Duvida pular em cima

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Duvida pular em cima

Mensagem por namikazealexandre em Sex 16 Ago 2013, 11:47

Pus esse codigo em um objeto1 no evento contato com o objeto2.
Queria que quando o primeiro pulasse em cima do segundo 3x, o segundo sumisse e se ele entrasse em contato em outra posição, o obejto1 sumisse.
Mas quando ele entra em contato em qualquer posição, ocorre a ação de como se ele tivesse pulado em cima desse outro.
Ou seja, tá sempre dando (yO simbolo tem que ser < msm pq o eixo y é invertido, certo?


Olhem o código:
Código:

if (y < other.y){
  enemylife -= 1;
  vspeed = -12;
}
else {instance_destroy();}
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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por Isaque Onix em Sex 16 Ago 2013, 11:59

esse codigo fica no player ou no inimigo?
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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por namikazealexandre em Sex 16 Ago 2013, 12:46

No player
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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por Isaque Onix em Sex 16 Ago 2013, 12:55

na colisão com o inimigo:

Código:
if (y<other.y && vspeed>0){
 enemylife -= 1;
 vspeed = -12;
}
else {instance_destroy();}
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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por namikazealexandre em Sex 16 Ago 2013, 13:07

Qual a função do "vspeed=0'' nesse caso?
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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por Isaque Onix em Sex 16 Ago 2013, 13:27

não é vspeed=0, é vspeed>0

checa se o player está descendo/caindo

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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por namikazealexandre em Sex 16 Ago 2013, 14:25

Deu certo, mas poderia me dizer o que tem de errado no codigo que o "vspeed>0" arrumou?
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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por Isaque Onix em Sex 16 Ago 2013, 14:35

@namikazealexandre escreveu:Deu certo, mas poderia me dizer o que tem de errado no codigo que o "vspeed>0" arrumou?
não intendi, eu só respondi oque você perguntou uai! :
Sua pergunta escreveu:Qual a função do "vspeed=0'' nesse caso?
mais se você quer intender o porque de colocar o vspeed>0:
eu uso muito isso porque o player também pode colidir com o inimigo enquanto está no chão (vspeed=0) ou quando esta subindo no pulo (vspeed<0)

[edit]
se te ajudei, clica no + a direita dessa postagem
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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por namikazealexandre em Sex 16 Ago 2013, 15:24

Se o player se encontra com o inimigo no chão, nao era pra pular o if e ir pro else msm sem o "vspeed>0", já q a condição do if é: y
Onde dou +1 pra alguem? nao encontro!



EDIT: Tah dando erro aki nas msg do forum, depois que eu escrevi "a condição do if é: y..." eu escrevi mais coisas mas nao apareceu nada na msg.
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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por Isaque Onix em Sex 16 Ago 2013, 15:34

só clicar em ou em um '+' que tem do lado da foto
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Re: Duvida pular em cima

Mensagem por namikazealexandre em Sex 16 Ago 2013, 16:00

Nao aparece isso aqui não... O mais perto disso é um "merci" aki.
Pode me dizer o que há de errado no primeiro codigo que eu mostrei?
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