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Dúvidas com joystick e seus botões...
2 participantes
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Dúvidas com joystick e seus botões...
Olá meu povo, em meus estudo de GM me deparei agora com a configuração do joystick.
Fiz essa engine (sebosa) só para mostrar como anda meu estudo.
OK.
Minhas dúvidas são:
Se "joystick_check_button" significa que o botão esta sendo usado...
1-qual o comando equivalente à "botão do joystick realizado" (quando soltamos o botão do joystick)?
2-qual o comando equivalente à "botão do joystick pressionado" (quando ficamos segurando o botão do joystick apertado)?
Pergunto isso porque o "joystick_check_button" me parece que verifica a todo instante, e isso atrapalha.
Procurei no fórum e não vi dana sobre isso, até estranhei.
Fiz essa engine (sebosa) só para mostrar como anda meu estudo.
- Código:
http://www.4shared.com/file/3ajl0Ul1/controle_por_joystick.html
OK.
Minhas dúvidas são:
Se "joystick_check_button" significa que o botão esta sendo usado...
1-qual o comando equivalente à "botão do joystick realizado" (quando soltamos o botão do joystick)?
2-qual o comando equivalente à "botão do joystick pressionado" (quando ficamos segurando o botão do joystick apertado)?
Pergunto isso porque o "joystick_check_button" me parece que verifica a todo instante, e isso atrapalha.
Procurei no fórum e não vi dana sobre isso, até estranhei.
Re: Dúvidas com joystick e seus botões...
Bom, não conheço um comando próprio a isso, talvez com alguma Dll tenha isto, mas, para fazer o pressed eu faço assim:
Para fazer o released, usaria a mesma lógica, só que ao contrário.
Mas pelo que entendi, a sua pergunta não seria bem como fazer, e sim se há um comando próprio, para evitar essa checagem constante, porém, acho que o pressed também precisaria de uma checagem constante, para saber se está ou não pressionando.
- Código:
if joystick_check_button() {JoyB+=1}else {JoyB=0}
Para fazer o released, usaria a mesma lógica, só que ao contrário.
Mas pelo que entendi, a sua pergunta não seria bem como fazer, e sim se há um comando próprio, para evitar essa checagem constante, porém, acho que o pressed também precisaria de uma checagem constante, para saber se está ou não pressionando.
Re: Dúvidas com joystick e seus botões...
Na verdade se vc souber como fazer já ajuda muito. Eu não entendi esse JoyB? O que é isso? Porque não tem nada nos parênteses do comando joystick_check_button?theguitarmester escreveu:Bom, não conheço um comando próprio a isso, talvez com alguma Dll tenha isto, mas, para fazer o pressed eu faço assim:Então, se o JoyB for igual a 1, quer dizer que ele está sendo pressionado.
- Código:
if joystick_check_button() {JoyB+=1}else {JoyB=0}
Para fazer o released, usaria a mesma lógica, só que ao contrário.
Mas pelo que entendi, a sua pergunta não seria bem como fazer, e sim se há um comando próprio, para evitar essa checagem constante, porém, acho que o pressed também precisaria de uma checagem constante, para saber se está ou não pressionando.
Re: Dúvidas com joystick e seus botões...
Naquele Code, não há nada no joyst...() porque eu havia pegado o do seu exemplo, e como você não havia colocado nehhum botão, fiz o mesmo.
JoyB seria um variavel qualquer, que nela guardaria se você estava pressionando a tecla, sempre adicionando 1 enquanto continuava a pressionar, ela pode servir até para demarcar o tempo em que o botão ficou pressionado.
Se ajuda, Irei fazer uma exemplo de joy...pressed: e com variáveis que facilitará a chamar os comandos de pressed e release
No exemplo, usarei o button 1 - equivalente ao Triângulo no controle de PS2.
Create:
No Step(ou draw, begin, end):
Com isso, quando quiseres saber quando o Joy foi apertado\ cheque joystick_check_button_pressed, e quando quizer saber se foi largado, cheque joystick_check_button_release.
Fiz de cabeça, mas acho que funciona, já usei este modo para o Pressed, e já tinha em pensamento o release.
JoyB seria um variavel qualquer, que nela guardaria se você estava pressionando a tecla, sempre adicionando 1 enquanto continuava a pressionar, ela pode servir até para demarcar o tempo em que o botão ficou pressionado.
Se ajuda, Irei fazer uma exemplo de joy...pressed: e com variáveis que facilitará a chamar os comandos de pressed e release
No exemplo, usarei o button 1 - equivalente ao Triângulo no controle de PS2.
Create:
- Código:
JoyB = 0 //Se está pressionando o botão, esse valor estará aumentando.
joystick_check_button_pressed = 0 //caso esteja sendo pressionado, este valor será 1.
joystick_check_button_release = 0 //caso esteja sendo largado, este valor será 1.
No Step(ou draw, begin, end):
- Código:
if joystick_check_button(0,1){JoyB+=1}else
{if JoyB>0 joystick_check_button_release= 1 else joystick_check_button_release = 0 JoyB=0}
if JoyB = 1 joystick_check_button_pressed = 1 joystick_check_button_pressed = 0
Com isso, quando quiseres saber quando o Joy foi apertado\ cheque joystick_check_button_pressed, e quando quizer saber se foi largado, cheque joystick_check_button_release.
Fiz de cabeça, mas acho que funciona, já usei este modo para o Pressed, e já tinha em pensamento o release.
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