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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
erro estranho
+2
Lukbebalduke
glaysonmestre
6 participantes
Página 1 de 1
erro estranho
essas sao as movimentaçao do meu personagem pra frente e pra tras
no step
o certo é nenhuma outra tecla interferir nesses movimentos como posso corrigir isso?
no step
- Código:
if keyboard_check(vk_left){x-=5.5 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.3}
if keyboard_check(vk_right){x+=7 sprite_index=walk_front image_speed= 0.3}
//andar pra frent pra tras
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=0.5}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=0.5}
}
o certo é nenhuma outra tecla interferir nesses movimentos como posso corrigir isso?
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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Re: erro estranho
Seguinte, você precisa verificar se ele não está pressionando as duas !
- Código:
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_right)
{sprite_index=(spr_parado)}
Lukbebalduke- Games Ranking :
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Re: erro estranho
Tem certeza de que é só quando você aperta uma tecla qualquer no seu teclado ao mesmo tempo?
Se é só este o código para andar, tá mais que certo aparecer esse bug. Você dá ordens ao personagem de andar para frente/trás, mas nunca diz quando parou! Seja de um lado só ou dos dois, ao apertar frente/trás ele nunca deve retornar à sprite original.
Se é só este o código para andar, tá mais que certo aparecer esse bug. Você dá ordens ao personagem de andar para frente/trás, mas nunca diz quando parou! Seja de um lado só ou dos dois, ao apertar frente/trás ele nunca deve retornar à sprite original.
Re: erro estranho
você deve ter criado o evento no key se for isso você deleta ele e muda esse code para:
- Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
x-=5.5
sprite_index=walk_bk
image_speed= 0.3
}
if keyboard_check(vk_right)
{
x+=7
sprite_index=walk_front
image_speed= 0.3
}
if ! keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_right)
{
hspeed=0
sprite_index= spr_parado
}
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=0.5}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=0.5}
if sprite_index = spr_parado
{
image_speed = 0
}
feyon2.1- Data de inscrição : 14/08/2013
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Re: erro estranho
deu erro este codigo seu , meu sprite parado ele tem movimento este era meu codigo completo step,, com seu codigo ele anda para os lados mas perdeu os movimentos das pernas e o movimento dele parado, deletei o nokey como vc disse
- Código:
step
//chamar animaçao de andar frente tras
if shin_gouki image_speed =0.9
if(!keyboard_check(vk_down)){
if keyboard_check(vk_left){x-=5.5 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.3}
if keyboard_check(vk_right){x+=7 sprite_index=walk_front image_speed= 0.3}
//andar pra frent pra tras
if sprite_index = walk_bk {
image_speed=0.5}
if sprite_index = walk_front {
image_speed=0.5}
}
//abaixar ,observaçao: tem um codigo acima q impede d andar abaixado
else{ sprite_index=abai_1 image_index = 2 }
- Código:
sprite_index=shin_gouki
image_speed=0.5
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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Re: erro estranho
1 - porque você define a image_speed como 0.3 e depois muda, no mesmo step?
2 - Como o KinKing disse, seu código não previa um momento pra mudar a sprite. Mas aí, o feyon2.1 sacou que você estava usando o noKey pra isso. O que explica o bug: a sprite deveria voltar ao normal durante um evento que ainda não tinha acontecido (porque você ainda estava apertando alguma tecla).
3 - Se você apertar as duas teclas ao mesmo tempo, vai prevalecer a última tecla listada no código. No caso, ir pra frente. Você está ciente disso, né? Estou mencionando só pra garantir que esteja.
4 - Acho que a saída vai ser acrescentar uma condição no step, mesmo. Aí, o código não vai se preocupar com todo o teclado, mas será específico pras duas teclas envolvidas.
2 - Como o KinKing disse, seu código não previa um momento pra mudar a sprite. Mas aí, o feyon2.1 sacou que você estava usando o noKey pra isso. O que explica o bug: a sprite deveria voltar ao normal durante um evento que ainda não tinha acontecido (porque você ainda estava apertando alguma tecla).
3 - Se você apertar as duas teclas ao mesmo tempo, vai prevalecer a última tecla listada no código. No caso, ir pra frente. Você está ciente disso, né? Estou mencionando só pra garantir que esteja.
4 - Acho que a saída vai ser acrescentar uma condição no step, mesmo. Aí, o código não vai se preocupar com todo o teclado, mas será específico pras duas teclas envolvidas.
- Código:
SE (alguma das duas teclas está apertada){
// movimenta e coloca as sprites de acordo (verificar qual delas está, de fato, apertada)
}
SENÃO{
// fica quietinho, com a sprite de acordo
}
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Re: erro estranho
quebrei a cabeça aqui fiz isso
mas deu quase certo porem quando coloco para tras nao chama o sprite index de caminhar para tras o de andar pra frente funciona e o bug do botao sumiu tambem ainda nao sei muito tem coisas q faço por intuiçao
- Código:
if shin_gouki image_speed =0.9
if(!keyboard_check(vk_down)){
if keyboard_check(vk_left){x-=5.5 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.3}
if keyboard_check(vk_right){x+=7 sprite_index=walk_front image_speed= 0.3}
else sprite_index=shin_gouki
mas deu quase certo porem quando coloco para tras nao chama o sprite index de caminhar para tras o de andar pra frente funciona e o bug do botao sumiu tambem ainda nao sei muito tem coisas q faço por intuiçao
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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Re: erro estranho
Tenta isso :
- Código:
if shin_gouki image_speed =0.9
if(!keyboard_check(vk_down)){
if keyboard_check(vk_left){x-=5.5 sprite_index=walk_bk image_speed= 0.3} else
if keyboard_check(vk_right){x+=7 sprite_index=walk_front image_speed= 0.3}}
else sprite_index=shin_gouki
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Re: erro estranho
depois de muito quebrar a cabeça denovo consegui coloquei isso no create
- Código:
if keyboard_check(vk_right)sprite_index= walk_front
else sprite_index=shin_gouki
if keyboard_check(vk_left)sprite_index= walk_bk
else sprite_index=shin_gouki
- Código:
sprite_index=shin_gouk
glaysonmestre- Data de inscrição : 01/01/2013
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