se deslocam para a direita da tela o mesmo valor de view_xview. Deve ter ficado meio confuso, vejam a imagem ali embaixo. O problema é que vocês podem perceber que nesse código, simplesmente não existe qualquer referência que possa mudar essa variável, ou seja, não encontro uma explicação pra isso. Por favor, me ajudem D=

EDITADO
Imagem:
Spoiler:

Olhem, os elementos deviam estar dentro daquele negócio cinza, mas quando o global.atualizar_grade é igual a 1, eles simplesmente se deslocam desse jeito aí, sem explicação nenhuma. Como logo depois, dentro do código, o global.atualizar_grade volta pra zero, isso aí ocorre em milésimos de segundo, mas já incomoda bastante.

DanMK

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 8
Notas recebidas : B
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Bug estranho - view_xview

Mensagem por Zero. em Dom 08 Set 2013, 14:24

Creio que utilizando desta forma :
view_xview-x
Vá funcionar, não testei, mas espero que funcione.

Zero.

Número de Mensagens : 1295
Reputação : 47
Prêmios
   : 1
   : 0

Mensagem por ruben.23 em Dom 08 Set 2013, 14:26

O que vc queria num era fazer a view acopanhar o objeto não kra? qual a diferença entre o objeto acompanhar a tela e a tela acompanhar o objeto, isso tá meio sem sentido pra mim. se for a mesma coiza porque vc num marca as caixas enable views, visible when room start e seleciona o objeto que vc quer que a tela o siga nas opçoes da room do seu jogo?

ruben.23

Número de Mensagens : 212
Reputação : 10
Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Dom 08 Set 2013, 14:28

O que vc queria num era fazer a view acopanhar o objeto não kra? qual a diferença entre o objeto acompanhar a tela e a tela acompanhar o objeto, isso tá meio sem sentido pra mim. se for a mesma coiza porque vc num marca as caixas enable views, visible when room start e seleciona o objeto que vc quer que a tela o siga nas opçoes da room do seu jogo?

ruben.23

Prêmios

Mensagem por Zero. em Dom 08 Set 2013, 14:38

Ruben , acho que o problema dele não é bem isso, ele está desenhando estas imagens na tela ou objetos e ele quer que os desenhos ou objetos sigam a tela, se são mais de um obj, qual obj a tela vai seguir ? acho que não da neh. Então ele põe pra que o obj ou desenho siga a tela usando, view_xview, para o obj ou desenho acompanhar na coordenada x e view_yview para acompanhar na y. Mas ele ta tendo um problema que quando a tela sai do ponto 0, alguns dos desenhos ou objs "andam" mais que a tela. E creio que com oque postei a cima o problema irá ser resolvido.

Zero.

Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Dom 08 Set 2013, 14:50

FlyAway escreveu:Ruben , acho que o problema dele não é bem isso, ele está desenhando estas imagens na tela ou objetos e ele quer que os desenhos ou objetos sigam a tela, se são mais de um obj, qual obj a tela vai seguir ? acho que não da neh. Então ele põe pra que o obj ou desenho siga a tela usando, view_xview, para o obj ou desenho acompanhar na coordenada x e view_yview para acompanhar na y. Mas ele ta tendo um problema que quando a tela sai do ponto 0, alguns dos desenhos ou objs "andam" mais que a tela. E creio que com oque postei a cima o problema irá ser resolvido.
Estou criando um jogo com 3 objetos e a view só segue um, bem como fiz isso, eu simplesmente fiz os demais objetos seguirem o objeto que está sendo seguido pela view da room, é simples! mas pelo que vc disse ele tá desenhando os objetos, bem para desenhar um objeto na room é preciso primeiro ele ter sido criado num é? eu não conheço outra forma de se fazer sem ser essa!

ruben.23

Prêmios

Mensagem por Zero. em Dom 08 Set 2013, 14:58

Cara, existe o Evento e Funções Draw, ele pode desenhar uma sprite ou se ele prefirir por o obj msm, observe que eu falei o tempo todo, desenho OU obj. então, a view só segue um obj, os demais objs que tem que seguir a view '-'

Zero.

Prêmios

Mensagem por ruben.23 em Dom 08 Set 2013, 15:14

Entendo!
mas parece que ele tava falando de objeto.
Como vocês podem perceber, quero que o objeto siga a tela. Só que tem um problema, depois de testes que fiz aqui, descobri que quando a variável global.atualizar_grade é igual a 1, o view_xview fica normal, porém, os outros objetos da sala, exceto o contorno dos elemento, se deslocam para a direita da tela o mesmo valor de view_xview. Deve ter ficado meio confuso, vejam a imagem ali embaixo. O problema é que vocês podem perceber que nesse código, simplesmente não existe qualquer referência que possa mudar essa variável, ou seja, não encontro uma explicação pra isso. Por favor, me ajudem D=
.

ruben.23

Prêmios

Mensagem por DanMK em Dom 08 Set 2013, 18:52

Não expliquei direito o problema por escrito, então fiz um vídeo pra mostrar melhor:

DanMK

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 8
Notas recebidas : B
Reputação : 0

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:01

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: