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[Resolvido]objeto seguir o mouse e ficar alinhado a grid??
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]objeto seguir o mouse e ficar alinhado a grid??
como eu faço pra o objeto seguir o mouse mas continuar alinhado a grid tipo o editor do game maker?? eu estou tentando aki mas não faço ideia de como chegar a esse resultado, alguém pode me ajudar?
Re: [Resolvido]objeto seguir o mouse e ficar alinhado a grid??
A pergunta deixou margem pra duas ou três interpretações.
a: Você quer que o objeto siga o mouse, mas escolhendo uma direção ortogonal a cada vez que se alinha à grid.
b: Você quer que o objeto dê pequenos saltos, de tempos em tempos, sempre alinhado à grid, na direção ortogonal ou diagonal que mais o aproxima do mouse
c: Você quer que o objeto se mova livremente, mas quando o jogador mandar ele parar de se mover, ele continue até se alinhar à grid.
Diga qual das três é o que você quer (ou se é uma quarta alternativa) e a gente responde mais a fundo.
a: Você quer que o objeto siga o mouse, mas escolhendo uma direção ortogonal a cada vez que se alinha à grid.
b: Você quer que o objeto dê pequenos saltos, de tempos em tempos, sempre alinhado à grid, na direção ortogonal ou diagonal que mais o aproxima do mouse
c: Você quer que o objeto se mova livremente, mas quando o jogador mandar ele parar de se mover, ele continue até se alinhar à grid.
Diga qual das três é o que você quer (ou se é uma quarta alternativa) e a gente responde mais a fundo.
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Re: [Resolvido]objeto seguir o mouse e ficar alinhado a grid??
Você quer do mesmo jeito que o editor de room? Tipo quando clicamos e o objeto vem pra posição do mouse mas fica alinhado à grade?
Se você estiver usando aquela programação via ícones (através do arrastar-e-soltar), vá na aba "move" e arraste o ícone "jump to position" para dentro do evento Step. No campo "x" (onde está 0), coloque "mouse_x" (sem aspas) e no campo "y" (também 0), coloque "mouse_y".
Arraste o ícone "align to grid" para baixo desse ícone que você acabou de configurar. Ele tem dois campos: "snap hor" e "snap ver". Por eles você configura a grade (coloque 16 pra ficar exatamente igual ao editor de room). Vai ficar assim:
Se você estiver usando a programação por código, você pode usar qualquer um desses códigos abaixo num evento step (ou algum evento de clique). Todos fazem a mesma coisa (o objeto se encaixar na grade, perto do mouse):
- Código:
x = mouse_x;
y = mouse_y;
move_snap(16, 16);
- Código:
x = mouse_x;
y = mouse_y;
action_snap(16, 16);
- Código:
grade = 16;
x = mouse_x div grade * grade;
y = mouse_y div grade * grade;
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Re: [Resolvido]objeto seguir o mouse e ficar alinhado a grid??
vlwww brendan640 era isso que eu precisava , ajudou MUIIIIIITO, vlw msm agora to quase terminando meu EDITOR DE FASESSSS , obrigado a ao saim por tentar me ajudar vlw msm
Como o tópico ja foi resolvido, ele sera trancado.
Caso o autor deseje inserir mais alguma informação, contacte um moderador.
Att: CRP-Max.
Como o tópico ja foi resolvido, ele sera trancado.
Caso o autor deseje inserir mais alguma informação, contacte um moderador.
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