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Como criar teias lançadas por um Homem-Aranha ?

em Sex 12 Jul 2013, 20:46
Estou tentando criar um game do Homem-Aranha, meio baseado nos games antigos de SNS e Mega Drive. Não sei usar muito bem o Game Maker, mas vou me virando e "fuçando" até dar um jeito do personagem fazer o que eu quero que faça, mas na questão de lançar teias eu fico completamente perdido, essa palavra não é exagero. Não tenho a mínima ideia de como por ele pra soltar teias de um jeito que elas grudem nos prédios ou em qualquer lugar que seja. Alguém poderia me dar uma luz nessa situação aí ou pelo menos me dizer o que que eu tenho que ler pra aprender isso ? HUEHUEHE

Talvez apareça alguém aqui me xingando dizendo que fiz alguma coisa errada e que sou novo no fórum e que quando começou não veio aqui perguntando e tentou entender a mecânica do programa. então se eu fiz algo errado, que me perdoem... Abraço
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Re: Como criar teias lançadas por um Homem-Aranha ?

em Sex 12 Jul 2013, 21:14
Não cara, é comum uma pessoa (principalmente um iniciante) ter dúvidas em relação as coisas mais simples de se fazer. Bom cara, o que eu posso te dizer é que você deve criar o objeto teia na posição do "homem-aranha" e fazer uma ponta dela seguir sua posição enquanto a outra fica fixa no prédio. Mas não me lembro exatamente dos códigos, então não postarei nenhum para não falar bobagem.
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Re: Como criar teias lançadas por um Homem-Aranha ?

em Sex 12 Jul 2013, 23:05
No evento Mouse -> Global -> Left Pressed do objeto player, você coloca:
Código:
obj = instance_create(x, y, ponta_teia);
obj.speed = 20;
obj.direction = point_direction(x, y, mouse_x, mouse_y);

Lembre-se de adicionar um sprite ao objeto ponta_teia, de no máximo 5x5 px. Ele será a ponta.

No evento Draw desse objeto, você coloca:

Código:
draw_sprite(sprite_index, -1, x, y);
draw_line(x, y, player.x, player.y);

Para o movimento do player em torno da teia, você precisará estudar o movimento de pendulos. O Vinians fez uma engine de corda, que pode ser encontrada AQUI.

Mesmo assim, talvez você precise conhecer os cálculos do movimento para poder adaptar ao seu jogo corretamente.
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