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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Parakeet IDE
4 participantes
Página 1 de 1
Parakeet IDE
Prezados,
Talvez alguns já conheçam, mas existe uma IDE alternativa para o GMStudio orientada a código (e nao ao Drag n Drop clássico).
Os usuários mais avançados do GM não usam DND, portanto, a interface tradicional não é muito produtiva. Eis que essa IDE se mostra bastante útil.
A IDE está disponível para download no site do projeto:
http://www.parakeet-ide.org/
A Parakeet IDE que permite que você trabalhe em um ambiente mais ágil, com mais foco em programação, menos foco na aprendizagem e do DnD.
Algumas features notáveis:
1) Maior área para trabalhar o código (pra quem não precisa de GUI).
Se você estiver familiarizado com o GML, você não precisa da interface de arrastar e soltar. O ganho de produtividade é notável.
2) Edição do ANDROID MANIFEST
Desde os primórdios do GMS, temos pedido à YOYOGAMES um ambiente de edição do Android Manifest para cada jogo. Isso até então não foi atendido. Agora é possível criar os manifests específicos
3) Color Picker
A ferramenta Color Picker RGB permite selecionar de forma rápida e facilmente uma cor RGB personalizado e copiar / colar o código que você precisa direto para o seu jogo. A IDE gera trechos de código com base em sua cor selecionada.
4) Prefabs
Prefabs incluem uma ampla gama de recursos que agilizam a programacao, incluindo os scripts, shaders, os sistemas, engines, efeitos - e tudo isso é completamente grátis! Todos podem enviar sugestoes de prefabs que sao submetidos e passam por um teste de qualidade e utilidade antes de estarem disponíveis através da IDE. O crédito é dado diretamente ao criador.
Pessoal, se vcs são usuários avançados, vale muito a pena experimentar. O projeto é muito interessante. E, se a YOYO tiver um pingo de visão, futuramente pode incorporar o projeto na IDE original.
Enjoy.
Talvez alguns já conheçam, mas existe uma IDE alternativa para o GMStudio orientada a código (e nao ao Drag n Drop clássico).
Os usuários mais avançados do GM não usam DND, portanto, a interface tradicional não é muito produtiva. Eis que essa IDE se mostra bastante útil.
A IDE está disponível para download no site do projeto:
http://www.parakeet-ide.org/
A Parakeet IDE que permite que você trabalhe em um ambiente mais ágil, com mais foco em programação, menos foco na aprendizagem e do DnD.
Algumas features notáveis:
1) Maior área para trabalhar o código (pra quem não precisa de GUI).
Se você estiver familiarizado com o GML, você não precisa da interface de arrastar e soltar. O ganho de produtividade é notável.
2) Edição do ANDROID MANIFEST
Desde os primórdios do GMS, temos pedido à YOYOGAMES um ambiente de edição do Android Manifest para cada jogo. Isso até então não foi atendido. Agora é possível criar os manifests específicos
3) Color Picker
A ferramenta Color Picker RGB permite selecionar de forma rápida e facilmente uma cor RGB personalizado e copiar / colar o código que você precisa direto para o seu jogo. A IDE gera trechos de código com base em sua cor selecionada.
4) Prefabs
Prefabs incluem uma ampla gama de recursos que agilizam a programacao, incluindo os scripts, shaders, os sistemas, engines, efeitos - e tudo isso é completamente grátis! Todos podem enviar sugestoes de prefabs que sao submetidos e passam por um teste de qualidade e utilidade antes de estarem disponíveis através da IDE. O crédito é dado diretamente ao criador.
Pessoal, se vcs são usuários avançados, vale muito a pena experimentar. O projeto é muito interessante. E, se a YOYO tiver um pingo de visão, futuramente pode incorporar o projeto na IDE original.
Enjoy.
fredcobain- Games Ranking :
Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios :
x 0 x 3 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Parakeet IDE
Eu gostei da IDE, olhando pelas imagens. Como ainda não possuo uma licença do GM:S, não posso compilar nada, então nem a baixei.
Seria bom se o GM:S oferecesse um compilador via linha de comando. Assim seria fácil para essas IDEs fazer esse processo.
Seria bom se o GM:S oferecesse um compilador via linha de comando. Assim seria fácil para essas IDEs fazer esse processo.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Parakeet IDE
Não conhecia, e parece ser muito boa, mas após a instalação quando fui abrir um projeto sempre dá algum tipo de erro. Ou o programa fecha ou diz que não consegue encontrar a referência das sprites para o objeto.
O problema é que a estrutura do arquivo GMX sempre estará mudando, e para você atualizar seu GameMaker:Studio terá que esperar a atualização compatível da IDE.
Enfim, espero que a própria YoYo Games adicione um modo mais "Clean" para a 5pice IDE.
FLWS!
O problema é que a estrutura do arquivo GMX sempre estará mudando, e para você atualizar seu GameMaker:Studio terá que esperar a atualização compatível da IDE.
Enfim, espero que a própria YoYo Games adicione um modo mais "Clean" para a 5pice IDE.
FLWS!
Re: Parakeet IDE
Eu querer esse programa :S
Não tenho Game Maker Studios...
Nem sei se vale a pena usar no GM:S Free.
Não tenho Game Maker Studios...
Nem sei se vale a pena usar no GM:S Free.
Re: Parakeet IDE
Então, Alex. Parece que eles estão conseguindo acompanhar as versões estáveis do GMS.Alex FC escreveu:
O problema é que a estrutura do arquivo GMX sempre estará mudando, e para você atualizar seu GameMaker:Studio terá que esperar a atualização compatível da IDE.
A maioria dos projetos está funcionando.
O legal é que da pra vc customizar até o "auto completar" dos scripts que vc cria.
Como eu disse, quem sabe a Yoyo não possa incorporar futuramente essa engine.
=)
fredcobain- Games Ranking :
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