Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
+30
MatheusReis
willcraft2
MissingNo
Kabeção
SIGILOSO
Gonçalves
cascavelo
Brother27
lord_mikewigan
Rodrigo Santiago
saim
charlles.rafael
Crovux
gabrielsch
Klior
The Wizard
WhiteAngel
Mestre
RodrigoOak
PedroX
Mr.Rafael
Joton
Stickman
lucas.limeira.92
LightSpeedy
Thyago
theguitarmester
Super Games
Pit Bull
CRP-Max
34 participantes
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos :: Concursos Quinzenais
Página 4 de 5
Página 4 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Então deixa eu ver se eu entendi... é permitido usar colisão que envolva máscara se essa mesma máscara estiver na sprite única?
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
.Não é uma mask é a própria sprite,uma subimage específica,e no draw voce desenha outra sub imagem.
image_index=numero_da_sprite_mask
image_index=numero_da_sprite_mask
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Sendo a da própria imagem não há problema, isto já é automático.Então deixa eu ver se eu entendi... é permitido usar colisão que envolva máscara se essa mesma máscara estiver na sprite única?
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Sim, esse caso eu compreendo, mas aplicando o sistema que o Thyago e o Kabeção apresentaram, usando uma imagem como máscara(para colisões) e outra como gráfico(visualizado no jogo), ainda vale?
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Verdade. Quado fiz a pergunta, eu não estava lembrando da opção das masks separadas. Mas a pergunta do MatheusReis é capiciosa.
Veja bem, o que vai ser avaliado é o que está na sprite. Mas eu posso ter MAIS coisas na sprite do que no jogo. Por exemplo, posso ter círculos e retângulos só pra usar como masks, isso não vai aparecer no jogo. Ainda assim isso conta pra entrar na nota?
Caramba, fica parecendo que estou catimbando o concurso... Desculpe pelo excesso de perguntas. Deixe eu tentar ajudar, ao invés de atrapalhar. Vou ensaiar uma resposta pra minha própria pergunta, os organizadores aprovam ou não. No spoiler.
Off: MatheusReis de volta, e ainda por cima num concurso - e contra o SIGILOSO! Esse concurso tem tudo pra bombar!
Veja bem, o que vai ser avaliado é o que está na sprite. Mas eu posso ter MAIS coisas na sprite do que no jogo. Por exemplo, posso ter círculos e retângulos só pra usar como masks, isso não vai aparecer no jogo. Ainda assim isso conta pra entrar na nota?
Caramba, fica parecendo que estou catimbando o concurso... Desculpe pelo excesso de perguntas. Deixe eu tentar ajudar, ao invés de atrapalhar. Vou ensaiar uma resposta pra minha própria pergunta, os organizadores aprovam ou não. No spoiler.
- Spoiler:
- Sugiro não fazer diferenciamento entre imagens que aparecem no jogo e imagens que não aparecem. Se acontecer um caso em que o participante coloca dúzias de imagens que obviamente não aparecem no jogo, só pra ganhar pontos, fica caracterizada a má-fé e o jogo é desclassificado.
justificativa:
Na hora de avaliar, seria muito chato ficar caçando imagem-por-imagem, só pra ver se está no jogo. Além disso, quando as masks são usadas, são poucas imagens. A menos que seja um caso de fraude, usar esse recurso vai influenciar pouco no número de imagens.
Off: MatheusReis de volta, e ainda por cima num concurso - e contra o SIGILOSO! Esse concurso tem tudo pra bombar!
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Veja bem, o que vai ser avaliado é o que está na sprite. Mas eu posso ter MAIS coisas na sprite do que no jogo. Por exemplo, posso ter círculos e retângulos só pra usar como masks, isso não vai aparecer no jogo. Ainda assim isso conta pra entrar na nota?
Isto é proibido, todas as imagens que estão no sprite devem ser usadas, já que o número de imagens conta pontos. Se colocar uma imagem no sprite pra usar somente como mask é provável que não seja desclassificado, mas vai perder pontos.
