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Denis Lemos

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[Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Sex 12 Jul 2013, 19:35
ola,gostaria de algumas dicas ou mesmo uma engine ou tutorial que me ajude a criar um sistema de Chunks como os de minecraft,para quem não entendeu ou não conhece ai vai a explicação Happy

basicamente uma forma de guardar todos os objetos em uma ária pré definida,por exemplo 320x320,quais objetos e em que posição dentro de uma área de 320x320,salvar essas informações pra que futuramente eu possa criar todos os objetos daquela determinada área da forma que eles estavam quando foram salvos,assim poderei mexer com infinitos objetos,mas claro,com um numero máximo por vez,não sei se fui claro para quem não conhece o sistema ou o jogo =/

já busquei no fórum por minecraft ou Chunks,mas não encontrei nada,tentei fazer por mim mesmo,mas,não obtive sucesso,pode ser meio primitivo e extremamente ineficaz,mas tentando fazer eu mesmo consegui chegar a um "raciocínio"(não uma solução =/),se tiver alguma forma de salvar algumas variaves de um objeto em um bloco de notas talvez,eu poderia salvar todos os objetos em um bloco de notas,agrupando em  Chunks>id do obj>variáveis(X,Y,speed,direction,etc),assim eu criaria os objetos do Chunks seguindo o id,já que assim que for "carregado" todas as variaveis pros respectivos objetos,eles vão assumir suas respectivas formas e posições.

como falei,é meio primitivo,e talvez nao seja a melhro forma,mas foi o mais longe que cheguei kkkk

des de já agradeço,e qualquer coisa que eu tenha deixado passar em branco por favor perguntem,vlw


Última edição por Daniel Machado em Sab 13 Jul 2013, 15:59, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Sex 12 Jul 2013, 19:37
Mano vai ler tutorias tenta fazer um pac man e e de pois vai fazendo jogos mais avançado e essa é sua primeira mensagem e já vem querendo fazer um minecraft, tem vários tutoriais no forum.
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Sex 12 Jul 2013, 19:56
obriagdo por comentar,entendo e agradeço o concelho Very Happy

postei com essa conta pois perdi a minha outra(essa é a terceira) kkkkk,dei o exemplo de minecraft pois foi o que melhor se encaixo,mas o sistema vai servir pra qualquer tipo de jogo que use criação de terreno aleatório,tenho 3 projetos que ja estão pela metade mas que dependem de um sistema como esse pra funcionar

um é como um jogo chamado terraria,já consegui fazer a criação de terreno aliatorio,porem,no final com uma room relativamente pequena fica com + de 2k de objetos em uma só room,outro projeto é criada uma cidade aleatória,com prédios e ruas,mas de novo,é criado muitos objetos em uma mesma room,e prejudica o desempenho do jogo.

meu gosto pra jogos e por consequência para criar é bem voltado a aleatoriedade,tudo que é gerado em um jogo ou jogos que são gerados aleatória mente me encantão kkkk,pois as possibilidades são infinitas Very Happy,e na teoria seria um jogo com uma "vida" utio bem maior que outros jogos predefinidos.
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Sex 12 Jul 2013, 20:02
Tenho minecraft(original) e terraria(original) e sei como funciona este sistema de chunks cara mais no gm 8 é bem ruim fazer isto por que são muito objeto se tu tiver o GMS vai ser melhor(ou não) pesquise assim: terrenos aleatórios
aqui no forum que deve dar.
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Sex 12 Jul 2013, 20:24
Cara isso é possivel ja vi alguns jogos do game maker que usam esse sistema se quiser posso te mostrar, eu ja tentei fazer, mas e bem complicado isso e bem avançado, tu pode desativar tudo que estiver fora da view e ativar oque estiver dentro, ai pode colocar uma room com tamanho máximo com vários objetos que vai rodar legal o jogo, e fazer um mundo aleatório. Mas o mundo vai ter um limite.
É uma forma fácil de fazer algo assim.

Edit:

Esse jogo aqui foi feito no game maker e usa esse sistema então é possivel fazer.
Vídeo

Caso se interesse por esse sistema que eu citei pode usar este código que eu uso no meu jogo

Código:
instance_deactivate_all(true);
instance_activate_region(view_xview[0]-100,view_yview[0]-100,view_wview[0]+100+view_xview,view_hview[0]+100+view_yview,true);

Vai desativar oque estiver a 100 pixels de distancia da view.

flw
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Sex 12 Jul 2013, 20:31
@willcraft2 escreveu:Mano vai ler tutorias tenta fazer um pac man e e de pois vai fazendo jogos mais avançado
Então, diga alguns tutoriais para ele pesquisar.
Ainda Willcraft escreveu:
essa é sua primeira mensagem e já vem querendo fazer um minecraft, tem vários tutoriais no forum.
Shocked? e desde quando Número de mensagem virou regra para ser novato??? (como MoisésBR dizia) Aff... zangado 


Bom, já fiz um sistema de salve e carregamento de room, em que pegava todos os objetos(que queria) e salvava, criando um arquivo própio do jogo, esse sistema pode ser adaptado ao seu jogo, vou te mostrar um pouco da lógica e prática dele já adaptado para seu jogo, e, sobre a sua lógica:
Sugiro desistir
Chunks>id do obj>variáveis(X,Y,speed,direction,etc)
há uma lógica nele, mas sugio desistir de querer salvar o ID do objeto, porque na hora de carregar, provavelmente carregará com outro, e você não poderá mudar iso, porque não há como escolher o ID(GM8).


Vamos a lógica que criei adaptada à você:

tomarei como exemplo estes valores:
objetos a salvar object_index=1 e 2
area limite x=0 e y=0 até x=320 e y=320

Primeiramente, você quer salvar a posição do objeto, e qual objeto é, em determinada área, certo?
Então, as variáveis a ser salva, serão x, y e object_index, e só serão salvos, aqueles que estiverem dentro dos limites. (caso queira outras variáveis, é só salvar com os mesmos métodos que serão mostrados).

Mas como iremos salvar estes objetos?
Usaremos a função with all para checar e fazer as operações com todos objetos ao mesmo tempo.

1° - Criaremos um arquivo para adicionar as posições dos objetos, iremos usar o método file_text, para salvar e carregar os arquivos.
Código:
arq=file_text_open_write('salveobjs.txt')
para criar o arquivo com os valores dos objetos, arq contém o valor da abertura do texto(algo assim).


2° - usando o with all checaremos se o objeto tal está na posição em que será gravada, e se estiver, o gravaremos:
Código:
with all {if x>=0 and y>=0 and x<=320 and y<=320 and (object_index=1 or object_index=2 )}
este code checa se está na posição, e se é um dos objetos a ser gravado, se for, ele irá executar a ação que criaremos agora.

3° - após ter checado se é valido(e sendo válido), para gravar no txt, vamos salvar todas suas variáveis, e determinar quando acabou de ser escrito as variáveis do objeto:
Código:
file_text_write_string(arq,string(object_index)+','+string(x)+','+string(y))
file_text_writeln(arq)
esse code salvará os valores(objeto. x, y) do objeto no Txt, e para separa um objeto do outro, será avançado uma linha.

Com isso, você conseguirá salvar todos os objetos desejados.


Para carregar, o método será parecido, você deverá usar a função file_text_open_read para carregar o arquivo no modo leitura, puxar os valores usando file_text_read_string e file_text_readln.
tambem deverá separar as variaveis, para fazer isso, você pode usar este script do Jiraya:
http://gmbr.forumeiros.com/t21296-resolvidoseparacao-de-uma-string#160729
é o que uso com algumas adaptações.


Caso haja dúvidas, retorne a perguntar.
Até.
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Sex 12 Jul 2013, 20:46
Cara eu sei q é possível fazer mano eu to criando um jogo assim com meu amigo.

theguitarmaster:
Como é a primeira mensagem dele eu pensei que ele era novato.
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Sab 13 Jul 2013, 15:58
excelente,muito obrigado a todos pelas repostas,me ajudaram pra caramba Very Happy

duvida "exterminada" cheers cheers cheers 

moderadores,podem trancar Happy
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Sab 13 Jul 2013, 16:15
Denada, mas só para complementar:
você me deu ânimo com sua pergunta a criar uma engine,  que fiz, e postei aqui, ela é baseada em minha resposta a sua pergunta, e faz o que disse ali em cima:
http://gmbr.forumeiros.com/t27254-salvar-e-carregar-objetos-em-uma-determinada-area#202144
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

em Qui 05 Dez 2013, 13:28
Creio que possa ajudar:Minecraft Mundo Infinito+Chunks
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Re: [Resolvido]sistema de Chunks como em Minecraft?

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