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CRP-Max, Willy

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Quais são os novos recursos do GMS ?

em Qua 21 Ago 2013, 09:51
Além da possibilidade de exportar pra IOS e Android, eu queria saber melhorias em funções (fora o multiplayer que tb ja sei e ta massa Very Happy). Tipo, tem opção de resolução, diferenciar BGM de Efeito sonoro, falo de funções práticas.

E to precisando da resolução, pq minha resolução é de 1280x1024 e quando ponho meu projeto em outros pcs, muitos ficam esquisitos, a tela fica meio widescreen pros lados e a qualidade gráfica tb cai.

E queria saber quais funções mudaram para que eu possa exporta do GM8 pro GMS, isso é possivel ?

To pretendo comprar o GMS msm se alguém puder responder isso dai, eu agradeço ;) THX
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Qui 22 Ago 2013, 10:01
Há vários padrões de tela. Sugiro que estude sobre elas, pois parece que não entende alguns fundamentos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_resolu%C3%A7%C3%B5es_de_v%C3%ADdeo

PS2 e Nintendo Wii usam a resolução 640x480. Esse é um padrão mediano para telas que não são Widescreen de padrão 4:3. Hoje como a maior parte das telas são do tipo Widescreen 16:9 seus jogos devem seguir esse padrão.

A sua tela é de um padrão nada usual, veja que os padrões seguem essa formula:

4/3 = 1,33333333333333333333333333333333
16/9 = 1,7777777777777777777777777777778

640/480 = 1,33333333333333333333333333333333
1280/720 = 1,7777777777777777777777777777778

Já a sua tela:

1280/1024 = 1,25

No momento não posso me estender muito. Sugiro que procure por esses termos e estude-os.

FLWS!
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Qui 22 Ago 2013, 10:11
Vc pode usar tratar as views para que o jogo não fique distorcido em nenhum dispositivo.

Vc pode fazer uma room preliminar, que vai verificar o dispositivo e tratar as dimensões da view.

Eu particularmente faço o método do height fixo (pra depois calcular o width).

Faça dessa forma:

Primeiro pegue o Height e o Width do dispositivo:

Código:

global.device_w=display_get_width();
global.device_h=display_get_height();
Depois deixe o Height fixo de acordo com o dispositivo:

Código:

switch (os_type)
    {
    case os_windows: global.height=768 ;break;
    case os_android: global.height=420; break;
    case os_psp: global.height=420; break;
    case os_linux: global.height=768; break;
    case os_macosx: global.height=768; break;
    case os_ios: global.height=768; break;
    case os_winphone: global.height=420; break;
    }
Depois vc calcula o width em cima do valor do height, assim não vai ficar distorcido em nenhum dispositivo:

Código:
global.width=round((global.device_w/global.device_h)*global.height);
E corrige as dimensões da próxima room (por exemplo room2) com os dados já calculados:

Código:

room_set_view(room_1, 0, 1, 0, 0, global.width, global.height, 0, 0, global.device_w, global.device_h, global.width, global.height, -1, -1, -1);
Depois disso vc troca de room, que vai estar filé:

Código:

room_goto(room2);
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Qui 22 Ago 2013, 22:53
fredcobain, eu fiz oq tu fala ai mas n mudou nd. Se puder me mostrar uma engine ou um video ficaria mais facil de entender.

AlexFC , eu ja entendi a questão da resolução, mas oque eu faço pra funcionar como no GM8 ? , no GM8 aqui no meu PC ficava normal, mas no GMS fica com graficos estranho, mas no GM8 ainda tinha o problema de q em outros pcs a resolução ficava estranha.
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Sex 23 Ago 2013, 08:00
Só falando que está estranha não tem como dizer o que é.

Imagem muito pixelizada? Pixels são vistos com muita nitidez ...
Imagem desfocada? Ou seja borrada demais...
Imagem muito esticada? Problema de baixa resolução ou falta de proporção...
Imagem com serrilhado? Interpolação desativada...

Enfim de mais detalhes dessa IMAGEM ESTRANHA, se não fica complicado. Valeu? Happy

FLWS!
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Sex 23 Ago 2013, 10:36
Eu imaginei que vc estava falando sobre as distorções que ocorrem de um dispositivo para outro por conta do aspect ratio de cada um.

Mas como o Alex disse, seja mais específico.
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Sex 23 Ago 2013, 20:29
Eu ia postar as imagens ontem, mas e esqueci '-' .

Ai esta no, no modo janela :
Eu coloquei pra poder aumentar o tamanho da janela e ai ta no máximo :

KVHgYTGA.png hosted at imgserv.com. the free image hosting service.

No modo fullscreen :

nIfjQePxr.png hosted at imgserv.com. the free image hosting service.


No jogo ainda fica mais estranho, porque quando a view anda os pixeis ficam tremendo .
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Sex 23 Ago 2013, 20:42
Se você estiver usando GMS é só usar esse código no create de algum objeto:
Código:
global.display_width =display_get_width()
global.display_height =display_get_height()

view_wview[0] = global.display_width
view_hview[0] = global.display_height
view_wport[0] = global.display_width
view_hport[0] = global.display_height

display_set_gui_size(view_wview[0],view_hview[0])
window_set_size(view_wview[0],view_hview[0])
window_set_fullscreen(true)
Esse código modifica os valores da view, assim como modifica os valores da GUI e da Janela do jogo, depois ele deixa em fullscreen. Desse jeito é impossível o seu jogo não se adaptar ao monitor.

Flw! sorrindo2
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Sex 23 Ago 2013, 21:06
Bem, melhorou um pouco, mas parece que o interpolate color between pixel não funciona no FullScreen mode =/ ainda fica com aqueles quadradão na cara entendeu ?
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Sab 24 Ago 2013, 00:54
FlyAway escreveu:Bem, melhorou um pouco, mas parece que o interpolate color between pixel não funciona no FullScreen mode =/ ainda fica com aqueles quadradão na cara entendeu ?
Pra ativar/desativar essa função in-game é só usar:
Código:
texture_set_interpolation(true/false)
Flw! sorrindo2
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Sab 24 Ago 2013, 13:03
FlyAway escreveu:Bem, melhorou um pouco, mas parece que o interpolate color between pixel não funciona no FullScreen mode =/ ainda fica com aqueles quadradão na cara entendeu ?
(caindo de paraquedas mode [ON]) Sua versão é Lite ou Standart? Se eu não me engano, o filtro de textura não funciona no modo fullscreen apenas na versão lite...
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Dom 25 Ago 2013, 22:42
Não sei qual a versão. Um amigo meu que botou aqui. Como eu sei qual a versão ?
Tem um botão que dá pra selecionar entre windows, windows phone, linux, android , ios , HTML
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Seg 26 Ago 2013, 11:32
Bem, provavelmente deve ser a Studio Free (Gratuita) = /
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Seg 26 Ago 2013, 12:19
E como eu sei qual a versão ? Acho que ele tinha um cream cracker.
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Seg 26 Ago 2013, 15:33
Normalmente aparece encima no windows, junto com o nome na janela... No meu por exemplo ta: projeto.project.gtx - Professional Edition (v1.1.917)
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Re: Quais são os novos recursos do GMS ?

em Seg 26 Ago 2013, 23:06
no meu ta project1.project.gmx - Master Collection e ai ?
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