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[Resolvido]Como criar um Boss ( Scrolling shooter ) ?

em Seg 08 Jul 2013, 21:36
Como faço para criar um Boss Inimigo final em um game de scrolling shooter ?



Tenho duvidas de como fazer os tiros que se espalham, e quando ele aparecer e atirar e fazer com que ele acompanhe.
:S

Ajudem-me por favor !!!
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Re: [Resolvido]Como criar um Boss ( Scrolling shooter ) ?

em Ter 09 Jul 2013, 13:22
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Pra criar várias intâncias de tiro, use vários "instance_create". Você pode criar um objeto-tiro que cria vários objetos-outro-tiro.

Pra ele andar na direção do player, você pode definir uma velocidade e, se a distância entre ele e o player for maior que um mínimo, pôr ele pra andar nessa velocidade. O valor dessa distância mínima, você define. Se a distância é no plano cartesiano, no eixo X ou no eixo Y, você define. Se ele vai pra cima do player ou fugindo dele, você define.

As respostas decepcionaram, eu sei. Você estava esperando que houvesse um código específico pra cada coisa, que houvesse alguma... sei lá... MÁGICA envolvida.
Não, programação é muito assim, tosca mesmo. A mágica fica nos olhos do jogador, que não sabe (ou não se preocupa em saber) que tudo aquilo que está no jogo é só um programa rodando um monte de rotinas.
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Thank U !!!

em Qua 10 Jul 2013, 16:47
saim

Obrigado você me ajudou usei variável distance_to_object de dois métodos, < > ( menor que e maior que ). Fique de um jeito que ela fica se mechendo e deu um efeito bem legal. Também vou utilizar sua dica de criar instancia em uma instancia para fazer tiros espalhados. Estou iniciando na area de programação de jogos mais por enteresse e curiosidade tenho 3 semanas que estou tentando fazer meu jogo de nave scrolling, criei os inimigos uns até atirar, mais eu precisava mesmo era do boss. Muito Obrigado !!!

Código:
if instance_exists(obj_myplane) {
if distance_to_object(obj_myplane)>200 {
direction=point_direction(x,y,obj_myplane.x,obj_myplane.y)
mp_potential_step(obj_myplane.x,obj_myplane.y, 3 , false)
}
if distance_to_object(obj_myplane)<200 {
direction=point_direction(x,y,obj_myplane.x,obj_myplane.y)
mp_potential_step(obj_myplane.x,obj_myplane.y, -1 , false)
}
}



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Att: CRP-Max.

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