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Problemas com tilt

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Problemas com tilt Empty Problemas com tilt

Mensagem por luiz_eldorado Dom 01 Set 2013, 17:04

Olá pessoas.

Eu queria saber como funciona esse negócio de tilt. Eu já tentei de várias formas mas nunca consigo um resultado certo. Meu jogo (ou ao menos a parte importante pra essa pergunta) é o seguinte:

- O jogo roda no Android, na posição landscape (paisagem).
- Tem um objeto no centro da room.
- Esse objeto gira conforme o celular gira, como naqueles jogos de motos em que você tem que equilibrar a moto.
- O objeto iria adicionar na rotação o tanto que a pessoa girar, ou seja, ele só ficará parado de o celular estiver centralizado.

Até teve uma vez que eu consegui, mas tinha que ficar com o celular de cabeça pra baixo Razz

Parece que tem diferenças dependendo do modelo, então o meu é o Galaxy Y.

Será que alguém pode me ajudar?
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Mensagem por Isaque Onix Seg 02 Set 2013, 00:59

da engine de 'tilt' que vi, eles usavam surfaces... mais não tenho ela mais...
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Mensagem por luiz_eldorado Seg 02 Set 2013, 12:42

Surfaces? Mas o que surfaces tem à ver com isso? o_O
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Mensagem por Isaque Onix Seg 02 Set 2013, 13:01

tilt não é aquele efeito em que a tela treme? se for, é isso mesmo!
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Mensagem por luiz_eldorado Seg 02 Set 2013, 13:10

Não. Tilt é o giroscópio do Android, que mede a rotação do celular. O problema é que eu não entendo como ele funciona, ou se ele está pegando os dados que eu quero.
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Mensagem por Isaque Onix Seg 02 Set 2013, 13:28

atá.. então eu nem sei... to entrando nessa área agora!
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Mensagem por saim Ter 03 Set 2013, 13:38

Olha, nunca testei não, mas pelo manual, parece bem simples. Vou postar o que eu acho que seja.

luiz_eldorado escreveu:Parece que tem diferenças dependendo do modelo
Não do modelo, mas da orientação da tela. Como a sua é em landscape, os tilts que importam (de acordo com as imagens do manual) são os "Y" e o "Z". Na verdade, só o "Z".
Aí, acho que o giro que você procura vai ser
Código:
giro := device_get_tilt_z;
// faz o que quiser com o valor de "giro"
Edit: isso considerando que você está segurando o celular de frente pra sua cara, ou seja, como se ele estivesse encostado numa parede.
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Mensagem por cascavelo Ter 03 Set 2013, 15:21

O que eu fiz pra conseguir um bom resultado foi um programinha que mostrava na tela o valor dos 3 eixos, coloquei no celular e movimentei pra todo lado observando os valores.
Assim deu pra descobrir quais valores mudavam com cada movimento, usei estes valores na programação do controle do jogo.
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Mensagem por luiz_eldorado Ter 03 Set 2013, 20:45

@cascavelo: Bem, eu até poderia fazer isso, mas eu recentemente descobri que tem uma ferramenta no meu celular que, ao ligar para "#*00#" você pode ter várias informações e testes do celular, inclusive do tilt.

Lá tinha o "Raw data" e o "Angle data" e seus valores de X, Y e Z. Qual destes o GMS pega? Parece ser o Angle, mas não tenho certeza e não tô com saco de testar, pois demora anos pra passar pro aparelho e o cabo não tá funcionando direto, e nem estou tendo acesso ao GMS nesse momento.

@saim: Aqui não parece ter relação com a orientação. Nos testes, parece que os valores não mudam mesmo com orientações diferentes. Além disso, parece que o X e Y estão no lugar onde deveriam estar: X é esquerda/direita, Y é cima/baixo. Não entendo o que o Z faz, mas seu valor é -90 quando o celular está parado, reto e virado pra cima.

saim escreveu:isso considerando que você está segurando o celular de frente pra sua cara, ou seja, como se ele estivesse encostado numa parede.
Ei, isso muda algo? Pensei que o valor de giro seria o mesmo, não importando em que posição esteja.

Mas que tu disse faz sentido. Eu tentei colocar a rotação de acordo com o Y (e não Z como havia feito até então), e basicamente, funciona. Só que apenas quando está no modo "apontado para a parede". Vai tipo "perdendo força" de acordo com o quando aponto para o chão. Se eu girar o celular lateralmente, ele também funciona, já que essa seria a função original do Y.

Meldels, isso tá ficando complicado. x_x
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Mensagem por cascavelo Ter 03 Set 2013, 21:10

Por isto que voce tem que fazer o teste da maneira que falei senão nunca vai funcionar direito.

Pra consegui controlar um jogo por tilt voce tem que prever via codigo todos os movimentos que o jogador vai fazer com o aparelho, inclisive limitando alguns parametros.
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Mensagem por saim Qui 05 Set 2013, 10:16

luiz_eldorado escreveu:@saim: Aqui não parece ter relação com a orientação. Nos testes, parece que os valores não mudam mesmo com orientações diferentes.
Não mesmo. O que muda é qual eixo realmente importa. Pense num sistema de coordenadas tridimensional, com origem no centro do seu celular. Cada eixo é um eixo de rotação, não de translação. Com o celular deitado na mesa, com a "cabeça" pra longe de você, ele não está girado em nenhum eixo. Vou tentar explicar o que quero dizer, mas posso errar os eixos, ok?
Aí, ele "deita de lado", como se quisesse olhar algo debaixo da cama. Girou no eixo Y. Volta pra posição inicial.
Aí, ele "se senta", como se fosse levantar. Girou no eixo X. Volta pra posição inicial.
Aí, ele roda na cama, fica na transversal. Girou no eixo Z, mas não dá pro giroscópio entender isso, porque ele está deitado. Se estivesse pendurado na parede, dava.


luiz_eldorado escreveu:
saim escreveu:isso considerando que você está segurando o celular de frente pra sua cara, ou seja, como se ele estivesse encostado numa parede.
Ei, isso muda algo?
Muda, é aquela história do giroscópio. O celular não tem como saber que você girou ele no plano perpendicular à gravidade.

Faz o que o Casca falou, cria um programinha que te dá o valor do giro em X, Y e Z, lembre-se que o aparelho usa a gravidade como referência e estude como cada eixo se comporta em cada posição.
Depois, poste os resultados aqui, porque isso vai ser útil pra galera.
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