GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Dúvidas com joystick e seus botões...

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas com joystick e seus botões... Empty Dúvidas com joystick e seus botões...

Mensagem por Anderson3d Qui 25 Jul 2013, 19:20

Olá meu povo, em meus estudo de GM me deparei agora com a configuração do joystick.
Fiz essa engine (sebosa) só para mostrar como anda meu estudo.
Código:
http://www.4shared.com/file/3ajl0Ul1/controle_por_joystick.html
Um objeto que atira dois tipos de bala diferentes que pode ser usado com joystick (qualquer) e tem dois objetos que podem mudar os botões de atirar.
OK.
Minhas dúvidas são:

Se "joystick_check_button" significa que o botão esta sendo usado...
1-qual o comando equivalente à "botão do joystick realizado" (quando soltamos o botão do joystick)?
2-qual o comando equivalente à "botão do joystick pressionado" (quando ficamos segurando o botão do joystick apertado)?

Pergunto isso porque o "joystick_check_button" me parece que verifica a todo instante, e isso atrapalha.

Procurei no fórum e não vi dana sobre isso, até estranhei.
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Dúvidas com joystick e seus botões... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com joystick e seus botões... Empty Re: Dúvidas com joystick e seus botões...

Mensagem por theguitarmester Qui 25 Jul 2013, 19:44

Bom, não conheço um comando próprio a isso, talvez com alguma Dll tenha isto, mas, para fazer o pressed eu faço assim:
Código:
if joystick_check_button() {JoyB+=1}else {JoyB=0}
Então, se o JoyB for igual a 1, quer dizer que ele está sendo pressionado.

Para fazer o released, usaria a mesma lógica, só que ao contrário.

Mas pelo que entendi, a sua pergunta não seria bem como fazer, e sim se há um comando próprio, para evitar essa checagem constante, porém, acho que o pressed também precisaria de uma checagem constante, para saber se está ou não pressionando.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Dúvidas com joystick e seus botões... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com joystick e seus botões... Empty Re: Dúvidas com joystick e seus botões...

Mensagem por Anderson3d Qui 25 Jul 2013, 19:51

theguitarmester escreveu:Bom, não conheço um comando próprio a isso, talvez com alguma Dll tenha isto, mas, para fazer o pressed eu faço assim:
Código:
if joystick_check_button() {JoyB+=1}else {JoyB=0}
Então, se o JoyB for igual a 1, quer dizer que ele está sendo pressionado.

Para fazer o released, usaria a mesma lógica, só que ao contrário.

Mas pelo que entendi, a sua pergunta não seria bem como fazer, e sim se há um comando próprio, para evitar essa checagem constante, porém, acho que o pressed também precisaria de uma checagem constante, para saber se está ou não pressionando.
Na verdade se vc souber como fazer já ajuda muito. Eu não entendi esse JoyB? O que é isso? Porque não tem nada nos parênteses do comando joystick_check_button?
Anderson3d
Anderson3d

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A - A
Data de inscrição : 15/02/2009
Reputação : 9
Número de Mensagens : 1479
Prêmios : Dúvidas com joystick e seus botões... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.indiegamebr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com joystick e seus botões... Empty Re: Dúvidas com joystick e seus botões...

Mensagem por theguitarmester Qui 25 Jul 2013, 20:14

Naquele Code, não há nada no joyst...() porque eu havia pegado o do seu exemplo, e como você não havia colocado nehhum botão, fiz o mesmo.
JoyB seria um variavel qualquer, que nela guardaria se você estava pressionando a tecla, sempre adicionando 1 enquanto continuava a pressionar, ela pode servir até para demarcar o tempo em que o botão ficou pressionado.

Se ajuda, Irei fazer uma exemplo de joy...pressed: e com variáveis que facilitará a chamar os comandos de pressed e release
No exemplo, usarei o button 1 - equivalente ao Triângulo no controle de PS2.
Create:
Código:
JoyB = 0 //Se está pressionando o botão, esse valor estará aumentando.
joystick_check_button_pressed = 0 //caso esteja sendo pressionado, este valor será 1.
joystick_check_button_release = 0 //caso esteja sendo largado, este valor será 1.

No Step(ou draw, begin, end):
Código:
if joystick_check_button(0,1){JoyB+=1}else
{if JoyB>0 joystick_check_button_release= 1 else joystick_check_button_release = 0 JoyB=0}
if JoyB = 1 joystick_check_button_pressed = 1 joystick_check_button_pressed = 0
COM A SINTAX DO FÓRUM, APARECE UM < BR > Aí no Meio, apenas o delete.

Com isso, quando quiseres saber quando o Joy foi apertado\ cheque joystick_check_button_pressed, e quando quizer saber se foi largado, cheque joystick_check_button_release.

Fiz de cabeça, mas acho que funciona, já usei este modo para o Pressed, e já tinha em pensamento o release.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Dúvidas com joystick e seus botões... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com joystick e seus botões... Empty Re: Dúvidas com joystick e seus botões...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos