Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz
2 participantes
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz
Segundo BRITO, Blender é um software de modelagem e animações 3D de código aberto. Ele está sob a licença GNU-GPL, que permite a qualquer pessoa ter acesso ao código-fonte do programa para que possa fazer melhorias, contando que disponibilize as melhorias na comunidade.
Para facilitar as coisas vamos pensar nos editores. Temos editores de textos como o Libre Office, que nos permite dentre outras coisas, escrever textos, formatar esses textos, alterar as cores das letras, seus tamanhos, ordem de escrita, inserir imagens, rotacionar e redimensionar objetos, importar tabelas e até outros arquivos para dentro do documento.
Com os editores de imagens acontece a mesma situação. Nós criamos imagens, alteramos imagens prontas, mudamos cores, inserimos textos, importamos algum tipo de arquivo externos, mudamos as dimensões,rotação e assim por diante.
O Blender é uma espécie de editor 3-D. Nele nós criamos cenas, objetos, alteramos as propriedades desse objeto, como as cores, dimensões, rotação. Importamos uma série de arquivos externos, escrevemos textos em 3-D dentro outras inúmeras possibilidades.
Existem uma série de características interessantes e de coisas bacanas que podem se executadas no Blender.
Obs: Todos os exemplos mostrados a seguir foram feitos pelo criador desse material. No site do Blender e outros especializados no assunto contém efeitos mais sofisticados e que exemplificam mais amplamente o uso das ferramentas. Imagens com maior qualidade e alguns vídeos podem ser encontrados no site
Modelagem
Fuciona como uma ferramenta de modelagem para propósitos gerais. Seja na criação de maquetes, ambientes internos, mascotes, humanóides e até objetos mecânicos.
Animação
Simulação de Pelos de Cabelos
Simulação de Tecidos
Simulação de Fluídos
Outros Simuladores e Modificadores
Motor de Jogos ( Game Engine )
Para facilitar as coisas vamos pensar nos editores. Temos editores de textos como o Libre Office, que nos permite dentre outras coisas, escrever textos, formatar esses textos, alterar as cores das letras, seus tamanhos, ordem de escrita, inserir imagens, rotacionar e redimensionar objetos, importar tabelas e até outros arquivos para dentro do documento.
Com os editores de imagens acontece a mesma situação. Nós criamos imagens, alteramos imagens prontas, mudamos cores, inserimos textos, importamos algum tipo de arquivo externos, mudamos as dimensões,rotação e assim por diante.
O Blender é uma espécie de editor 3-D. Nele nós criamos cenas, objetos, alteramos as propriedades desse objeto, como as cores, dimensões, rotação. Importamos uma série de arquivos externos, escrevemos textos em 3-D dentro outras inúmeras possibilidades.
Existem uma série de características interessantes e de coisas bacanas que podem se executadas no Blender.
Obs: Todos os exemplos mostrados a seguir foram feitos pelo criador desse material. No site do Blender e outros especializados no assunto contém efeitos mais sofisticados e que exemplificam mais amplamente o uso das ferramentas. Imagens com maior qualidade e alguns vídeos podem ser encontrados no site
Modelagem
Fuciona como uma ferramenta de modelagem para propósitos gerais. Seja na criação de maquetes, ambientes internos, mascotes, humanóides e até objetos mecânicos.
Animação
Desde animações simples, como deslocamento e rotações, até a articulação de personagens e simulações de fluídos, tecidos, corpos rígidos e etc.
Simulação de Pelos de Cabelos
A imagem acima mostra uma esfera partículas tipo Hair, ou seja, cabelo. Foi ativado o HairDynamics, que possibilita dar movimento aos fios quando o corpo principal (esfera) é animada.
Uma característica interessante do Hair no Blender é que você pode penteá-lo em tempo real. Isso mesmo! Você conta com ferramentas que além de pentear os cabelos virtuais, também os enrola, corta e faz crescer. É como ser um cabeleireiro com poderes extras.
A partícula Hair pode ser usada também para simular grama e mesmo reagir com outros elementos, como vento, personagens caminhando ou corpos rígidos que eventualmente colidirão com ela.
Simulação de Tecidos
Permite simular toda a sorte de tecidos, como algodão, cotton, couro e afins.
Na imagem acima o modificador de tecido ou Clothe, como é conhecido, foi combinado com o Hair, para criar o efeito de couro com lã.
Quando visto de perto, podemos atestar a qualidade do efeito criado com a lã e sua deformação combinada com a do tecido.
Os cálculos de deformação do tecido, bem como dos outros modificadores semelhantes são feitos automaticamente. No caso acima, foi colocada uma esfera que levanta o tecido pelo meio.
O tecido também poderá reagir com forças externas, como o vento. é muito fácil criar, por exemplo, aquele efeito de bandeira tremulando ao vento, tão solicitado em materiais de publicidade.
Simulação de Fluídos
Através do modificador Fluid você poderá simular líquidos como água, mel e óleo (pré-configurados) e outros mediante a alteração da configuração dos dados do fluído.
Outros Simuladores e Modificadores
O Blender ainda conta com simuladores específicos de fumaça e gases, explosão, corpos rígidos (tijolos, dominós), corpos flexíveis (borracha), turbulência, magnetismo e afins.
Cruzando-se um efeito com outro, como por exemplo, o Explode com o Smoke pode se chegar a resultados surpreendentes. A necessidade e a criatividade são os dois motores básicos de um trabalho bem feito.
Motor de Jogos ( Game Engine )
O Game Engine é um módulo do Blender que permite a criação de jogos e aplicações 3-D interativas.
Com ele podem ser feitos jogos de naves, de tiros em primeira pessoa, RPGs e afins. Como ilustrado acima, pode ser usado para apresentações em tempo real na área de arquitetura, tanto em ambientes internos decorados como para fachadas e grandes empreendimentos.
Como o Blender 2.5x ainda está sendo desenvolvido, ainda é cedo para tratar de assuntos como interoperabilidade (importers & exporters) e Python script, duas outras características marcantes do programa.
Felizmente existem muitas ferramentas que por sí só garantem a possibilidade de execução de bons trabalhos e diversão garantida.
Última edição por yrcbry em Dom 07 Jul 2013, 12:28, editado 2 vez(es)
Re: Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz
muito bom, vão ter aulas de como usar?
Ps:
não seria, Motor de Jogos ( Game Engine ) ?
flwz
Ps:
yrcbry escreveu:Motos de Jogos ( Game Engine )
não seria, Motor de Jogos ( Game Engine ) ?
flwz
Re: Aula 2 - Blender 3D 2.5 - O que é e o que faz
As aulas práticas vão ser depois,essas auals são apenas apra os iniciantes no Blender.
muito bom, vão ter aulas de como usar?
Ps:yrcbry escreveu:Motos de Jogos ( Game Engine )
não seria, Motor de Jogos ( Game Engine ) ?
flwz
Arrumei o nome pra motor de jogos xD
Tópicos semelhantes
» Aula 11 - Blender 3D 2.5 - Extrusando
» Aula 0 - Blender 3D 2.5 - Introdução
» Aula 6 - Blender 3D 2.5 - Copiando Objetos
» Aula 7 - Blender 3D 2.5 - Rotacionar Objetos
» Aula 8 - Blender 3D 2.5 - Redimensionando Objetos
» Aula 0 - Blender 3D 2.5 - Introdução
» Aula 6 - Blender 3D 2.5 - Copiando Objetos
» Aula 7 - Blender 3D 2.5 - Rotacionar Objetos
» Aula 8 - Blender 3D 2.5 - Redimensionando Objetos
GMBR :: Projetos :: Assets & Recursos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|