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como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

em Ter 05 Maio 2009, 15:58
como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos vê, ele corre atrás do personagem?


Última edição por lucforlucas em Ter 05 Maio 2009, 16:19, editado 1 vez(es)
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Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

em Ter 05 Maio 2009, 16:10
Coloque um título menor para o tópico, e não entendi muito bem o que você quis dizer com "pensar sozinho".
Que tipo de jogo é, visão de cima, plataforma? Explique melhor, dê detalhes do que você quer.
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Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

em Ter 05 Maio 2009, 16:17
OK !
é num jogo de plataforma
o monstro pensar sozinho, o que eu quis dizer é para o monstro e se movimentando sozinho!
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Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

em Ter 05 Maio 2009, 16:28
Pra ele se mover sozinho, você pode usar a hspeed (horizontal speed).

Escolha o valor da hspeed. Então, crie um objeto para limitar o movimento do monstro, e coloque no evento de colisão do monstro com esse objeto "hspeed *= -1".

Então é só colocar esse objeto nos lugares que você quiser (à direita e esquerda do monstro, pra quando ele tocar, voltar).

Esse objeto tem que ser invisível, e de preferência um sprite não muito pequeno, senão o monstro pode atravessar ele sem tocar (se a hspeed for muito alta).

Pra deixar o objeto invisível: Na janela do objeto, embaixo do nome tem um campo chamado "Sprite". Embaixo dele, há a opção "Visible". Desmarque ela.

Pra fazer ele te seguir quando te ver...

Agora tenho que sair, se quando eu voltar ninguém tiver respondido, eu respondo. Happy
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Re: como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?

em Ter 05 Maio 2009, 17:07
Você pode utilizar o collision_line e verificar se existe alguem na linha de visão do mob. Caso exista setar o hspeed na direção correta. Eu geralemente uso uma máquina de estados, assim fica mais facil expandir a AI do inimigo.
Tipo assim:
Código:

estado = 0; //patrulhando sem ter visto nada incomum
estado = 1; //te viu e esta te perseguindo
estado = 2; //ficou com medo de vc e esta fugindo (no caso da energia esta acabando etc
Você pode criar quantos estados necessitar de acordo com a necessidade do seu game.
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