Pontos seguros

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Pontos seguros

Mensagem por marcin_w_ em Dom 04 Ago 2013, 18:45

Como já havia dito anteriormente em outras dúvidas que aqui tirei, meu jogo se baseia em player e inimigos se movem em 8 direções mudando de sprite de acordo com cada direção.

Eu preciso de um esquema que vai fazer parte da I.A do inimigo.
seguinte:

Preciso de um obj_ponto_seguro que vão estar espalhados pelas salas (1...2...3 ou mil)
Preciso que meu obj inimigo reconheça o ponto seguro mais próximo dele naquele momento...e se dirija a ponto seguro....

porém meu obj inimigo já está pré estabelecido a seguir meu obj_Player....ele vai ter que deixar essa prioridade de seguir o player e passar a reconhecer o obj_ponto_seguro mais próximo CASO LEVE UM TIRO ou esteja com a vida baixa.

se precisarem de maiores esclarecimentos é só perguntar

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Re: Pontos seguros

Mensagem por shatterhand2 em Seg 12 Ago 2013, 03:20

você conhece a função instance_nearest ?

da uma olhada, ela detecta a instância mais próxima de um objeto específico.

Com ela, é só você escrever exatamente o que você descreveu, em GML, e tá resolvido.

se energia > x
direction = point_direction(x,y,obj_jogador.x,obj_jogador.y)
else
direction = point_direction(x,y,instance_nearest(obj_porto_seguro).x , instance_nearest(obj_porto_seguro).y )

Nao lembro se a sintaxe é exatamente essa, e tem formas mais elegantes de fazer isso, mas a ideia eh mais ou menos essa.

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