Nova engine de áudio do GMS.

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Nova engine de áudio do GMS.

Mensagem por Meokor em Sex 19 Jul 2013, 13:21

Olá pessoal,

Estou trabalhando em um projeto e preciso importar uma música em MP3. Em outras versões do GM, isso se resolveria com o código abaixo:

Código:
global.sound1=sound_add('stheme.mp3',1,0)
sound_play(global.sound1)

Porém há uma nova versão da engine de áudio e não estou sabendo como importar o MP3.

Alguém poderia me ajudar?
Abraços!

Meokor

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Re: Nova engine de áudio do GMS.

Mensagem por shatterhand2 em Seg 12 Ago 2013, 03:28

eu nunca tentei carregar uma MP3 assim dinamicamente no GM:S

mas sound_play nao funciona com o engine novo

tem que usar audio_play_music(nome_da_musica)

ou, no seu caso

audio_play_music(global.sound1)

shatterhand2

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Re: Nova engine de áudio do GMS.

Mensagem por saim em Seg 12 Ago 2013, 11:33

shatterhand2 escreveu:mas sound_play nao funciona com o engine novo
Mais ou menos.
Tem uma opção que pode ser marcada que te permite lidar com o som como no GM8. Só não lembro onde está essa opção. Deve ser em "global game settings".

No novo sistema, além das funções serem diferentes, ainda existem os "tocadores de som" (emitters). Não tenho certeza se eles são necessários pra tocar música ambiente, mas eles existem, então achei bom mencioná-los.
O bacana desses tocadores é que eles podem ser colocados em POSIÇÕES e o game maker usa a posição das caixas pra isso te ambientar no jogo.
Mas como a música ambiente vem de todas as posições do jogo, é bem possível que para as músicas, eles sejam desnecessários.

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Re: Nova engine de áudio do GMS.

Mensagem por shatterhand2 em Seg 12 Ago 2013, 12:06

Se você ligar essa opção, você não estará usando o novo engine de som.

Aquilo está ali só pra manter compatibilidade. É recomendado que não utilize o sistema de som antigo, mas use o novo.


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Re: Nova engine de áudio do GMS.

Mensagem por fredcobain em Seg 12 Ago 2013, 16:39

shatterhand2 escreveu:eu nunca tentei carregar uma MP3 assim dinamicamente no GM:S

mas sound_play nao funciona com o engine novo

tem que usar audio_play_music(nome_da_musica)

ou, no seu caso

audio_play_music(global.sound1)
Rapaz, ia morrer sem saber... pensei que a nova engine de audio sobrescrevia as funções da antiga.

Muitíssimo obrigado!

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Re: Nova engine de áudio do GMS.

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