(Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

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(Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

Mensagem por antchita em Sex 06 Set 2013, 10:53

Como usar uma variavel, d prefencia dnd... Q checa uma subimagem? Ex: event: step, ação: test variable, o penultimo icone do menu control... Em test variable: variable: sprite_index, value: dado(nome d uma sprite) operation: equal to. Depois disso é so colocar a açao. A desse jeito ele testa a sprite inteira e faz a açao escolhida... A minha duvida é como testar as subimagem, tipo em cada subimagem da sprite dado, qro por uma açao diferente.

antchita

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Re: (Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

Mensagem por mleoni em Sex 06 Set 2013, 12:27

Código:
if image_index= //o número da subimagem
{
//ação
}


Última edição por mleoni em Sex 06 Set 2013, 12:58, editado 1 vez(es)

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Re: (Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

Mensagem por PedroX em Sex 06 Set 2013, 12:57

variable: sprite_index
Troque por image_index. Pronto.

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Re: (Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

Mensagem por antchita em Sex 06 Set 2013, 13:10

obrigado. Tem como fazer sem codigo como expliquei? Assim sera mas facil colocar as açao,

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Re: (Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

Mensagem por PedroX em Sex 06 Set 2013, 13:20

O que eu postei acima é sem código. Veja que só mudei uma das coisas que você citou na sua explicação.

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Re: (Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

Mensagem por antchita em Sex 06 Set 2013, 14:05

ja havia tentado image_index =(numero da submage) talvez nao esta resultar em nada porque a imagem q sera checada nao é a que o objecto usa inicialmente, tipo; em o movimento o objecto tem uma sprite com varias subimagem, qd para ele troca d sprite tb com subimage(nessa sprite q ele trocou randomiza uma imagem). Com base na imagem escolhida qro uma açao. Nao xtou a ver onde xtou errar. Sera q nao da pra usar a checagem nessas condições? Pode ser em gml.

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Re: (Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

Mensagem por mleoni em Sex 06 Set 2013, 17:56

Cara,é isso mesmo,se vc mandar a engine ou os códigos será mais facil resolver.Coloque esse código no step do objeto em questão :
Código:

if sprite_index = //a sprite que voce deseja checar
and image_index = //a subimagem do sprite anterior que voce deseja checar
{
//ação que você quer que aconteça
}



Se você quiser checar a penultima subimagem,pode fazer assim :

Código:
if sprite_index = //a sprite que voce deseja checar
and image_index = image_number - 1
{
//ação que você quer que aconteça
}

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Última edição por CRP-Max em Sex 06 Set 2013, 19:19, editado 1 vez(es) (Razão : Post duplos)

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Re: (Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 06 Set 2013, 21:33


A "image_index" pode ter um valor fracionado, então, talvez atrapalhe a condição do if. Use floor(), nesse caso.

Código:
if floor(image_index) = 1
{
// Faça alguma coisa
}
Mas acho que você quer via drag ‘n drop, certo? Use o test variable como você mesmo disse.



Abraços.

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Re: (Ajuda) checar uma subimagem e fazer algo.

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