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[Resolvido]Inimigo Plataforma

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Mensagem por NobPlayer Ter 03 Set 2013, 22:10

Olá pessoal, estou desenvolvendo um jogo de plataforma para um projeto de escola, mas estou com duvida quando a movimentação dos inimigos(não sei quais codigos usar), eu queria um inimigo que quando fosse atirando nele ele fosse perdendo vida.Se possivel tambem queria um codigo para a vida ficar em cima dele
Desde já agradeço


Última edição por NobPlayer em Qua 04 Set 2013, 18:38, editado 1 vez(es)
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[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 13:31

Para a movimentação dele você pode usar alarms!, vou te mostrar code:
Coloque esse code no CREATE do INIMIGO
Código:

trocadealarm=10
velocidade=5
alarm[0]=5
e adicione ''ALARM 0'' no inimigo e coloque o seguinte codigo:
Código:
hspeed=velocidade{alarm[1]=trocadealarm}
e depois adicionar mais um "ALARM 1" e coloque o seguinte codigo:
Código:
hspeed=-velocidade{alarm[0]=trocadealarm}
ta ai ele ja está andando para um lado e outro, mais se você achar que esta muito rápido(ou muito lento) mude o valor da variavel "trocadealarm" para o que você deseja.

Bom agora a questão da vida.
no create do inimigo adicione mais essa variavel:
Código:
vida = 50
dai o codigo inteiro do create ficara assim:
Código:

trocadealarm=10
velocidade=5
alarm[0]=5
vida = 50
bom agora vamos definir a barra de vida acima do inimigo, crie um obj chamado: "obj_hud" (sem os aspas)
e coloque esse code:
Código:
draw_healthbar(obj_inimigo.x-50,obj_inimigo.y-15,obj_inimigo.x+50,obj_inimigo.y-5,obj_inimigo.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)
se der algum erro altere o nome "obj_inimigo" para o nome original do seu inimigo.
OBS:Não se esqueça de colocar o obj_hud na room

A questão do tiro eu preciso saber se você ja fez o player atirar.
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[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 15:10

Eu vou sim fazer o player atirar e o seu codigo esta muito bom só tem um bug na colisão do player com o inimigo e a barra de vida só esta aparecendo em um inimigo,você pode corrigir se não for muito trabalho?
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Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 15:17

sim, adicione esse codigo no lugar do outro que esta no draw do obj_hud

Código:

//barra de vida ao 1º inimigo
draw_healthbar(obj_inimigo.x-50,obj_inimigo.y-15,obj_inimigo.x+50,obj_inimigo.y-5,obj_inimigo.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)
//barra de vida ao 2º inimigo
draw_healthbar(NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA.x-50,NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA.y-15,obj_inimigo.x+50,NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA.y-5,NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)
só trocar o "NOME DO OBJ DO INIMIGO SEM A BARRA" pelo nome do objeto do seu inimigo que esta sem a barra de vida Smile.
OBS:NÃO SE ESQUEÇA DE ADICIONAR A VARIAVEL "vida=50" no seu inimigo que estava sem a barra de vida.

Não entendi muito bem poderia dizer qual é o bug da colisão ? ou enviar seu codigo que está utilizando na colisão deles.
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Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 15:20

Rickelme os inimigos são os mesmos o problema é que ta aparecendo em um e em outro não
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Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 15:22

entendi então exclua o obj_hud e coloque o
Código:
draw_healthbar(obj_inimigo.x-50,obj_inimigo.y-15,obj_inimigo.x+50,obj_inimigo.y-5,obj_inimigo.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)
no DRAW do inimigo lol!
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Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 15:28

Agora a barra de vida continua aparecendo no mesmo e os inimigos não aparecem
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Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 15:34

Bom ja sei como arruma.

Faça um obj_control_vida_inimigo
e no draw dele coloque:
Código:

with(obj_inimigo) draw_healthbar(x-10,y-40,x+10,y-36,(global.vida*100)/global.max_vida,c_black,c_red,c_green,0,true,true);
e no create do obj_inimigo coloque as seguintes variaveis no lugar da "vida":
Código:
global.vida = 5;
global.max_vida = global.vida;
;) e retire tudo de Vida e barra de vida que usamos antes.

OBS: Não se esqueça de adicionar o "obj_control_vida_inimigo" a room!
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Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 15:50

Nossa muito eficiente, agora você pode me passar o codigo de como faz ele perder vida e morrer? o meu player vai atirar
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Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 15:55

bom, primeiro eu preciso saber se vc ja fez a bala sair.. ele atira.
ja fez?

---edit---

também, se vc ja fez passe o nome do seu "obj_player" do "tiro" e do "inimigo(que eu acho que é obj_inimigo)"
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Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 16:06

Sim essa parte eu já fiz queria saber como faço para ele tirar vida do inimigo
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Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 16:11

No objtiro coloque o seguinte na colisão dele com o obj_inimigo:
Código:
global.vida-=1
isso fara com que ele perca UMA vida.

bem agora vamos fazer ele destroi ao perder todas as vidas.

no STEP do INIMIGO coloque:
if global.vida=0{instance_destroy()}

deu certo?? :3
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Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 16:15

quando o inimigo morre todos os outros tambem morrem
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Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 17:15

coloque o seguinte codigo no lugar do que faz ele morrer:
Código:
if global.vida=0{with(other){instance_destroy()}}
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Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 17:35

Não funcionou
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Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 17:45

apague o que está no STEP do inimigo e coloque na colisão do obj tiro com o inimigo.
Código:
if global.vida=0{with(other){instance_destroy()}}
.
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Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 17:53

Agora quando um inimigo morre os outros não querem morrer
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Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 18:33

coloca evento destroy no inimigo e adicione esse codigo:

Código:
global.vida=5
que faz a vida dele ficar cinco quando morrer oque fara ele ter vida novamente .. para matar os outros
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Mensagem por NobPlayer Qua 04 Set 2013, 18:37

Cara obrigado por resolver meu problema, eu vou colocar nos creditos mesmo sendo um projeto de escola.Quando acabar te passo o jogo

Pode fechar o topico mod
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[Resolvido]Inimigo Plataforma Empty Re: [Resolvido]Inimigo Plataforma

Mensagem por rickelme.dias Qua 04 Set 2013, 18:44

Dinada cara fico feliz em ter ajudado em um projeto, espero que tire boas notas e continue aqui no forum criando jogos... AÉEE QUERO VER SEU JOGO EIN!!!



Tópico trancado.
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