Evitaremos ao máximo desclassificar algum jogo neste concurso.
Notem que em mensagem anterior o CPRMax já proibiu o uso de Masks.
Isto é pra evitar que fique muito fácil, afinal não tem tema obrigatório e nem estilo de jogo obrigatório. Qualquer jogo que o participante já tenha na cabeça é possível de ser feito mesmo com a limitação de um sprite.
Se a mask de uma imagem bugar, usem funções de colisão, ótima oportunidade pra quem nunca usou aprender como funciona.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Ola tenho uma duvida posso fazer o jogo em 3D ?
Outra duvida Eu envio o jogo em GMK ou em EXE ?
E é em MP ?
Posso pegar o arquivo de fora do gm ?
Posso usar o GMS ?
EDIT: ninguém responde minha pergunta, obrigado pela grande ajuda de vocês.
Outra duvida Eu envio o jogo em GMK ou em EXE ?
E é em MP ?
Posso pegar o arquivo de fora do gm ?
Posso usar o GMS ?
EDIT: ninguém responde minha pergunta, obrigado pela grande ajuda de vocês.
Última edição por willcraft2 em Qua 07 Ago 2013, 22:48, editado 1 vez(es)
willcraft2- Games Ranking :
Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
ah nao sei galera,essa ideia eh esdruxula demais e os iniciantes em gml podem se sentir prejudicados...
nao sei porque,mas lidar com funçoes draw avançadas podem ser impossiveis pra quem nao tem prarica...entao o concurso sera facilmente ganho pelos usuarios mais experientes,o que eh pouco justo...
nao sei porque,mas lidar com funçoes draw avançadas podem ser impossiveis pra quem nao tem prarica...entao o concurso sera facilmente ganho pelos usuarios mais experientes,o que eh pouco justo...
lord_mikewigan- Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 23
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
...você quer que quem vença o concurso? É claro que quem é veterano terá vantagem ...oras..
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
ah nao sei galera,essa ideia eh esdruxula demais e os iniciantes em gml podem se sentir prejudicados...
nao sei porque,mas lidar com funçoes draw avançadas podem ser impossiveis pra quem nao tem prarica...entao o concurso sera facilmente ganho pelos usuarios mais experientes,o que eh pouco justo.
Não tem nada de avançado, a única dificuldade e pra controlar o início e fim de uma animação, o que pode ser feito facilmente com imagem_index.
E se não quiser usar funções para detectar colisão, utilize sprites do mesmo tamanho no jogo, embora não seja nenhum pouco difícil fazer detecção por gml, estas funções são praticamente auto explicativas.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Ainda preciso saber mais uma coisa:
Se eu não usar gráficos originais, poderia ter 40 pontos. Ainda seria possível chegar aos 80? Quantas imagens não originais seriam necessárias?
O que quis dizer com isso?- Gráficos ripados/originais+ripados = 5 pontos (apenas personagens com animações, não podem apenas mudar as cores)
Se eu não usar gráficos originais, poderia ter 40 pontos. Ainda seria possível chegar aos 80? Quantas imagens não originais seriam necessárias?
Se eu fizer os botões do menu com DRAW (rectangle, text), ou mesmo a HUD, vou perder pontos (ou deixar de ganhar) nesse item?a avaliação sera sobre o produto final, diversão, criatividade e ausência de erros (bugs), isso valerá mais 20 pontos
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Sim, só vai precisar de mais imagens no sprites e tem que usar todas. Seriam no mínimo 80 imagens pra conseguir os 40 pontos.
Pode usar draw a vontade, mas não vale pontos.
Pode usar draw a vontade, mas não vale pontos.
cascavelo- Games Ranking :
Notas recebidas : A - A - A - A - A -A -C
Data de inscrição : 08/12/2011
Reputação : 71
Número de Mensagens : 1011
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Eu pretendo participar \o/
#willcraft, sua resposta:
#willcraft, sua resposta:
Acredito que seja um tanto complicado desenvolver o jogo em 3D utilizando apenas uma sprite. Vale tentar, não há nada que o impeça.Ola tenho uma duvida posso fazer o jogo em 3D ?
