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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[dúvida] como posso optimizar a taxa de FPS no GM?
5 participantes
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[dúvida] como posso optimizar a taxa de FPS no GM?
Bem pessoal, eu não estou tendo nenhum problema assim, porém acho que vou ter futuramente.
então gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer para melhorar o desempenho de fps do game maker em uma máquina? Que não inclua: Retirar efeitos e certos objetos do jogo. desativar objetos fora da view(pois isto já estou fazendo).
Existe alguma dll ou algo do tipo que eu posso usar?(já tentei a clean mem, mas parece que ela melhora apenas o uso da memória RAM do game maker no pc. e só um pouco..., porém eu ainda não usei a função "get mem".)
eu também gostaria de saber se é verdade, que não importa configuração do pc, o fps não melhora em nada? (ex: eu tenho um pc com uma intel 4 chipset family, e 2gb de ram, e outro com 4 gb de ram e uma intel hd graphics 3000(placa melhor), a taxa de FPS entre ambos PCs seria a mesma?
obrigado pela atenção.
então gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer para melhorar o desempenho de fps do game maker em uma máquina? Que não inclua: Retirar efeitos e certos objetos do jogo. desativar objetos fora da view(pois isto já estou fazendo).
Existe alguma dll ou algo do tipo que eu posso usar?(já tentei a clean mem, mas parece que ela melhora apenas o uso da memória RAM do game maker no pc. e só um pouco..., porém eu ainda não usei a função "get mem".)
eu também gostaria de saber se é verdade, que não importa configuração do pc, o fps não melhora em nada? (ex: eu tenho um pc com uma intel 4 chipset family, e 2gb de ram, e outro com 4 gb de ram e uma intel hd graphics 3000(placa melhor), a taxa de FPS entre ambos PCs seria a mesma?
obrigado pela atenção.
rhaian- Games Ranking :
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Re: [dúvida] como posso optimizar a taxa de FPS no GM?
Muito bom ver você se preocupando com o uso da memória muito antes disso ser um problema. O que você pode fazer é exatamente isso: se preocupar. Criou recurso (sprite, path, timeline)? Apague quando acabar. Tem objeto quase inúteis? Verifique se é possível fazer o mesmo jogo sem eles. O código está muito extenso pra fazer pouca coisa? Provavelmente tem um jeito mais inteligente de escrever a mesma coisa.rhaian escreveu:Bem pessoal, eu não estou tendo nenhum problema assim, porém acho que vou ter futuramente.
Você já está no caminho certo. Mas tem mais uma coisa.
Sempre que alguém disser que faz isso ou aquilo porque "é boa prática", APRENDA o que essa pessoa está fazendo. Boas práticas te treinam a otimizar sua programação.
Sim e não. No game maker, a room_speed é definida ao criar o jogo. ela não vai ficar maior que a definida, não importa em que foguete você coloque o jogo. Mas pode ficar menor.rhaian escreveu:eu também gostaria de saber se é verdade, que não importa configuração do pc, o fps não melhora em nada? (ex: eu tenho um pc com uma intel 4 chipset family, e 2gb de ram, e outro com 4 gb de ram e uma intel hd graphics 3000(placa melhor), a taxa de FPS entre ambos PCs seria a mesma?
Se você define a room_speed pra, sei lá, 200 FPS, um foguete pode dar conta disso. Mas uma carroça, provavelmente, vai abrir o bico.
Os 30 FPS default rodam num monte de carroças. Desde que você adote as boas práticas.
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Re: [dúvida] como posso optimizar a taxa de FPS no GM?
Não importa a placa usada, o game maker só realmente usa a GPU quando você usa surfaces, partículas pesadas (como os da Game Cave Effects Engine) e blend modes. Do contrário, ele só pede para desenhar os sprites, que usa no máximo 10% da GPU...o resto vai pra CPU. E o game maker é igual ao port lixosos pra pc do Assassin's Creed 3: Não há suporte total a várias CPUS.
1500 objetos: Cpu 0 a 70%, Cpu1 não usada, 60 fps, GPU a 10%
2000 objetos: Cpu 0 a 100%, Cpu1 a 40%, 40 fps, GPU a 15%.
Ah e não se esqueça: GML é interpreda. Enquanto em C++ você pode fazer 1 bilhão de cálculos em 3 segundos, no GM você pode fazer 10 milhões de cálculos em 3 segundos.
Então o ÚNICO jeito de fazer o framerate melhorar é desativar os objetos fora da view. Os jogos 3d em open world fazem quase a mesma coisa: quando longe da câmera, muda para uma textura de baixa resolução. Quando ainda mais longe, o objeto é desativado. Quando perto, objeto em alta resolução. Isso se chama LOD: Level o Detail.
1500 objetos: Cpu 0 a 70%, Cpu1 não usada, 60 fps, GPU a 10%
2000 objetos: Cpu 0 a 100%, Cpu1 a 40%, 40 fps, GPU a 15%.
Ah e não se esqueça: GML é interpreda. Enquanto em C++ você pode fazer 1 bilhão de cálculos em 3 segundos, no GM você pode fazer 10 milhões de cálculos em 3 segundos.
Então o ÚNICO jeito de fazer o framerate melhorar é desativar os objetos fora da view. Os jogos 3d em open world fazem quase a mesma coisa: quando longe da câmera, muda para uma textura de baixa resolução. Quando ainda mais longe, o objeto é desativado. Quando perto, objeto em alta resolução. Isso se chama LOD: Level o Detail.
Supersonic822- Data de inscrição : 12/03/2013
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Re: [dúvida] como posso optimizar a taxa de FPS no GM?
Tem alguns macetinhos...
- Criar "loops" de alarm ao invés de colocar tudo em um step.
- Trocar os if-else-if por switches
- Usar tiles ao invés de objetos, quando possível
- Usar tiles maiores (tiles ainda gastam memória)
- Mesclar objetos "controladores" (aqueles que são invisíveis e controlam variáveis do jogo)
- Não usar backgrounds enormes
E por aí vai...
Espero ter ajudado
- Criar "loops" de alarm ao invés de colocar tudo em um step.
- Trocar os if-else-if por switches
- Usar tiles ao invés de objetos, quando possível
- Usar tiles maiores (tiles ainda gastam memória)
- Mesclar objetos "controladores" (aqueles que são invisíveis e controlam variáveis do jogo)
- Não usar backgrounds enormes
E por aí vai...
Espero ter ajudado
Brother27- Games Ranking :
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Re: [dúvida] como posso optimizar a taxa de FPS no GM?
Cara eu não uso mais partículas do game maker,XD são meio inúteis pra mim, os efeitos de partículas da game cave são ruins na minha opinião.supersonic822 escreveu:Não importa a placa usada, o game maker só realmente usa a GPU quando você usa surfaces, partículas pesadas (como os da Game Cave Effects Engine) e blend modes.
supersonic822 escreveu:
Então o ÚNICO jeito de fazer o framerate melhorar é desativar os objetos fora da view. Os jogos 3d em open world fazem quase a mesma coisa: quando longe da câmera, muda para uma textura de baixa resolução. Quando ainda mais longe, o objeto é desativado. Quando perto, objeto em alta resolução. Isso se chama LOD: Level o Detail.
rhaian escreveu:
Que não inclua: desativar objetos fora da view(pois isto já estou fazendo).
@saim obrigado pelas colocações, você meio que misturou um pouco e não chegou exatamente onde eu queria, mas ajudou bastante. obrigado
@brother obrigado pelas dicas, mas já conheço e uso todas.
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Re: [dúvida] como posso optimizar a taxa de FPS no GM?
Veja o tutorial a seguir:
https://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos
E lembre-se: se você quiser diminuir o processamento, aumente a memória usada; se quiser diminuir a memória usada, aumente o processamento.
https://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos
E lembre-se: se você quiser diminuir o processamento, aumente a memória usada; se quiser diminuir a memória usada, aumente o processamento.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
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