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Potineska - Jogo Completo

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Potineska - Jogo Completo Empty Potineska - Jogo Completo

Mensagem por fredcobain Ter 26 Abr 2011, 13:23

Prezados,

Finalmente faço a primeira postagem sobre algum jogo que fiz no passado.

Esse jogo foi feito em 2009, depois de uns 2 anos de ausencia no uso do GameMaker. Foi feito em GM7. Mas compilei agora com o GM8 pra disponibilizar um exe mais enxuto (não mudou muita coisa).

A idéia desse jogo foi desenvolver um jogo de plataforma simples (estilo Mario World), com jogabilidade bem suave (mais suave do que o próprio Mario) e com efeitos especiais legais. Acho que consegui.

O jogo foi feito para minha prima de 10 anos, portanto a protagonista é uma Princesa (que na verdade é ela), que tem que salvar um muleke (ok, o enredo não poderia ser muito original senão ela não iria entender srrsrsrs).

Os pontos fortes desse joguinho são:

1 - Jogabilidade suave (entenda-se por suave movimentos não bruscos, e ausência de bugs de movimentações do player).
2 - Itens, poderes e efeitos especiais nos cenários (fogo, motion trail, etc).
3 - Efeitos especiais relacionados ao clima (chuva, relampagos, trovoes, névoa, etc).
4 - Fake 3D (ou seja, uma engine que usa Mode 7) - Aquele efeito 3D falso que o Super Nes utilizava em seus games como Mario Kart (a partir do 4o nível eu uso esse estilo de programação).
5 - Sonoplastia divertida. (os bichinhos fazem diferentes sons qdo são derrotados, fica engraçado).

Para saber mais sobre o Mode 7 (uma alternativa de fazer 3D sem funções primitivas de 3D - Clique Aqui

Segue abaixo algumas imagens do jogo:

Spoiler:

Por conta de alguns efeitos especiais e do uso do Mode 7 (falso 3D), se vc não tiver uma placa de vídeo decente, vc vai se deparar com alguns lags.


Download Link: Potineska
(obs: Não sei pq o MediaFire tá com essa frescura, mas após clicar no link, tem que esperar o contador dos 5 segundos terminar a contagem e depois clicar em "SKIP AD". Lá no canto superior direito da tela. Aff...).

Espero que se divirtam jogando.

Grande abraço,

Fred =)


Edit: Pela dica do amigo Dancity, vou colocar o link pra download entre as tags code:
Código:
 http://www.mediafire.com/?r3sy0xd2o3zgjrl


Última edição por fredcobain em Ter 26 Abr 2011, 15:15, editado 1 vez(es)
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Potineska - Jogo Completo Empty Re: Potineska - Jogo Completo

Mensagem por Dancity Ter 26 Abr 2011, 15:07

(obs: Não sei pq o MediaFire tá com essa frescura, mas após clicar no link, tem que esperar o contador dos 5 segundos terminar a contagem e depois clicar em "SKIP AD". Lá no canto superior direito da tela. Aff...).

Não é o Media Fire, a Forumeiros colocou essa chatisse do Adf.ly
Pra resolver, você pode colocar o Link entre códigos.
Código:
[code] e [/code]

Ou então, eu fiz esse Mini Tuto
Clique aqui

EU não gostei muito do jogo, o menu e a história até que são atraentes, mas a jogabilidade está bem fraquinha.
Mas em geral está ótimo. Nota 8
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Mensagem por fredcobain Ter 26 Abr 2011, 15:10

hummm.... bom saber que é coisa do forumeiros....

valeu pela dica...


Qto ao jogo... vc vai ter q ir passando de fase pro jogo ficar mais interessante.... no começo é bem basico mesmo....


Dancity escreveu:
(obs: Não sei pq o MediaFire tá com essa frescura, mas após clicar no link, tem que esperar o contador dos 5 segundos terminar a contagem e depois clicar em "SKIP AD". Lá no canto superior direito da tela. Aff...).

