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Testar script-de reconhecer controle(joystick)

em Dom 08 Set 2013, 00:58
Criei um script que verifica as teclas precionadas no joystick e aqui no meu joystick anologico com cabo usb funcionou bem como eu queria mas preciso que alguém que tenha um joystick de qualquer genero teste este script para mim saber se posso criar jogos baseados nele ou se só vai funcionar no meu joystick:

Segue script + informações:

Código:
joy_id=argument0 //id para saber qual controle esta sendo ou sera usado
botao="Noone"//retorna o botão que esta sendo precionado (em string) para modo debug
/*
joy[0]=0//cima
joy[1]=0//direita
joy[2]=0//baixo
joy[3]=0//esquerda
joy[4]=0//triangulo-1
joy[5]=0//bola-2
joy[6]=0//x-3
joy[7]=0//quadrado-4
joy[8]=0 //L1
joy[9]=0 //R1
joy[10]=0 //L2
joy[11]=0 //R2
joy[12]=0 //select
joy[13]=0 //start
joy[14]=0 //dircima
joy[15]=0 //dirbax
joy[16]=0 //esqbax
joy[17]=0 //esqcim
*/
joy_up=0
joy_right=0
joy_down=0
joy_left=0
joy_dc=0 //direita+cima
joy_db=0 //direita+baixo
joy_eb=0 //esquerda+baixo
joy_ec=0 //esquerda+cima
joy_1=0
joy_2=0
joy_3=0
joy_4=0
joy_l1=0
joy_r1=0
joy_l2=0
joy_r2=0
joy_select=0
joy_start=0

//direcionais

switch (joystick_direction(joy_id)) {

case 104: // Joystick up
botao="Cima"
joy[0]=1
Joy_up=1
break;

case 102: // Joystick right
botao="Direita"
joy[1]=1
joy_right=1
break;

case 98: // Joystick down
botao="Baixo"
joy[2]=1
joy_down=1
break;

case 100: // Joystick left
botao="Esquerda"
joy[3]=1
joy_left=1
break;

//////////////////////////////////Duas teclas direcionais precionadas(8 direções)
case 105: // Joystick dircim
botao="Direita-Cima"
joy[14]=1
joy_dc=1
break;


case 99: // Joystick dirbax
botao="Direita-Baixo"
joy[15]=1
joy_db=1
break;


case 97: // Joystick esqbax
botao="Esquerda-Baixo"
joy[16]=1
joy_eb=1
break;


case 103: // Joystick esqcim
botao="Esquerda-Cima"
joy[17]=1
joy_ec=1
break;
}

//Botões do lado direito do controle

if (joystick_check_button(joy_id,1)){ // Joystick triangulo
botao="Triangulo (1)"
joy[4]=1
joy_1=1
}

if (joystick_check_button(joy_id,2)){ // Joystick bola
botao="Bola (2)"
joy[5]=1
joy_2=1
}

if (joystick_check_button(joy_id,3)){ // Joystick x
botao="X (3)"
joy[6]=1
joy_3=1
}

if (joystick_check_button(joy_id,4)){ // Joystick quadrado
botao="Quadrado (4)"
joy[7]=1
joy_4=1
}

//L's + R's
if (joystick_check_button(joy_id,5)){ // Joystick L1
botao="L1"
joy[8]=1
joy_l1=1
}

if (joystick_check_button(joy_id,6)){ // Joystick R1
botao="R1"
joy[9]=1
joy_r1=1
}

if (joystick_check_button(joy_id,7)){ // Joystick L2
botao="L2"
joy[10]=1
joy_l2=1
}

if (joystick_check_button(joy_id,8)){ // Joystick R2
botao="R2"
joy[11]=1
joy_r2=1
}

// Select + Start

if (joystick_check_button(joy_id,9)){ // Joystick Select
botao="Select"
joy[12]=1
joy_select=1
}

if (joystick_check_button(joy_id,10)){ // Joystick Start
botao="Start"
joy[13]=1
joy_start=1
}

Bom nomeie o script como scr_joy


Crie um objeto coloque o codigo abaixo no create e no step do objeto:
Código:
scr_joy(id) //id = id do seu controle
No evento draw coloque o seguinte codigo:

Código:
draw_text(room_width/2-string_width("Botao: "+string(botao))/2,room_height/2,"Botao: "+string(botao)) //Desenha o texto no centro da room
Bom é isso ai a ideia é desenhar na tela o nome do botão que você precionar..
Alguém testa ai este script e da um coment aquie XD e diz se gostou do script ou não tbm.
Abraços.!
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Re: Testar script-de reconhecer controle(joystick)

em Dom 08 Set 2013, 02:37
O script funcionou bem aqui, entretanto faltou uma coisa a ser adicionada, precisa de uma função no evento CREATE para evitar erros
Código:

botao="Noone"
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Re: Testar script-de reconhecer controle(joystick)

em Dom 08 Set 2013, 08:58
Se você tem o GM:S, como aparece no seu perfil, é bom já ir usando as funções:

http://docs.yoyogames.com/source/dadiospice/002_reference/mouse,%20keyboard%20and%20other%20controls/gamepad%20input/index.html

As que você usou são só pra Windows.
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