Outra duvida Eu envio o jogo em GMK ou em EXE ?
Joton escreveu:Sera necessário o envio do source ou o arquivo gerado pelo Game Maker, ex: .GMK, GMS, GM8, etc.
E é em MP ?
Entregas
O tópico de como serão feitas as entregas será criado no dia 09/08/2013.
Desde de que não sejam sprites, acredito eu que pode. A função sprite_add está proibida.Posso pegar o arquivo de fora do gm ?
Não há nenhuma limitação quanto a versão (espero eu).Posso usar o GMS ?
Você só fez perguntas tolas/óbviasEDIT: ninguém responde minha pergunta, obrigado pela grande ajuda de vocês.
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Uma pergunta, sou desclassificado se eu usar além de uma sprite (2 no meu caso) ? Ou Apenas vamos perder pontos por isso?
RodrigoOak- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/09/2011
Reputação : 12
Número de Mensagens : 231
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 2
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Leia POR FAVOR LEIA!
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
@Rodrigo Santiago, por favor, trate os demais como gostaria de ser tratado, não seja ignorante. Estamos todos aqui pra aprender. Com essa sua má atitude acabará espantando os usuários, fazendo com que tenham receio de postar.
O que ele perguntou tem sentido, pois deveria ser eliminado. E não é:
Tem algo errado ai, não tem CRP-Max??
FLWS!
O que ele perguntou tem sentido, pois deveria ser eliminado. E não é:
Então, se eu usar 25 sprites ou mais eu perco somente pontos. Logo tenho 70 pontos que ainda posso conquistar.CRP-Max escreveu:- Respeitar a restrição = 30 pontos (sim ja ganha os 30 pontos cheers )
Tem algo errado ai, não tem CRP-Max??
FLWS!
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Não, você estaria desclassificado, conforme a primeira pagina do tópico onde tem esta informação:Alex FC escreveu:Então, se eu usar 25 sprites ou mais eu perco somente pontos. Logo tenho 70 pontos que ainda posso conquistar.
Caso seu jogo esteja fora das regras, já era, o que queremos, é que todos tenham uma chance real, de ganhar este concurso.Jogos com mais de uma sprite estarão desclassificado do concurso.
Todos estão tão acostumados com as regras antigas, que estão estranhando o fato de ser tão "fácil" fazer os 80 pontos...
Lembrem-se, todos podem fazer 80 pontos, o que vai separar vencedores de vencidos, são os quesitos, diversão/criatividade e ausência de bugs.
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Então deixe isso claro lá pra não gerar dúvidas no trecho que destaquei. O respeito a essa regra não devia contar pontos, pois como você mesmo disse é desclassificatório. Não tem como tirar 15 pontos por exemplo, ou você usa uma sprite (O correto) ou usa mais de uma (Desclassificado).
É redundante. Mas ok, fica a dica ai.
FLWS!
É redundante. Mas ok, fica a dica ai.
FLWS!
Re: [CQ#16] Uma Sprite, Mil Imagens.
Deveria liberar o comando de mask vai ficar tudo bugado as colisão .-.
willcraft2- Games Ranking :
Notas recebidas : D + D
Data de inscrição : 06/04/2012
Reputação : 42
Número de Mensagens : 682
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 4 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Tópicos semelhantes
» Questão simples: Associar uma sprite (com 8 imagens) a outra sprite (com 8 imagens).
» [SEngine]Uma Sprite Mil Imagens
» Como manipular imagens de um sprite animado?
» [Resolvido]Como exibir todas as imagens da sprite no end step?
» Estereografia - Imagens "escondidas" em imagens!
» [SEngine]Uma Sprite Mil Imagens
» Como manipular imagens de um sprite animado?
» [Resolvido]Como exibir todas as imagens da sprite no end step?
» Estereografia - Imagens "escondidas" em imagens!
GMBR :: Outros assuntos :: Concursos :: Concursos Quinzenais
Página 4 de 5
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos