Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

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Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por Alex FC em Qua 21 Ago 2013, 10:10

Olá makers,

Logo logo estará iniciando mais um Ludum Dare. Já é o de número 27!

Seria muito bom que os membros daqui participassem! Quanto mais jogos fazer, melhor irá ficar.

Traduzi o Guia de como funciona a competição (Que na verdade são duas):

Regras e Guia

Ludum Dare é um evento Game Jam on-line onde as pessoas de todo o mundo criam um jogo em um fim de semana. Mais detalhes aqui: http://www.ludumdare.com/compo/about-ludum-dare/

Novo no Ludum Dare? Entre aqui: http://www.ludumdare.com/compo/how-to-use-the-ludum-dare-website/

Para o desafio de Outubro, clique aqui: http://www.ludumdare.com/compo/challenge/

Para Mini LD, clique aqui: http://www.ludumdare.com/compo/minild/

Registro de mudanças:

A partir de agosto de 2010 (Ludum Dare 18), Ludum Dare vem sendo um evento duplo. Uma competição e um JAM. Ambos executados simultaneamente e compartilhando o mesmo tema, mas cada tem suas diferenças.

Em partir de agosto de 2011 (Ludum Dare 21), jogos do JAM são votados.

Em dezembro de 2011 (Ludum Dare 22), nós adicionamos uma nova  categoria de votação: Mood.

O Ludum Dare tem dois eventos semelhantes que ocorrem ao longo de um fim de semana:

A competição é o já conhecido "fazer um jogo em 48 horas sozinho" pelo qual o Ludum Dare é conhecido. Os detalhes específicos podem ser encontrados abaixo. Após a competição terminar, os participantes tem três semanas para jogar os games criados por seus parceiros. Depois dessas três semanas, os vencedores serão anunciados.

O Jam é o Ludum Dare mais light. Ele foi criado para fazer o Ludum Dare ainda mais abrangente. Você pode trabalhar em equipe, tomar emprestado ativos de seus outros projetos, ou fazer coisas que, normalmente, seriam contra as regras. Você também terá um dia extra, dando-lhe até 72 horas para apresentar uma candidatura. Isso é útil para aqueles que a vida real às vezes fica no caminho, ou para jogos que precisam de um pouco mais de tempo para se tornarem algo grande.

Em última análise, nosso objetivo com Ludum Dare é incentivar as pessoas a sentar e fazer alguma coisa. Nossa esperança é que a nova estrutura continue a incentivar mais e mais desenvolvedores para se juntarem a nós e criar um jogo no fim de semana.

Ludum Dare

Ludum de Dare é realizado a cada 4 meses: Abril, Agosto e Dezembro. As datas são anunciadas 1-2 meses antes do dia de início. A melhor maneira de se manter informado é através da lista de discussão. Alternativamente, você pode seguir o ludumdare no twitter.

Uma vez que a data foi anunciada, os membros da comunidade podem sugerir temas.

Uma semana antes da hora de início, os membros da comunidade podem votar em seus temas favoritos. Volte diariamente para uma nova lista de temas.

Um dia antes do início, o tema entra no FINAL ROUND de votação. Um dos temas enumerados será o tema para o Ludum Dare.
Quando o contador expirar, o tema será anunciado, e dará início ao evento.

Juntando-se ao Evento

Participar Ludum Dare é fácil. Basta criar uma conta aqui no ludumdare.com e está feito. Com a sua conta, você pode fazer posts para o blog e enviar seus jogos.

Regras de concorrência e de elegibilidade

As regras da Competição são mais rigorosas do que as regras do Jam. Este é para incentivar um campo de jogo mais justo para os participantes. As regras principais são:

-Você deve trabalhar sozinho (solo).
-Todo o código do jogo e conteúdo deve ser criado dentro das 48 horas.
-Os jogos devem basear-se no tema.
-Todas as bibliotecas de acesso público e middleware são permitidos.
-Toda a criação de conteúdo e ferramentas de desenvolvimento são permitidos. (3dsmax, Photoshop, Flash, etc).
-O código fonte deve ser incluído.

O código de um jogo escrito em 48 horas não é susceptível de conter qualquer coisa super secreta, razão pela qual o pedimos. As instruções para utilização ou compilação do código não são necessárias, é somente uma formalidade no caso de precisarmos de lidar com desqualificações. Isso não significa que seu jogo será de códigos aberto. Você mantém todos os direitos sobre sua criação. Se você não quiser fornecer o código fonte, talvez o JAM seja a melhor opção pra você.

O conteúdo também é o seu patrimônio como arte, sons, mapas ou músicas.

Além de ser "mais justo", a regra n º 2 está lá para seu benefício legal. Serviços como o Google Image Search torna mais fácil encontrar as imagens e obras de arte, mas muitas imagens são protegidas por direitos autorais. Queremos que criar algo livre de restrições de direitos autorais. Dessa forma, você será capaz de colocá-lo em portais de jogos Flash, iPhone e outros celulares, serviços de jogos para download, etc. Nós percebemos que "arte provisória" é apenas temporária, mas por uma questão de justiça não permitiremos que use na competição. Se você precisa de algo "temporário", considere o uso de um gerador de conteúdo. Para jogos Jam, você é livre para usar qualquer obra ou o conteúdo que você gosta (de preferência algo que você tem os direitos legais), mas você deve aceitar toda a responsabilidade pelo seu uso.

Embora a regra n º 3 diz que o jogo deve ser baseado no tema, a interpretação do tema é livre. Se você se encontra preso, considere usar o tema de uma forma diferente ou incomum (por exemplo, como um personagem). Se a sua interpretação parece difícil de entender, sentir-se livre para racionalizar o seu uso em um post do blog.

Isenções Especiais da competição

Código base e bibliotecas de códigos pessoais são permitidos, mas devem ser declarados e compartilhadas com a comunidade antes de começar. Para fazer isso, faça um post no blog.

Fotos e gravações que você fez das pessoas ou de coisas que são de conteúdo aceitável, mas devem ter sido gravados durante o concurso.

Fonts, loops de bateria (instrumento), samples de bateria (instrumento),  e instrumentos de amostragem são permitidas se você tem o direito legal de usá-los.

Geradores de conteúdo são permitidos. Na verdade, você é encorajado a criá-los e compartilhá-los com a comunidade. SFXR, o extremamente popular gerador de som foi originalmente criado para Ludum Dare. Desde então, passou a ser usado em muitos jogos indie e comerciais.

A tela com o logotipo / introdução que você usa em todas as suas obras é permitido (por exemplo, "Super-Grandes Produções").

Dicas de Competição

Para atrair mais participantes, os jogos da web são os melhores (Flash, Unity, Flixel, Flashpunk, HTML5, etc). Eles são rápidos para começar a jogar, e atravessar a plataforma.

Depois de web, o Windows é a sua melhor aposta. Nós temos um número de desenvolvedores de Mac e Linux, mas eles são uma minoria em comparação com web e Windows.

Embora não há nenhuma restrição em jogos de Single player contra o Multi player, mas mais juízes serão capazes de jogar um jogo single player.

Instaladores do Windows (MSI, EXE) são bons, mas uma palavra de advertência: Algumas pessoas não gostam de instaladores! Forneça uma versão ZIP para satisfazê-los.

Seu arquivo deve ser completamente auto-suficiente. Ter que baixar Python, PyGame, MSVC tempos de execução, Frameworks XNA, e outros complementos apenas para jogar um jogo irá frustrar algumas pessoas (daí porque Web é tão popular agora).

Regras do Jam

O Jam é o nosso Ludum Dare mais flexivel. Ele ocorre simultaneamente com o Ludum Dare normal, mas vai um pouco além. Para contrastar com a competição, aqui estão as cinco regras equivalentes:

-Você pode trabalhar sozinho ou em equipe.
-Criar um jogo em 72 horas.
-Os jogos devem basear-se no tema.
-Todas as bibliotecas, middleware, criação de conteúdo e ferramentas de desenvolvimento são permitidos.
-O código-fonte não é necessário.

Se você estiver trabalhando em uma equipe, escolha um membro para apresentar e representar o seu jogo. Não importa o número de membros da equipe, cada jogo vale apenas como um participante. Se outros membros da equipe desejam ajudar com o julgamento, peça para eles criem outros jogos em seu nome (xD).

Julgamento

Todos os participantes que enviarem um jogo serão também juizes. Aos Games são dadas 1-5 estrelas de classificação em cada categoria, ou N / A as que não interessam. As categorias incluem:

-Inovação - O inesperado. Coisas de uma combinação única, ou algo tão diferente que é notável.
-Diversão - Quanto você gosta de jogar o jogo. Será quando você olhar para o relógio e descobri que já passaram 5 horas.
-Tema - Se seu jogo combina com o tema. Será que ele, talvez, faz algo criativo ou inesperado com o tema?
-Gráficos - Como é a aparência do jogo, ou o quão eficaz o estilo visual é. Artwork boa, excelentes gráficos gerados ou geométrica, arte programada de forma charmosa, etc.
-Audio - Como são os sons do jogo, ou a eficácia do design de som é. A trilha sonora cativante, efeitos sonoros apropriados, dublagens, etc.
-Humor - Como um jogo é divertido. Diálogo bem-humorado, sons engraçados, ou é tão ruim que é bom?
-Mood - A meoção e a vibração que você começa jogando.
-Overall - Sua opinião geral do jogo, em todos os aspectos importantes para você.
-Comunidade - Revistas, fotos, vídeo. Tudo que você faz acima e além de apenas fazer o jogo.

Para além do referido, existe uma categoria especial COOLNESS. Todos os participantes são elegíveis para se colocar no COOLNESS, quanto mais jogos você jogar maior sua pontuação.

Entrega

Veja no topo do site um link para onde você pode enviar o seu jogo. A competição e o  jam compartilham o mesmo formulário de inscrição, e você escolhe em qual você gostaria de inserir o seu jogo. Você fará uploads de screenshots no site, mas você terá que fazer o upload e hospedar seus binários (Executáveis) em outro lugar.

Propriedade

Seu jogo pertence a você. Afinal, você fez! O Ludum Dare, seus organizadores e afiliadas não reivindicarão nenhum direito de propriedade ou de seu jogo.

Os organizadores solicitam o direito de usar o seu jogo para a finalidade de divulgar a competição. Se você não deseja que seu jogo seja divulgado desta forma, pedimos-lhe que faça um esforço para informar os organizadores e a quem baixou (notas no README, tela de título, fóruns, etc.). A publicidade do Ludum Dare e o PR é mais tratado por Mike Kasprzak (PoV), tenha certeza que ele sabe.

Prêmios

Não há prêmios físicos ou dinheiro para a competição. Seu prêmio é o seu jogo.

Algo que espero fazer mais é incentivar os participantes a levar seus jogos feitos no Ludum Dare "para o infinito e além" da competição e do Jam. A equipe faz isso com os jogos disponíveis para iPhone e outros celulares, Steam, e grandes portais como Kongregate.

Alex FC

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por PedroX em Qua 21 Ago 2013, 15:07

Very Happy

O Jam é mais atraente, mas a Competição desafia mais.

Realmente, o jogo criado é um grande prêmio em si mesmo. Até porque várias pessoas irão baixá-lo.

'Quem ficar nas 3 melhores posições irá ganhar uma medalha correspondente aqui na GMBR.'

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por Kapoty em Qua 21 Ago 2013, 16:42

Acho que vou participar no modo Jam.

PedroX escreveu:
'Quem ficar nas 3 melhores posições irá ganhar uma medalha correspondente aqui na GMBR.'
Isso significa os 3 primeiros colocados ou os 3 mais bem colocados entre os participantes da gmbr?

