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Como criar font usando sprite?

em Seg 01 Jul 2013, 19:07
Pessoal alguém pode me passar o link que explica como usar aquelas fonts baixadas como sprite (gif oi png) no game maker? Procurei e não achei aqui no fórum. Como estou afastada faz um tempinho eu até esqueci como faz isso. Lembro que tinha que usar um programa específico que "cortava" a imagem e a deixava padrão americano certo?
Quem puder ajudar eu agradeço. scratch 
obs: eis a font:
http://nfggames.com/system/arcade/fonts/sdi-SDI%20(Sega).png
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Re: Como criar font usando sprite?

em Seg 01 Jul 2013, 19:48
Existe essa função para fazer isto que queres:
font_add_sprite
argumentos:
1° - sprite a usar
2° e 3° - início e fim da cobertura de caracteres(todas - de 0 a 255)
4° - separação de um caractere a outro(pacho que é isto)
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Re: Como criar font usando sprite?

em Ter 02 Jul 2013, 00:25


Eu fiz um resumão sobre isso há muito tempo aqui no fórum, mas o tópico está cheio de erros e não dá pra revisar porque a conta é banida. Anderson, dê uma olhada no link “Fontes personalizadas” na minha assinatura (se for realmente esse). Pus lá para não criar spams no fórum.

Grande abraço.
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Re: Como criar font usando sprite?

em Ter 02 Jul 2013, 21:51
Ok pessoal muito obrigado. Brendan era isso mesmo cara perfeito. Só faltou explicar como usar o bmpfontwriter mas eu desenrolei, vlw!!!
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Re: Como criar font usando sprite?

em Sab 06 Jul 2013, 11:57
Brendan, eu segui o seu tutorial e no final manda utiliza a função draw_set_font antes de escrever o texto, porém, da um erro porque a função draw_set_font da erro porque o único argumento que ela pede é a font e lá, vc põe um monte de coisa '-'
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Re: Como criar font usando sprite?

em Sab 06 Jul 2013, 12:34
FlyAway, acho que antes de vc usar a font, você tem que armazena-la em uma vaiavel, ex:
My_Font=font_add_sprite(sprite,1° char, N sei, separação)

quando você for usar você coloca:

draw_set_font(My_Font)
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Re: Como criar font usando sprite?

em Sab 06 Jul 2013, 12:35
Eu fiz isso '-' , acontece que nesta fonte que quero só há numeros de 0 a 9. Qual seria a forma de fazer a fonte ?
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Re: Como criar font usando sprite?

em Sab 06 Jul 2013, 13:43
desculpe a demora, aonde eu coloquei 1° char, vc coloca 48!

Acho que dá certo
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Re: Como criar font usando sprite?

em Sab 06 Jul 2013, 14:00


FlyAway, o Isaque Onix tem razão. Quando você a função 'font_add_sprite', ela retorna um número pra identificar a fonte. Eu cometi um erro lá. Eu coloquei o código pra adicionar a fonte, mas vacilei em não usar uma variável pra exemplificar.

FlyAway escreveu:Eu fiz isso '-' , acontece que nesta fonte que quero só há numeros de 0 a 9. Qual seria a forma de fazer a fonte ?

Se você for usar só números é só desenhar os algarismos de 0 até 9. O jeito de desenhar é a mesma maneira que a gente usa pra criar strips. Por exemplo:



Depois de salvar o sprite contendo as imagens de 0 a 9, você pode usar o código do jeito que o Isaque Onix colocou:

Código:

// Esse código só se usa uma vez durante o jogo inteiro
My_Font = font_add_sprite(sprite_com_algarismos, ord("0"), true, largura_do_caractere);

"sprite_com_algarismos" é o sprite, claro, e "largura_do_caractere" é a largura de um único caractere (em pixels). O resto o GM faz sozinho.

E pra imprimir o texto usando a fonte, esse aqui:

Código:
draw_set_font(My_Font)
draw_text(mouse_x, mouse_y, "0 1 2 3 4 5 6 7 8 9");
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Re: Como criar font usando sprite?

em Sab 06 Jul 2013, 21:22
Obg, deu certinho.
Mas alguem pode me arranjar uma sprite de uma font estilo a do anderson ? mas com acento e tudo ?
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