Conectar-se
Quem está conectado
24 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 24 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista

Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Número de Mensagens : 416
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
   : 1
Ver perfil do usuário

como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

em Ter 05 Maio 2009, 15:58
como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos vê, ele corre atrás do personagem?

Última edição por lucforlucas em Ter 05 Maio 2009, 16:19, editado 1 vez(es)
Número de Mensagens : 890
Insígnias de JAM :

Reputação : 11

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

em Ter 05 Maio 2009, 16:10
Coloque um título menor para o tópico, e não entendi muito bem o que você quis dizer com "pensar sozinho".
Que tipo de jogo é, visão de cima, plataforma? Explique melhor, dê detalhes do que você quer.
Número de Mensagens : 416
Insígnias de JAM :

Reputação : 0

Prêmios
   :
   :
Ver perfil do usuário

Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

em Ter 05 Maio 2009, 16:17
OK !
é num jogo de plataforma
o monstro pensar sozinho, o que eu quis dizer é para o monstro e se movimentando sozinho!
Número de Mensagens : 890
Insígnias de JAM :

Reputação : 11

Prêmios
   :
   :
   :
Ver perfil do usuário

em Ter 05 Maio 2009, 16:28
Pra ele se mover sozinho, você pode usar a hspeed (horizontal speed).

Escolha o valor da hspeed. Então, crie um objeto para limitar o movimento do monstro, e coloque no evento de colisão do monstro com esse objeto "hspeed *= -1".

Então é só colocar esse objeto nos lugares que você quiser (à direita e esquerda do monstro, pra quando ele tocar, voltar).

Esse objeto tem que ser invisível, e de preferência um sprite não muito pequeno, senão o monstro pode atravessar ele sem tocar (se a hspeed for muito alta).

Pra deixar o objeto invisível: Na janela do objeto, embaixo do nome tem um campo chamado "Sprite". Embaixo dele, há a opção "Visible". Desmarque ela.

Pra fazer ele te seguir quando te ver...

Agora tenho que sair, se quando eu voltar ninguém tiver respondido, eu respondo. Happy
Ranking : Nota B
Notas recebidas : B-C-A-C
Número de Mensagens : 2490
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 1 Insignia 3x 0
Reputação : 52

Prêmios
   : 0
   : 2
Ver perfil do usuáriohttp://xcreatorgames.weebly.com/

em Ter 05 Maio 2009, 17:07
Você pode utilizar o collision_line e verificar se existe alguem na linha de visão do mob. Caso exista setar o hspeed na direção correta. Eu geralemente uso uma máquina de estados, assim fica mais facil expandir a AI do inimigo.
Tipo assim:
Código:

estado = 0; //patrulhando sem ter visto nada incomum
estado = 1; //te viu e esta te perseguindo
estado = 2; //ficou com medo de vc e esta fugindo (no caso da energia esta acabando etc
Você pode criar quantos estados necessitar de acordo com a necessidade do seu game.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum: