Invalidar "distance_to_object"

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Resolvido Invalidar "distance_to_object"

Mensagem por RafaleCP em Seg 15 Jul 2013, 21:45

Olá pessoal, minha dúvida é provavelmente simples de se resolver. Em relação a jogos top-down, gostaria de saber como invalido o código "distance_to_object" quando há algo na frente como uma parede. Tipo, qual o código para a seguinte expressão:

Se não há objetos sólidos na frente
{
"código"
}

Não sei se me entendem, mas quem puder me ajudar agradeço muito!


Última edição por RafaleCP em Ter 16 Jul 2013, 17:09, editado 1 vez(es) (Razão : A dúvida foi resolvida)

RafaleCP

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Resolvido Re: Invalidar "distance_to_object"

Mensagem por Gonçalves em Seg 15 Jul 2013, 21:55

Estude collision_line, aí é só usar com paredes ou parent de objetos que impossibilitam a visão.

Gonçalves

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Resolvido Re: Invalidar "distance_to_object"

Mensagem por RafaleCP em Seg 15 Jul 2013, 23:27

Ok, obrigado pela dica amigo!

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Resolvido Re: Invalidar "distance_to_object"

Mensagem por Rodrigo Santiago em Ter 16 Jul 2013, 08:03

Colission_LINE????Suspect 

Gonçalves não acredito que você não respondeu essa pergunta direito!!!

O kara quase coloca o código e você nem ai pra perceber!!!

place_free(x,y) retorna verdadeiro ou falso se não existir um objeto sólido na posição x,y. Ele coloca o objeto atual na posição x,y para determinar se esta livre, por isso esteja certo de ter uma sprite ou mask.

Como você quer saber se TEM solido, você deve negar a expressão com !
Código:

//lengthdir_x(speed,direction) determina a próxima posição de x dependendo da velocidade e direção.E o mesmo pra y
if !place_free(x+lengthdir_x(speed,direction),y+lengthdir_y(speed,direction))
{
//"código"
}

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Resolvido Re: Invalidar "distance_to_object"

Mensagem por Gonçalves em Ter 16 Jul 2013, 13:37

Cara, o que ele quer é fazer a percepção do objeto e impedir que veja por atrás de paredes, e não colisão, creio eu. Pelo menos foi isso que entendi. '-'

Gonçalves

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Resolvido Re: Invalidar "distance_to_object"

Mensagem por RafaleCP em Ter 16 Jul 2013, 14:47

É, como o Gonçalves disse...

O meu código de percepção:
Código:
If(distance_to_object(obj_inimigo) < 400)
{
eliminar_player = true
}
else
{
eliminar_player = false
}

O meu código de ataque:
Código:
If(eliminar_player ==true)
{
move_towards_point(obj_soldado.x,obj_soldado.y,5)
}

O que quero é invalidar o true da variável "eliminar_player" se algum objeto estiver na frente.

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Resolvido Re: Invalidar "distance_to_object"

Mensagem por Gonçalves em Ter 16 Jul 2013, 14:55

Rafale, você sabe usar parents? Ou apenas um objeto impedirá a visão?

Se não souber usar parents, dê uma pesquisada, ele serve com referência para vários objetos diferentes, assim você se referir a vários objetos indicando apenas um.

Por exemplo: Crie um objeto chamado par_parede, e nas opções de todos os objetos que impedirão a visão, defina como parent (abaixo de mask, do lado esquerdo) o par_parede. Aí seu código ficará assim:

Código:
If(distance_to_object(obj_inimigo) < 400) and not collision_line(x,y,obj_jogador.x,obj_jogador.y,par_parent,0,0)
{
eliminar_player = true
}
else
{
eliminar_player = false
}
Espero que entenda. ._.

Gonçalves

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Resolvido Re: Invalidar "distance_to_object"

Mensagem por RafaleCP em Ter 16 Jul 2013, 16:56

Na realidade não sei como usar parent, mas vou dar uma olhadinha sobre. Obrigado pela ajuda, vou dar uma testada no código e também vou "brincar" um pouco com a opção parent (para entender melhor) e depois volto aqui no post sorrindo2 

RafaleCP

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Resolvido Re: Invalidar "distance_to_object"

Mensagem por RafaleCP em Ter 16 Jul 2013, 17:08

Deu certo! Cara, muito obrigado mesmo, sem isso, não daria nem pra começar a IA dos meus personagens (eles iam ficar cegos, surdos e burros)! Valeu mesmo! Feliz 

RafaleCP

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Resolvido Re: Invalidar "distance_to_object"

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