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Aula 12 - Blender 3D 2.5 - Extrusando faces dif.

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Mensagem por yrcbry Dom 07 Jul 2013, 13:06

Extrusando faces diferentes
Dif. = diferentes 
XD
O objetivo dessa explanação não é uma modelagem de um objeto clássico, mas sim trazer a luz o funcionamento do comando extrude numa gama maior de possibilidades.
É comum as pessoas quererem começar a aprender um comando modelando uma taça, garrafa, cabeça, espada, etc. Mas elas não se atentam ao fato de que quem fez o tutorial andou um longo caminho para chegar naquele modelo. É importante saber como os comandos funcionam num leque maior de possbilidades, para, num segundo momento você olhar um modelo na rua e pelo menos ter os fundamentos para tentar reproduzí - lo, ainda que seja com uma aparência mais modesta e diga - se de passagem, é geralmente o que acontece.
Para a explicação abaixo, usaremos o modelo trabalhado no tópico anterior.
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Selecionamos a face lateral.
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Aplicamos o extrude (E).
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Movemos o mouse na direção da linha, para fora.
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Clicamos no botão esquerdo do mouse.
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Aproveitamos e extrusamos (E) mais uma vez.
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Movemos o mouse na direção da linha central, para fora.
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Cliquemos no botão esquerdo do mouse
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Agora, selecionemos uma face superior, para quebrar um pouco a sequência de extrudes.
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Extrusamos (E).
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Dessa vez movemos o mouse para frente (cima).
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Clicamos no botão esquerdo do mouse
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Nesse momento, vamos fazer algo diferente, ao invés de darmos outro extrude, vamos usar um pouco do conhecimento absorvido nos primeiros tópicos.
Depois de extrusar, com a face superior selecionada, ativemos o scale (S).
Perceba a distância da seta do mouse em relação ao centro da face selecionada. É imprescindível que a seta esteja um pouco afastada do centro, se ela ficar muito próxima pode tornar o trabalho de redimensionamento muito penoso.
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Em seguida movemos o mouse para o centro do objeto.
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Quando chegar o tamanho desejado, basta clicar no botão esquerdo do mouse
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Em seguida, aí sim, acionamos o extrude (E).
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Movemos o mouse para cima novamente.
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E quando chegar no ponto desejado, clicamos no botão esquerdo do mouse
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Para variar um pouco, vamos selecionar a face de um volume inferior, como mostrado acima.
Aula 12 - Blender 3D 2.5 - Extrusando faces dif. 3d1872da.png.resized
E aplicar novamente o scale ([b style="margin: 0px; padding: 0px;"]S[/b]), lembrando de deixar a seta um pouco afastada do centro da face.
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Movemos a seta em direção ao centro da face para diminuir o seu tamanho.
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E quando chegar no ponto desejado, é só clicarmos no botão esquerdo do mouse.
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