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por PedroX em Qua 21 Ago 2013, 16:48

Não, só quem ficar entre os 3 melhores da competição.

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por Utakata em Qua 21 Ago 2013, 18:05

O Jam parece melhor, mas pra quem gosta de ser desafiado a competição é uma boa.

Qunto ao tema, já divulgaram ?

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por Lukbebalduke em Qua 21 Ago 2013, 18:11

Utakata, o tema está para votação ainda, o quarto round. Se não me engano entra para o round final nessa sexta-feira.

Só uma duvida que surgiu, o que seria esse condigo-fonte ?

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qua 21 Ago 2013, 20:56

Esses concurso são legais , mas eu gostaria de poder ver um aqui no fórum mesmo tipo o Concurso Weekend Showdown GMBR que foi promovido aqui com características similares a esse. a galera parece realmente se empolgar mais com concursos relâmpagos que ocupam pouco tempo. será que alguém se habilitaria a promover mais um por aqui?

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por Alex FC em Qua 21 Ago 2013, 21:26

pinpi escreveu:Só uma duvida que surgiu, o que seria esse condigo-fonte ?
Seria o nosso .gmk, .gm6, .gmz, .gm81 e etc. Ou seja os códigos do nosso game. Se meu jogo fosse em C++ teria que entregar os arquivos .cpp, .h e todas as demais bibliotecas que eu por ventura teria usado.

JoaoVanBlizzard escreveu:Esses concurso são legais , mas eu gostaria de poder ver um aqui no fórum mesmo tipo o  Concurso Weekend Showdown GMBR  que foi promovido aqui com características similares a esse. a galera parece realmente se empolgar mais com concursos relâmpagos que ocupam pouco tempo. será que alguém se habilitaria a promover mais um por aqui?
Lá eles se organizam vários meses antes. E deixam tudo muito bem explicado. Aqui, os últimos tem sido "surpresa" mesmo, pois aparecem do nada.

Creio que antes de tudo deve haver uma organização aqui também, senão fica algo muito genérico e sem identidade. Por isso não ouvimos falar dos concursos da GMBR em outros lugares.

Na última vez que tentei não adiantou em nada. Mas vou tentar de novo, vai que dessa vez da certo né? xD

FLWS!

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por PedroX em Sex 23 Ago 2013, 22:08

O tema é: 10 segundos.

Estou informando o tema porque o site está congestionado.

Visitem: http://www.ludumdare.com

Até mais!

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por Lukbebalduke em Sex 23 Ago 2013, 23:26

Boa sorte a todos da GMBR ! Estou participando comecei meu jogo as 0:10 e pretendo programar até umas 7:00, o andamento vai bem aqui. Não posso me prolongar muito nesse post. Estão fica a mensagem pessoal, nos podemos fazer jogos bons !

Participando do Compo

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Sab 24 Ago 2013, 10:36

Confesso que to meio sem entender esse tema, será que estou meio Noob hoje? hehehe, não vi especificações mais explicitas sobre o concurso, apenas que o tem é ...10 segundos.

Edit: acho que caiu a ficha agora, se for o que eu to pensando acho que sei que jogo posso fazer.

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por PedroX em Seg 26 Ago 2013, 18:56

Quem está participando do concurso?
Alguma dúvida?
Algum comentário?

O jogo da Red Screen Soft (no caso Alex FC e eu) está pronto. Estamos prontos para upar.

Até mais!

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

Mensagem por Kapoty em Seg 26 Ago 2013, 19:24

Eu estou participando, não pude programar no fim de semana portanto o resultado não foi muito bem oque eu esperava, tenho certeza que eu poderia ter feito algo melhor, mas enfim, boa sorte a todos, a, e se possível, joguem e avaliem lá meu jogo: http://www.ludumdare.com/compo/ludum-dare-27/?action=preview&uid=26299
Comentem que eu jogo o de vocês também.

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Re: Ludum Dare 27 (De 23/08 a 26/08).

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