[D] - World Adventures

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Nota D [D] - World Adventures

Mensagem por w&sl&y em Sex 05 Jul 2013, 09:39

World Adventures

                                                                  Plataforma:game maker 8 pro
                                                                 
                                                                   Gênero: aventura
                                                                 
                                                                 Descrição
no jogo, você controla um pequeno personagem que já vem em sprites da pasta game maker, você deve matar as aranhas e fantasmas do mal para poder pegar baús secretos pegar diamantes e outras coisas surpresas só que isto não será nada fácil já que você terá de enfrentar nada mais nada menos que 35 fases uma mais complicada que a outra você começa no jogo com 8 balas que podem ser atiradas apertando "space" cada bala mata uma aranha mais existem fases que existem mais de 20 aranhas mais para isto é que eu coloquei a lava que pode te ajudar a matar as aranhas , divirta-se neste jogo muito legal e viciante que foi desenvolvido por este que vós fala.


                                                                  Imagens
                                   
                                   


                                                                  Controles:

                                                                  As setas controla o personagem
                                                                  Espaço atira
                                                                  P pausa o jogo
                                                                  S salva o jogo
                                                                  L carrega o jogo

                                            Download do Jogo: http://www.mediafire.com/download/qgm1vztg0mutmt5/World_Adventures.rar

w&sl&y

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Nota D Re: [D] - World Adventures

Mensagem por Mr.Rafael em Sex 05 Jul 2013, 11:32

AVALIAÇÃO OFICIAL DO JOGO
(por Mr.Rafael)

Tópico / Tela-título:
(Um verbete à vossa senhoria, ó caro e disciplinado amigo.)

O tópico não é um critério de avaliação, mas como ganhei uma partida de truco hoje, vou comentar: está bem simples, mas acho que poderia dar uma caprichada melhor na formatação. Centralizar a figura e as descrições, por exemplo, já deixariam ele bem mais modesto. Isso também ajuda a ser bem visualizado pelos usuários (e pelo Sr.Visitante, que além de não criar uma conta no fórum, ainda é exigente bravo).

Agora, vamos para a tela-título: apesar do nome do jogo ser "World Adventures", não há nada na tela de loading ou na tela-título que realmente confirme isso. No menu, existem os botões de iniciar o jogo, ver a ajuda, os créditos do autor e uma opção de sair. Os botões padrões continuam ativados, o que significa que é possível dar Save/Load instantâneamente, inutilizando os botões S e L (que abrem uma tela para escolher o save). Falando nisso, o S e o L sequer são citados no HELP, bem como as teclas WASD não serem de fato as setas corretas para movimentar o personagem (imagina um fanzão de FPS indo jogar, o coitado vai pensar que é problema no teclado). Rolling Eyes

Jogabilidade:
(Spider-and-man, Spider-and-man, run the faster as you can! | isso só pode ser coisa do homem-aranha!)

No jogo, você controla o Indiana Jones um explorador e deverá atravessar várias portas, desviando das aranhas (infelizmente, elas não são radioativas, o que significa que você não vai subir pelas paredes), dos fantasmas e coletando algumas moedas no caminho. Como podemos ver, o ambiente do jogo faz todo o sentido!

Poderia ter um ambiente que desse um pouco mais de destaque, umas pedrinhas aqui e ali não fariam mal. É desafiante passar das aranhas: usando a barra de espaço, você possui 5 tiros para te dar um apoio. Também é essencial "lurar" as aranhas para o fogo e economizar poções. Não tem problema em correr pela porta com a barra quase no fim, sua saúde sempre será regenerada. Vale lembrar também que o jogo é de vida única, ou seja: morreu, perdeu.

Conversando umas altas paradas no chat com o autor, ele me sugeriu sempre que possível salvar/carregar o jogo, fazendo o clássico truque de save/load (quem nunca deu aquele save state maroto num emulador, que atire a primeira pedra e... peraí, galera, não, NÃO! SOCORRO!). Apesar de existirem os botões S e L, o exploit do F5 e F6 são mais úteis, pois permitem que você carregue o jogo instantaneamente. Você saberá o final do jogo quando ver um folheto no canto inferior esquerdo da tela. Encostar nele dará a mensagem de "Parabens voce zerou o jogo" e voltará ao menu.

Há alguns problemas em relação à barra de saúde: em um nível, o jogador deve andar para a direita para achar a porta, dando um scroll na tela e a barra não segue. Em outro, ela some completamente. É algo fácil de corrigir e melhoraria consideravelmente a experiência (apesar desses pequenos problemas passarem despercebidos, a correção deles podem melhorar e muito um jogo).

A dificuldade também é um tanto quanto questionável: ter uma quantidade absurda de inimigos não torna o jogo difícil, e sim, frustrante. Recomendaria ao autor jogar mais jogos parecidos com este, às vezes isso clareia um pouco as ideias na hora de esquematizar a dificuldade. Mesmo assim, gostei de jogar até o fim, tendo em vista que o save/load torna as coisas muito menos chatas. Happy

Gráficos / Level design:
(Bem amigos da Rede Globo, falamos aqui do estádio do Aranhacã, e o time dos humanos está sendo marcado pelas aranhas agora. Indiana Jones está sozinho na área...)

Os gráficos são os padrões do Game Maker: não são ruins, embora tendam a deixar o jogo com uma fama de "não-original". Mesmo assim, antes os sprites padrões do GM do que alguma bizarrice feita no paint, não é mesmo? Smile

O level design é praticamente inexistente, tendo em vista que o campo do jogo é livre e tanto os inimigos como os tesouros estão espalhados. Acho que o que poderia ser melhorado seria a organização das aranhas, um arranjo que não fizessem elas correrem logo quando a tela carrega. O tesouro também poderia ser colocado em pontos estratégicos, com caminhos imaginários (uma poção em tal lugar, por exemplo). Mas creio que a organização das aranhas seja a parte mais importante nesse caso.

A ideia dos baús que escondem coisas é bem interessante, mas fica meio arriscado por alguns terem aranhas/fantasmas dentro dele. Leve em conta que no jogo você só tem uma vida, seria mais gratificante deixar os baús apenas com tesouros.

Sons / Efeitos sonoros:
(Jogo com aranhas + Mortal Kombat = A Sheeva casou com o homem-aranha?! Surprised)

A música do jogo é do Mortal Kombat. É legal, mas por ser uma música com um fim propriamente dito (ou seja: não foi feita para ser infinita), ela pode cansar o jogador, dependendo do tempo em que ele permanecer jogando.

Só existe um único efeito sonoro no jogo, que é quando você coleta só e exclusivamente as moedas. Seria bom se todos os itens que dão pontos fizessem um som também.

TL;DR / Conclusões finais:
(Bom, acho que não preciso mais colocar sugestão aqui, né?)

É um jogo que me diverti, mas isso porque estava empolgado e tirando umas brincadeirinhas de vez em quando. Creio que a proposta do jogo possa ser reforçada, ou mesmo reformulada, se o autor quiser. É legal jogar para passar o tempo, mas creio que a qualidade do jogo ainda precise de umas melhorias.

Nota:
(Luciano Hulk: A TIM... | Eu: Saúde)

Sua nota é D

o/

Mr.Rafael

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