GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Instância do Objeto

4 participantes

Ir para baixo

Instância do Objeto Empty Instância do Objeto

Mensagem por junilinho Qui 22 Ago 2013, 13:41

Alô, Alô!
Minha duvida é simples e rápida, como faço para diferenciar duas ou mais instâncias de um mesmo obj em um mapa do jogo ?

Mas como assim ?

Simples, suponhamos que tenho dois Objetos, um chamado Soldado, e outro chamado Monstro, eu coloco um monstro para atirar e seguir um soldado, porém se houver mais de uma instância do mesmo objeto, ou seja, se houver mais de um soldado no mapa, ele pode acabar seguindo um e atirando em outro, e acontece o mesmo quando um Soldado mira em um monstro.

Se alguém tiver como explicar... tutorial... engine... eu agradeceria cheers 
junilinho
junilinho

Data de inscrição : 16/08/2013
Reputação : 5
Número de Mensagens : 15
Prêmios : Instância do Objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Instância do Objeto Empty Re: Instância do Objeto

Mensagem por All-x Qui 22 Ago 2013, 15:09

As instâncias tem uma variável que as diferencia, ela se chama id.

Há varias maneiras de se conseguir a id de um objeto durante o jogo.

Exemplo 1: Seguir o objeto Soldado mais perto (Evento Step):

Código:
i = instance_nearest(x,y,Soldado)
Agora a variável i guardou a id da instância do objeto Soldado que estiver mais perto. Logo se quiser que siga essa instância de Soldado só usar:

Código:
move_towards_point(i.x,i.y,5)
Ou se quiser executar alguns comandos para essa instância:

Código:
with(i)
{
    instance_destroy();
}
Esse código destrói a instância.

Há varias formas de se conseguir o id de uma instância.

Pode ser quando você cria-la:

Código:
i = instance_create(x,y,Soldado)
Você pode procurar uma instância por sua ordem de criação:

Código:
i = instance_find(Soldado,0)
No código acima ele pega a primeira instância do objeto Soldado. Lembrando que começa por zero.

Você pode pegar a id em uma colisão também:

Código:
i = instance_place(x,y,Soldado)
O código acima pega a id quando se colide com a instância de Soldado.

Mas podem ocorrer erros caso não exista nenhuma instância do objeto selecionado. Então antes de tudo você deve verificar sua existência:

Código:
if instance_exists(Soldado)
{
    //Seu código aqui
}
Para saber quais funções retornam o id de uma instância, consulte a documentação pressionando F1.

Espero que ajude.

FLWS!
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : Instância do Objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

Instância do Objeto Empty Re: Instância do Objeto

Mensagem por fredcobain Qui 05 Set 2013, 00:00

Tem um tutorial fantástico sobre id's na seção ESCOLHA DA STAFF. Dê uma olhada.
fredcobain
fredcobain

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios : Instância do Objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 3 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Instância do Objeto Empty Re: Instância do Objeto

Mensagem por saim Qui 05 Set 2013, 08:29

Tem um bocado de funções que retornam a id da instância. Instance_place, instance_position, um monte. Procure funções de colisão (tem um tutorial do PedroX a respeito).
Outra coisa que vc precisa saber é que no EVENTO de colisão, o objeto "other" passa a ser a instância colidida.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Instância do Objeto Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Instância do Objeto Empty Re: Instância do Objeto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos