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EVENTO DRAW SPRITE COM SPRITES ANIMADAS!!!

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EVENTO DRAW SPRITE COM SPRITES ANIMADAS!!! Empty EVENTO DRAW SPRITE COM SPRITES ANIMADAS!!!

Mensagem por polosam Qui 08 Ago 2013, 15:00

Olá, pessoal! Fazia muito tempo que eu não entrava aqui, e sempre que entrei, encucado com alguma coisa, sempre obtive uma resposta precisa de vocês. Pois bem, nunca pude contribuir para solucionar as dúvidas de ninguém, mas hoje eu testei uma possibilidade nova que preenche uma lacuna que há muito tempo limitava meus games.

Quem nunca se perguntou: Por que não existe a opção de image_speed no evento draw? Teoricamente, a ausência dessa possibilidade não permitiria fazer draw de uma sprite animada.

Eu tenho um método bem simples para fazer esse draw. Antes de tudo, reuni algumas das possibilidades que o draw de uma sprite animada possibilitaria:

1 - Seria possível criar um inimigo com movimentos normais, anexando a ele algumas informações extras. Pensem só: uma abelha com asinhas batendo, e sobre ela, o marcador de life dela. Dava para criar um monte de objetos iguais, cada um deles devidamente animado e com suas barras de vida individuais.

2 - No caso de um RPG, todos os personagens poderiam ter sua sombria (um disquinho preto embaixo dos pés, abaixo da própria sprite).

3 - Dois personagens que usam a mesma sprite, sendo que cada um deles tem uma seta de cor diferente em cima da cabeça, o que na minha opinião seria bom para um estilo age of empires.

Agora, vejam só a minha dica:

Se programarmos um bonequinho de rpg, vamos colocar algumas informações sobre a sprite dele, como por exemplo, definir o image speed. Se definimos uma image_speed diferente de zero, nossa sprite vai exibir suas subimages formando uma animação. Cada 'frame' dessa animação corresponde a uma subimage, que é associada a image_index.

Meu conselho é, antes do draw, deixar o objeto prontinho. Certifique-se de que o personagem responde aos comandos, tipo andar pra direita, pular ou atacar. Agora, vamos mexer no evento draw.

Qualquer coisa que você fizer dentro do evento draw vai anular as sprites que você definiu. É como se o visual do objeto entrasse num estado de espera, mostrando tudo o que você definir no evento draw. Nesse evento usamos textos, marcador de vida, dentre outras coisas que jamais usaríamos num objeto de personagem principal.

Quando ativamos esse "modo draw", as sprites normais não são mostradas, mas as informações sobre elas ficam inalteradas. É como se as animações estivessem acontecendo em outro plano, invisível a olho nu. Basta escrever exatamente isso:
Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,c_white,image_alpha)
Esse comando vai exibir a sprite que está "em outro plano". Esteja livre para adicionar outros draws além da sprite normal que representa seu carinha.


Última edição por polosam em Qui 08 Ago 2013, 21:13, editado 1 vez(es)
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Mensagem por All-x Qui 08 Ago 2013, 16:53

polosam, a sua intenção é ótima. Mas a execução deixou a desejar. Tente ser mais organizado.

Ficam as dicas:

- Pular linhas entre os parágrafos;
- Formatar melhor o texto;
- Não usar termos esquisitos como "drawadas";
- Colocar na seção correta.

É uma critica construtiva. Ambos estamos aqui para aprender. Enfim, continue com esse espirito, tem muita gente precisando de ajuda.

FLWS!
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Mensagem por theguitarmester Qui 08 Ago 2013, 18:54

Caso isso seja em retorno, Bem vindo novamente Polosam!


tente aplicar o que o Alex FC Disse, e, uma ressalto aqui:
Quando ativamos o evento draw, as sprites normais somem. No entanto, elas simplesmente NÃO SÃO MOSTRADAS,
não é que elas somem, é que o o evento Draw quando está vazio, ele executará este code mostrado por você(com mudança do blend):
Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha)
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Mensagem por polosam Qui 08 Ago 2013, 21:16

Dei uma editada. Realmente, estava tão organizado quanto minhas engines, hehe. Não sou um membro tão ativo, mas entrarei sempre que eu tiver uma dúvida e sempre que eu tiver algo para compartilhar.
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