GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Como criar um Tank.

3 participantes

Ir para baixo

Como criar um Tank. Empty Como criar um Tank.

Mensagem por extremsx Qua 29 Abr 2009, 21:18

Estou tentando fazer um tank bem simples basicamente anda e atira com uma so arma, a parte de fazer o tank andar ja fiz, mas a parte de atirar e que ta complicada pq? pq eu não tenho a minima ideia de como fazer isso:

1º - A parte de cima (onde normalmente fica o canhão) tem de ficar preso e seguir o tank, mas todas as vezes (são dois sprites diferentes) que coloco a parte de baixo e tento colocar a parte de cima, acaba ficando a parte de cima em baixa da parte de baixo, e não tenho a minima ideia de como deixar a parte do canhão em cima do tank?

2º - Como fazer o canhão seguir o tank?

3º - Como fazer o canhão atiar para local onde o Mouse ta quando a pessoa clicar com o botão esquerdo.


Obs: estou usando o GM 6.1 pois o 7 não roda nada que esteja sendo feito nele nem o que foi feito nele.

Obs: eu cliquei Butão direito + Ctrl e mandei pra tras mais ainda insiste em não me obedecer.
extremsx
extremsx

Data de inscrição : 17/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 39
Prêmios : Como criar um Tank. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um Tank. Empty Re: Como criar um Tank.

Mensagem por Rubens T [Stormy Games] Qui 30 Abr 2009, 09:24

1 - Para deixar o canhao em cima, use o depth.
Tipo assim, deixe a depth do tank em 0 e a do canhao em -1

2- Coloque esse codigo no evento STEP:
x = obj_canhao.x
y = obj_canhao.y

3 - Essa é mais complicada, recomendo baixar essa engine que eu fiz:
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-tiro-estilo-cs2d-t2669.htm
Estuda ela e vc sozinho descobre como fazer isso...
Rubens T [Stormy Games]
Rubens T [Stormy Games]

Data de inscrição : 15/04/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 85
Prêmios : Como criar um Tank. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um Tank. Empty Re: Como criar um Tank.

Mensagem por extremsx Sáb 02 maio 2009, 17:14

Rubens T [Stormy Games] escreveu:1 - Para deixar o canhao em cima, use o depth.
Tipo assim, deixe a depth do tank em 0 e a do canhao em -1

2- Coloque esse codigo no evento STEP:
x = obj_canhao.x
y = obj_canhao.y

3 - Essa é mais complicada, recomendo baixar essa engine que eu fiz:
https://gmbr.forumeiros.com/engines-f12/engine-tiro-estilo-cs2d-t2669.htm
Estuda ela e vc sozinho descobre como fazer isso...

Tudo ficionou perfeitamente, mas como nem tudo são flores... A primeira e a terceira pergunta ficaram respondidas 100%, mas a 2ª tem um porem (um bug visual), quando anda como o mause pro lado o canhaão não gira direito, ou seja ela gir, mas com o ponto de referencia não fica no meio do canhão. como posso fazer para que o ponto de referencia (é o que fica para para o resto girar em sua volta) fique no meio do canhão.
extremsx
extremsx

Data de inscrição : 17/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 39
Prêmios : Como criar um Tank. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um Tank. Empty Re: Como criar um Tank.

Mensagem por Rubens T [Stormy Games] Sáb 02 maio 2009, 18:00

atah, sei como resolver...
Como criar um Tank. Ip19v6

ta vendo akela area que eu pintei de vermelho? Vc tem que clicar no centro dela, assim ele vai rodar em torno dakele ponto, outra coisa, para simplificar, sempre que for usar um objeto que vai girar no jogo, deixe o sprite original virado para direita como esta ali...
Rubens T [Stormy Games]
Rubens T [Stormy Games]

Data de inscrição : 15/04/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 85
Prêmios : Como criar um Tank. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um Tank. Empty Re: Como criar um Tank.

Mensagem por extremsx Seg 04 maio 2009, 08:08

Fucionou perfeitamente, nem sei como agradecer, mas como faço pra bala sair da ponta do cahão, pois fica estranho a bala sair do meio do canhão (quando do a acurva da pra ver que ta saindo do meio e não da ponta), isso é mais pra corrigir um bug visual mesmo.

Mas so uma pergunta, pq virado pra direita?
extremsx
extremsx

Data de inscrição : 17/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 39
Prêmios : Como criar um Tank. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um Tank. Empty Re: Como criar um Tank.

Mensagem por vinians Seg 04 maio 2009, 11:09

extremsx escreveu:Fucionou perfeitamente, nem sei como agradecer, mas como faço pra bala sair da ponta do cahão, pois fica estranho a bala sair do meio do canhão (quando do a acurva da pra ver que ta saindo do meio e não da ponta), isso é mais pra corrigir um bug visual mesmo.

Mas so uma pergunta, pq virado pra direita?
Virado pra direita pois no GM em em muitas outras linguagens o angulo 0 é virado pra direita. Assim se o desenho ficar virado pra direita representa zero graus que é o inicio. Os demais angulos 0-360 seguem gira pra esquerda (sentido anti-horário).

Pro tiro sair na "ponta" do turret vc tem que adicionar o tamanho e a direção do turret no x, y inicial do tiro.
x1 = x + (cos(degtorad(angulo_turret)) * raio);
y2 = y + (sin(degtorad(angulo_turret)) * raio);

esse é um jeito mais tem vários outros.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Como criar um Tank. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um Tank. Empty Re: Como criar um Tank.

Mensagem por extremsx Ter 05 maio 2009, 08:18

voce pode me explica onde deovo colocar isso? e tambem me dizer o que é turrent?
extremsx
extremsx

Data de inscrição : 17/09/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 39
Prêmios : Como criar um Tank. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um Tank. Empty Re: Como criar um Tank.

Mensagem por Rubens T [Stormy Games] Ter 05 maio 2009, 11:45

turret e o canhao do tank...

o jeito mais simples de fazer isso e usando depht..
abre o objeto do tiro, e procura por um lugar escrito depth, la vc coloca o valor 10(no caso a profundidade vai ficar 10, vc pode usar qualquer outro valor, desde q seja maior que 0)
Rubens T [Stormy Games]
Rubens T [Stormy Games]

Data de inscrição : 15/04/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 85
Prêmios : Como criar um Tank. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um Tank. Empty Re: Como criar um Tank.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos