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[Trancado] Varias Sprites de um só Objeto

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[Trancado] Varias Sprites de um só Objeto Empty [Trancado] Varias Sprites de um só Objeto

Mensagem por AlexBosquin Dom 30 Jun 2013, 20:46

Fala ae Galera tranquilos? Então eu queria uma ajuda aki pro pessoal avançado no game maker que saiba me ajudar no seguinte:

tenho um spr_icon cujo tem 9 image_index
dai eu fiz o seguinte:

Código:


if x = 160 y = 434 {image_index = 0}
if x = 184 y = 434 {image_index = 1}
if x = 208 y = 434 {image_index = 2}
if x = 232 y = 434 {image_index = 3}
if x = 256 y = 434 {image_index = 4}
if x = 280 y = 434 {image_index = 5}
if x = 304 y = 434 {image_index = 6}
if x = 328 y = 434 {image_index = 7}
if x = 352 y = 434 {image_index = 8}
if x = 376 y = 434 {image_index = 9}


e quero que em cada posição dessa seja um image_index só que como é o mesmo objeto não esta dando fika todas imagens iguais tem como me ajudar?


Última edição por AlexBosquin em Seg 01 Jul 2013, 18:32, editado 2 vez(es)
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[Trancado] Varias Sprites de um só Objeto Empty Re: [Trancado] Varias Sprites de um só Objeto

Mensagem por Utakata Dom 30 Jun 2013, 22:05

Você zerou a image speed ?
Se não, coloca no create:
Código:
image_speed=0
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[Trancado] Varias Sprites de um só Objeto Empty Re: [Trancado] Varias Sprites de um só Objeto

Mensagem por Witen Dom 30 Jun 2013, 22:08

use image_single no lugar de image_index...
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[Trancado] Varias Sprites de um só Objeto Empty Re: [Trancado] Varias Sprites de um só Objeto

Mensagem por theguitarmester Dom 30 Jun 2013, 22:30

Não entendi muito bem o que quer, mas, pelo que entendi, vou responder:

Use o draw para isso:

Código:
draw_sprite(0,0,160,434)
draw_sprite(1,0,184,434)


... e assim por diante...

com isso, irá mostrar todas as imagens na respectiva posição.


seu code está errado, deveria ser assim, presumo:
Código:
if x = 160 and y = 434 {image_index = 0}
if x = 184 and  y = 434 {image_index = 1}
if x = 208 and  y = 434 {image_index = 2}
if x = 232 and  y = 434 {image_index = 3}
if x = 256 and  y = 434 {image_index = 4}
if x = 280 and y = 434 {image_index = 5}
if x = 304 and y = 434 {image_index = 6}
if x = 328 and y = 434 {image_index = 7}
if x = 352 and  y = 434 {image_index = 8}
if x = 376 and y = 434 {image_index = 9}

Spoiler:
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[Trancado] Varias Sprites de um só Objeto Empty Re: [Trancado] Varias Sprites de um só Objeto

Mensagem por AlexBosquin Seg 01 Jul 2013, 14:03

Utakata escreveu:Você zerou a image speed ?
Se não, coloca no create:
Código:
image_speed=0

Cara isso eu fiz é basico!

Witen escreveu:use image_single no lugar de image_index...

cara eu fiz isso mas tbm deu na mesma ;-;


theguitarmester escreveu:Não entendi muito bem o que quer, mas, pelo que entendi, vou responder:

Use o draw para isso:

Código:
draw_sprite(0,0,160,434)
draw_sprite(1,0,184,434)


... e assim por diante...

com isso, irá mostrar todas as imagens na respectiva posição.


seu code está errado, deveria ser assim, presumo:
Código:
if x = 160 and y = 434 {image_index = 0}
if x = 184 and  y = 434 {image_index = 1}
if x = 208 and  y = 434 {image_index = 2}
if x = 232 and  y = 434 {image_index = 3}
if x = 256 and  y = 434 {image_index = 4}
if x = 280 and y = 434 {image_index = 5}
if x = 304 and y = 434 {image_index = 6}
if x = 328 and y = 434 {image_index = 7}
if x = 352 and  y = 434 {image_index = 8}
if x = 376 and y = 434 {image_index = 9}

Spoiler:

eu fiz tudo que você disse mas não resolveu, é necessarrio que eu ponha o y posi vou usar o objeto em varias posições que variam no y tbm! e arrumei o and e tals mas deu na mesma!

O que eu quero é que dependendo da posição a image_index seja diferente nao precisando de cirar uma sprite pra cada um e consequentimente um obj!
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[Trancado] Varias Sprites de um só Objeto Empty Re: [Trancado] Varias Sprites de um só Objeto

Mensagem por saim Seg 01 Jul 2013, 16:36

No seu código, o valor de y não muda. O theguitarmester interpretou que o código estava da forma final e melhorou a forma de escrever. Se há diferença na posição "y", realmente o "and" é necessário.
Mas com o "and" deveria ter funcionado. Seu código prevê todas as possibilidades de posição? Se não prevê, a image_index vai ser a última definida em posição prevista. Lembre-se que o objeto deve estar EXATAMENTE na posição prevista pro código ter efeito.

Você está cometendo um erro na sua última frase. Um único objeto pode mostrar dúzias de sprites na tela, inclusive ao mesmo tempo. Não quer dizer que o código estaria melhor se você tivesse várias sprites de uma única imagem (na prática, não faria diferença), mas é importante - muito importante - saber que um objeto PODE mudar de sprite sem mudar de objeto. sprite_index é uma VARIÁVEL do objeto. Diferente, por exemplo, da id, que é constante.
Além disso, o que vai no draw event não depende da sprite_index nem nada. Por isso você pode mostrar dúzias de sprites a partir de uma única instância de um objeto. Só vai ser meio chato de programar, mas nada difícil.
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Mensagem por AlexBosquin Seg 01 Jul 2013, 17:17

saim nesse caso ai o y não varia! mas como vai ter mais outras 5 posições com 9 index então vai modificar sim esse dai é só um! mas quanto a posição o codigo ta certo e ele esta posicionado corretamente, só que pelo que andei vendo, ele so modifica assim:

quando tiver na posição x e y a index é 0
se tiver na posição 2x e 2y a index é 1

só que ele muda pra todos as outras instancias na room!

o jeito vai ser fazer varias sprites e varios objetos pra poder fazer isso ;-; (o que gera mais alguns mb que no final do game pode deixar ele mais grande e o jogo é um "minigame" não um game HAHAHAHAh xD
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Mensagem por Witen Seg 01 Jul 2013, 17:36

Olha se as imagens estiverem dentro de um mesmo sprite vc tem que usar image_single mesmo!
se você estiver usando o evento Draw é a função draw_sprite para desenhar a imagem index, configure ela assim: draw_sprite(_SuaSprite_,image_single,x,y)

EDIT

Ah porque não usa "." ou a função with para alterar só um objeto especifico? -'
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Mensagem por AlexBosquin Seg 01 Jul 2013, 18:31

Witen escreveu:Olha se as imagens estiverem dentro de um mesmo sprite vc tem que usar image_single mesmo!
se você estiver usando o evento Draw é a função draw_sprite para desenhar a imagem index, configure ela assim: draw_sprite(_SuaSprite_,image_single,x,y)

EDIT

Ah porque não usa "." ou a função with para alterar só um objeto especifico? -'

affraid bounce 

Cara como eu amo essa comunidade (forum) HAHAHAH o pessoal ajuda mesmo usando o draw sprite funfou mesmo! vlw cara te amo s2 HAHAHAHAHAH boas

TOPICO RESOLVIDO

[ENCERRADO]
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