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Utilidade do While e Then
+2
fredcobain
mleoni
6 participantes
Página 1 de 1
Utilidade do While e Then
As vezes fico me perguntando:qual a utilidade do While e Then ? Em outras linguagens de programação eu sei,mas em GML não.O WHILE pode ser substituido pelo IF no evento STEP,mas eu queria saber alguma situação em que isso não poderia ocorrer,alguma situação em que o while é realmente necessário.
mleoni- Data de inscrição : 06/03/2013
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Re: Utilidade do While e Then
É sempre bom evitar o uso de códigos dentro do step, pois consomem processamento.
É por isso que as iterações (for, while, repeat, etc) são úteis.
É por isso que as iterações (for, while, repeat, etc) são úteis.
fredcobain- Games Ranking :
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Re: Utilidade do While e Then
O while cria um laço, dessa forma:
O then é muito pouco usado, é apenas uma forma de "compatibilidade" pra quem veio de outras linguagens de programação. Funciona assim:
Té mais
- Código:
while (algumacoisa) {
código
}
O then é muito pouco usado, é apenas uma forma de "compatibilidade" pra quem veio de outras linguagens de programação. Funciona assim:
- Código:
if algumascoisablablabla then
begin
codigos
end
Té mais
Re: Utilidade do While e Then
Se trocar o while pelo if no STEP da na mesma,não ?
- Código:
if (algumacoisa=true) {
código
}
mleoni- Data de inscrição : 06/03/2013
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Re: Utilidade do While e Then
O efeito é o mesmo, massss:
Como eu disse no post anterior escreveu:
É sempre bom evitar o uso de códigos dentro do step, pois consomem processamento.
É por isso que as iterações (for, while, repeat, etc) são úteis.
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Re: Utilidade do While e Then
aproveitando a duvida do amigo, eu não sabia dessa do while, mesmo que o while esteja num alarm, por exemplo, ele será executado repetidamente? como se fosse um if no step?
Re: Utilidade do While e Then
Na verdade, é beeeem diferente de um if no step. Em códigos e algoritmos (principalmente mais avançados), o while pode ser bastante necessário pra fazer coisas que devem acontecer todo step.
Um exemplo simples que tem na própria ajuda do GM é um código pra colocar um objeto numa posição aleatória vazia:
Ou seja, equanto não está num lugar vazio, vai pra outro lugar escolhido aleatoriamente. Se você colocasse isso no step, seria totalmente diferente. O objeto ficaria pulando de step em step, sendo que o objetivo é ir de uma vez só.
Um exemplo simples que tem na própria ajuda do GM é um código pra colocar um objeto numa posição aleatória vazia:
- Código:
while (!place_free(x, y))
{
x = random(room_width);
y = random(room_height);
}
Ou seja, equanto não está num lugar vazio, vai pra outro lugar escolhido aleatoriamente. Se você colocasse isso no step, seria totalmente diferente. O objeto ficaria pulando de step em step, sendo que o objetivo é ir de uma vez só.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Utilidade do While e Then
"then" é uma palavra-chave herdada de variantes do Basic e do antigo Algol, como o Pascal, por exemplo. Ela quer dizer "então" e serve pra complementar a sintaxe do escopo de uma expressão condicional.
- Código:
if (valor = 0) then // se valor = 0 então
begin // início
end // fim
Desde as primeiras versões o Game Maker aceita a sintaxe Pascal. Isso inclui operadores relacionais, lógicos e de atribuição, também.
:= é o mesmo que =
<> é o mesmo que !=
= é o mesmo que ==
and é o mesmo que &&
or é o mesmo que ||
xor é o mesmo que ^^
not é o mesmo que !
Só pra corrigir o que foi dito aí, trocar while por if não consome nem mais, nem menos processamento. São só maneiras diferentes de construir o código. Se vai gastar mais ou menos processamento, depende do que vai ser feito após (ou enquanto) a condição se tornar verdadeira.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Utilidade do While e Then
aata, agora ta intendido... valeu por explicar! precisando é só falar!...
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