Parakeet IDE

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Parakeet IDE

Mensagem por fredcobain em Qua 14 Ago 2013, 13:07

Prezados,

Talvez alguns já conheçam, mas existe uma IDE alternativa para o GMStudio orientada a código (e nao ao Drag n Drop clássico).

Os usuários mais avançados do GM não usam DND, portanto, a interface tradicional não é muito produtiva. Eis que essa IDE se mostra bastante útil.

A IDE está disponível para download no site do projeto:

http://www.parakeet-ide.org/

A Parakeet IDE que permite que você trabalhe em um ambiente mais ágil, com mais foco em programação, menos foco na aprendizagem e do DnD.

Algumas features notáveis:

1) Maior área para trabalhar o código (pra quem não precisa de GUI).
Se você estiver familiarizado com o GML, você não precisa da interface de arrastar e soltar. O ganho de produtividade é notável.




2) Edição do ANDROID MANIFEST

Desde os primórdios do GMS, temos pedido à YOYOGAMES um ambiente de edição do Android Manifest para cada jogo. Isso até então não foi atendido. Agora é possível criar os manifests específicos

 


3) Color Picker

A ferramenta Color Picker RGB permite selecionar de forma rápida e facilmente uma cor RGB personalizado e copiar / colar o código que você precisa direto para o seu jogo. A IDE gera trechos de código com base em sua cor selecionada.




4) Prefabs

Prefabs incluem uma ampla gama de recursos que agilizam a programacao, incluindo os scripts, shaders, os sistemas, engines, efeitos - e tudo isso é completamente grátis! Todos podem enviar sugestoes de prefabs que sao  submetidos e passam por um teste de qualidade e utilidade antes de estarem disponíveis através da IDE. O crédito é dado diretamente ao criador.




Pessoal, se vcs são usuários avançados, vale muito a pena experimentar. O projeto é muito interessante. E, se a YOYO tiver um pingo de visão, futuramente pode incorporar o projeto na IDE original.

Enjoy.

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Re: Parakeet IDE

Mensagem por PedroX em Qua 14 Ago 2013, 16:36

Eu gostei da IDE, olhando pelas imagens. Como ainda não possuo uma licença do GM:S, não posso compilar nada, então nem a baixei.

Seria bom se o GM:S oferecesse um compilador via linha de comando. Assim seria fácil para essas IDEs fazer esse processo.

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Re: Parakeet IDE

Mensagem por Alex FC em Qua 14 Ago 2013, 18:27

Não conhecia, e parece ser muito boa, mas após a instalação quando fui abrir um projeto sempre dá algum tipo de erro. Ou o programa fecha ou diz que não consegue encontrar a referência das sprites para o objeto.

O problema é que a estrutura do arquivo GMX sempre estará mudando, e para você atualizar seu GameMaker:Studio terá que esperar a atualização compatível da IDE.

Enfim, espero que a própria YoYo Games adicione um modo mais "Clean" para a 5pice IDE.

FLWS!

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Re: Parakeet IDE

Mensagem por WhiteAngel em Qua 14 Ago 2013, 18:31

Eu querer esse programa :S
Não tenho Game Maker Studios...

 Nem sei se vale a pena usar no GM:S Free.

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Re: Parakeet IDE

Mensagem por fredcobain em Qua 14 Ago 2013, 22:45

Alex FC escreveu:
O problema é que a estrutura do arquivo GMX sempre estará mudando, e para você atualizar seu GameMaker:Studio terá que esperar a atualização compatível da IDE.


Então, Alex. Parece que eles estão conseguindo acompanhar as versões estáveis do GMS.

A maioria dos projetos está funcionando.

O legal é que da pra vc customizar até o "auto completar" dos scripts que vc cria.

Como eu disse, quem sabe a Yoyo não possa incorporar futuramente essa engine.

=)


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Re: Parakeet IDE

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