Aula 12 - Blender 3D 2.5 - Extrusando faces dif.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aula 12 - Blender 3D 2.5 - Extrusando faces dif.

Mensagem por yrcbry em Dom 07 Jul 2013, 13:06

Extrusando faces diferentes
Dif. = diferentes 
XD
O objetivo dessa explanação não é uma modelagem de um objeto clássico, mas sim trazer a luz o funcionamento do comando extrude numa gama maior de possibilidades.
É comum as pessoas quererem começar a aprender um comando modelando uma taça, garrafa, cabeça, espada, etc. Mas elas não se atentam ao fato de que quem fez o tutorial andou um longo caminho para chegar naquele modelo. É importante saber como os comandos funcionam num leque maior de possbilidades, para, num segundo momento você olhar um modelo na rua e pelo menos ter os fundamentos para tentar reproduzí - lo, ainda que seja com uma aparência mais modesta e diga - se de passagem, é geralmente o que acontece.
Para a explicação abaixo, usaremos o modelo trabalhado no tópico anterior.
Selecionamos a face lateral.
Aplicamos o extrude (E).
Movemos o mouse na direção da linha, para fora.
Clicamos no botão esquerdo do mouse.
Aproveitamos e extrusamos (E) mais uma vez.
Movemos o mouse na direção da linha central, para fora.
Cliquemos no botão esquerdo do mouse
Agora, selecionemos uma face superior, para quebrar um pouco a sequência de extrudes.
Extrusamos (E).
Dessa vez movemos o mouse para frente (cima).
Clicamos no botão esquerdo do mouse
Nesse momento, vamos fazer algo diferente, ao invés de darmos outro extrude, vamos usar um pouco do conhecimento absorvido nos primeiros tópicos.
Depois de extrusar, com a face superior selecionada, ativemos o scale (S).
Perceba a distância da seta do mouse em relação ao centro da face selecionada. É imprescindível que a seta esteja um pouco afastada do centro, se ela ficar muito próxima pode tornar o trabalho de redimensionamento muito penoso.
Em seguida movemos o mouse para o centro do objeto.
Quando chegar o tamanho desejado, basta clicar no botão esquerdo do mouse
Em seguida, aí sim, acionamos o extrude (E).
Movemos o mouse para cima novamente.
E quando chegar no ponto desejado, clicamos no botão esquerdo do mouse
Para variar um pouco, vamos selecionar a face de um volume inferior, como mostrado acima.
E aplicar novamente o scale ([b style="margin: 0px; padding: 0px;"]S[/b]), lembrando de deixar a seta um pouco afastada do centro da face.
Movemos a seta em direção ao centro da face para diminuir o seu tamanho.
E quando chegar no ponto desejado, é só clicarmos no botão esquerdo do mouse.

yrcbry

Número de Mensagens : 40
Data de inscrição : 25/06/2013
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://yrcgames.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum