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[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.

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[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens. - Página 4 Empty Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.

Mensagem por MatheusReis Ter 06 Ago 2013, 14:23

Então deixa eu ver se eu entendi... é permitido usar colisão que envolva máscara se essa mesma máscara estiver na sprite única?
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Mensagem por Thyago Ter 06 Ago 2013, 15:08

.Não é uma mask é a própria sprite,uma subimage específica,e no draw voce desenha outra sub imagem.

image_index=numero_da_sprite_mask
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Mensagem por cascavelo Ter 06 Ago 2013, 15:15

Então deixa eu ver se eu entendi... é permitido usar colisão que envolva máscara se essa mesma máscara estiver na sprite única?
Sendo a da própria imagem não há problema, isto já é automático.
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Mensagem por MatheusReis Ter 06 Ago 2013, 15:36

Sim, esse caso eu compreendo, mas aplicando o sistema que o Thyago e o Kabeção apresentaram, usando uma imagem como máscara(para colisões) e outra como gráfico(visualizado no jogo), ainda vale?
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Mensagem por saim Ter 06 Ago 2013, 16:43

Verdade. Quado fiz a pergunta, eu não estava lembrando da opção das masks separadas. Mas a pergunta do MatheusReis é capiciosa.
Veja bem, o que vai ser avaliado é o que está na sprite. Mas eu posso ter MAIS coisas na sprite do que no jogo. Por exemplo, posso ter círculos e retângulos só pra usar como masks, isso não vai aparecer no jogo. Ainda assim isso conta pra entrar na nota?

Caramba, fica parecendo que estou catimbando o concurso... Desculpe pelo excesso de perguntas. Deixe eu tentar ajudar, ao invés de atrapalhar. Vou ensaiar uma resposta pra minha própria pergunta, os organizadores aprovam ou não. No spoiler.
Spoiler:

Off: MatheusReis de volta, e ainda por cima num concurso - e contra o SIGILOSO! Esse concurso tem tudo pra bombar!
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Mensagem por cascavelo Ter 06 Ago 2013, 17:29

Veja bem, o que vai ser avaliado é o que está na sprite. Mas eu posso ter MAIS coisas na sprite do que no jogo. Por exemplo, posso ter círculos e retângulos só pra usar como masks, isso não vai aparecer no jogo. Ainda assim isso conta pra entrar na nota?

Isto é proibido, todas as imagens que estão no sprite devem ser usadas, já que o número de imagens conta pontos. Se colocar uma imagem no sprite pra usar somente como mask é provável que não seja desclassificado, mas vai perder pontos.
Evitaremos ao máximo desclassificar algum jogo neste concurso.


Notem que em mensagem anterior o CPRMax já proibiu o uso de Masks.
Isto é pra evitar que fique  muito fácil, afinal não tem tema obrigatório e nem estilo de jogo obrigatório. Qualquer jogo que o participante já tenha na cabeça é possível de ser feito mesmo com a limitação de um sprite.

Se a mask de uma imagem bugar, usem funções de colisão, ótima oportunidade pra quem nunca usou aprender como funciona.
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Mensagem por willcraft2 Ter 06 Ago 2013, 20:44

Ola tenho uma duvida posso fazer o jogo em 3D ?
Outra duvida Eu envio o jogo em GMK ou em EXE ?
E é em MP ?

Posso pegar o arquivo de fora do gm ?
Posso usar o GMS ?

EDIT: ninguém responde minha pergunta, obrigado pela grande ajuda de vocês.


Última edição por willcraft2 em Qua 07 Ago 2013, 22:48, editado 1 vez(es)
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Mensagem por lord_mikewigan Qua 07 Ago 2013, 13:56

ah nao sei galera,essa ideia eh esdruxula demais e os iniciantes em gml podem se sentir prejudicados...
nao sei porque,mas lidar com funçoes draw avançadas podem ser impossiveis pra quem nao tem prarica...entao o concurso sera facilmente ganho pelos usuarios mais experientes,o que eh pouco justo...
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Mensagem por Rodrigo Santiago Qua 07 Ago 2013, 14:56

...você quer que quem vença o concurso? É claro que quem é veterano terá vantagem ...oras..Suspect 
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Mensagem por cascavelo Qua 07 Ago 2013, 15:36

ah nao sei galera,essa ideia eh esdruxula demais e os iniciantes em gml podem se sentir prejudicados...
nao sei porque,mas lidar com funçoes draw avançadas podem ser impossiveis pra quem nao tem prarica...entao o concurso sera facilmente ganho pelos usuarios mais experientes,o que eh pouco justo.

Não tem nada de avançado, a única dificuldade e pra controlar o início e fim de uma animação, o que pode ser feito facilmente com imagem_index.

E se não quiser usar funções para detectar colisão, utilize sprites do mesmo tamanho no jogo, embora não seja nenhum pouco difícil fazer detecção por gml, estas funções são praticamente auto explicativas.
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Mensagem por PedroX Qua 07 Ago 2013, 16:21

Ainda preciso saber mais uma coisa:

- Gráficos ripados/originais+ripados = 5 pontos (apenas personagens com animações, não podem apenas mudar as cores)
O que quis dizer com isso?

Se eu não usar gráficos originais, poderia ter 40 pontos. Ainda seria possível chegar aos 80? Quantas imagens não originais seriam necessárias?

a avaliação sera sobre o produto final, diversão, criatividade e ausência de erros (bugs), isso valerá mais 20 pontos
Se eu fizer os botões do menu com DRAW (rectangle, text), ou mesmo a HUD, vou perder pontos (ou deixar de ganhar) nesse item?

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por cascavelo Qua 07 Ago 2013, 20:56

Sim, só vai precisar de mais imagens no sprites e tem que usar todas. Seriam no mínimo 80 imagens pra conseguir os 40 pontos.

Pode usar draw a vontade, mas não vale pontos.
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Mensagem por TRFN Qui 08 Ago 2013, 12:35

Eu pretendo participar \o/

#willcraft, sua resposta:

Ola tenho uma duvida posso fazer o jogo em 3D ?
Acredito que seja um tanto complicado desenvolver o jogo em 3D utilizando apenas uma sprite. Vale tentar, não há nada que o impeça.

Outra duvida Eu envio o jogo em GMK ou em EXE ?
Joton escreveu:
Sera necessário o envio do source ou o arquivo gerado pelo Game Maker, ex: .GMK, GMS, GM8, etc.
E é em MP ?
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O tópico de como serão feitas as entregas será criado no dia 09/08/2013.
Posso pegar o arquivo de fora do gm ?
Desde de que não sejam sprites, acredito eu que pode. A função sprite_add está proibida.

Posso usar o GMS ?
Não há nenhuma limitação quanto a versão (espero eu).

EDIT: ninguém responde minha pergunta, obrigado pela grande ajuda de vocês.
Você só fez perguntas tolas/óbvias --\'
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Mensagem por shatterhand2 Qui 08 Ago 2013, 18:01

Esse concurso é pra testar quem sabe usar image_index ?
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Mensagem por RodrigoOak Qui 08 Ago 2013, 18:39

Uma pergunta, sou desclassificado se eu usar além de uma sprite (2 no meu caso) ? Ou Apenas vamos perder pontos por isso?
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Mensagem por Rodrigo Santiago Sex 09 Ago 2013, 06:20

Leia POR FAVOR LEIA!
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Mensagem por All-x Sex 09 Ago 2013, 08:46

@Rodrigo Santiago, por favor, trate os demais como gostaria de ser tratado, não seja ignorante. Estamos todos aqui pra aprender. Com essa sua má atitude acabará espantando os usuários, fazendo com que tenham receio de postar.

O que ele perguntou tem sentido, pois deveria ser eliminado. E não é:

CRP-Max escreveu:- Respeitar a restrição = 30 pontos (sim ja ganha os 30 pontos cheers  )
Então, se eu usar 25 sprites ou mais eu perco somente pontos. Logo tenho 70 pontos que ainda posso conquistar.

Tem algo errado ai, não tem CRP-Max??

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Mensagem por CRP-Max Sex 09 Ago 2013, 10:32

Alex FC escreveu:Então, se eu usar 25 sprites ou mais eu perco somente pontos. Logo tenho 70 pontos que ainda posso conquistar.
Não, você estaria desclassificado, conforme a primeira pagina do tópico onde tem esta informação:
Jogos com mais de uma sprite estarão desclassificado do concurso.
Caso seu jogo esteja fora das regras, já era, o que queremos, é que todos tenham uma chance real, de ganhar este concurso.
Todos estão tão acostumados com as regras antigas, que estão estranhando o fato de ser tão "fácil" fazer os 80 pontos...
Lembrem-se, todos podem fazer 80 pontos, o que vai separar vencedores de vencidos, são os quesitos, diversão/criatividade e ausência de bugs.
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Mensagem por All-x Sex 09 Ago 2013, 10:47

Então deixe isso claro lá pra não gerar dúvidas no trecho que destaquei. O respeito a essa regra não devia contar pontos, pois como você mesmo disse é desclassificatório. Não tem como tirar 15 pontos por exemplo, ou você usa uma sprite (O correto) ou usa mais de uma (Desclassificado).

É redundante. Mas ok, fica a dica ai.

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Mensagem por willcraft2 Sex 09 Ago 2013, 20:08

Deveria liberar o comando de mask vai ficar tudo bugado as colisão .-.
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