Não é o Media Fire, a Forumeiros colocou essa chatisse do Adf.ly
Pra resolver, você pode colocar o Link entre códigos.
Código:
[code] e [/code]

Ou então, eu fiz esse Mini Tuto
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EU não gostei muito do jogo, o menu e a história até que são atraentes, mas a jogabilidade está bem fraquinha.
Mas em geral está ótimo. Nota 8
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Mensagem por vinians Ter 26 Abr 2011, 15:39

E ae amigão blz?
Seu jogo está com a engine muito bem feita. Os efeitos estão funcionando direitinho, porem existem alguns bugs, não são bugs que atrapalhem a jogabilidade mas fica meio feio. Por exemplo algumas fazes encontramos inimigos parados em algum lugar vibrando (virando de um lado para o outro rapidamente). Me parace que alguns check-points retornam em locais errados. Isso aconteceu comigo uma vez.

Gostei da apresentação da história do jogo, muito legal.
Os efeitos sonoros estão otimos, principalmente os diversos "gritos" de quando os inimigos morrem.

O grafico do personagem principal (minininha) está com uma sobra estranha embaixo, parece que precisa de uma edição.

Os graficos das fases de um modo geral estão médios. Poderia melhorar bem esta parte.
Basicamente o jogo está bem legal, mas da pra melhorar algumas partes.
Flws!
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Potineska - Jogo Completo Empty Re: Potineska - Jogo Completo

Mensagem por fredcobain Ter 26 Abr 2011, 16:15

Opa. Obrigado pelo feedback.

Realmente preciso confessar que fiquei com preguiça de ajustar os detalhes menores (sombra no sprite, posição de alguns inimigos na fase e até o x e y do checkpoint).... hehehehe....

mas a idéia é mostrar uma engine suave e alguns efeitos mesmo....

Alguns inimigos tem uma IA interessante (como o helicooptero que solta bomba, o fantasminha na fase do castelo).... o foco foi mais nessas coisas mais pontuais....

Mais uma vez obrigado pelos comentários... se um dia eu for botar o jogo no concurso vou gastar um tempinho arredondando esses detalhes.


Abraço,
Fred
=)


vinians escreveu:E ae amigão blz?
Seu jogo está com a engine muito bem feita. Os efeitos estão funcionando direitinho, porem existem alguns bugs, não são bugs que atrapalhem a jogabilidade mas fica meio feio. Por exemplo algumas fazes encontramos inimigos parados em algum lugar vibrando (virando de um lado para o outro rapidamente). Me parace que alguns check-points retornam em locais errados. Isso aconteceu comigo uma vez.

Gostei da apresentação da história do jogo, muito legal.
Os efeitos sonoros estão otimos, principalmente os diversos "gritos" de quando os inimigos morrem.

O grafico do personagem principal (minininha) está com uma sobra estranha embaixo, parece que precisa de uma edição.

Os graficos das fases de um modo geral estão médios. Poderia melhorar bem esta parte.
Basicamente o jogo está bem legal, mas da pra melhorar algumas partes.
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Potineska - Jogo Completo Empty Re: Potineska - Jogo Completo

Mensagem por irlansn Seg 17 Jun 2013, 12:54

Grande Fred, o jogo me parece uma boa releitura do "GM Tutorial - Platform Games" Very Happy
Fico feliz em ver seu primeiro projeto compartilhado conosco.
agora vamos as criticas: 

1 - A jogabilidade está sensacional, muito suave a agradável
2 - Os gráficos, como já disse são uma ótima releitura do famoso "GM Tutorial - Platform Games" investigador
3 - A sonoplastia divertida me fez ficar jogando por muito mais tempo... kkkk quando ouvi pela primeira vez o  "Cara***" dei rizada.
4 - É o tipo jogo para deixar a "prima de 10 anos" ficar jogando para passar o tempo queen
5 - A unica coisa que não me agradou muito foi a mistura de estilos gráficos, pixelArt + modelagem mais bem feita + etc. (mas também não é nenhum crime, apenas um pouco desconfortável para quem joga)


Não sou um avaliador "capacitado" pelo fórum, mas pela quantia de fazes, e todas as outras coisas que sitei daria nota "B"


Irlan flw
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Potineska - Jogo Completo Empty Re: Potineska - Jogo Completo

Mensagem por fredcobain Seg 17 Jun 2013, 14:07

#IRLANSN#,

obrigado pelo reply.

Na verdade o jogo foi feito em 2011 no GM7... hoje acho que sairia algo mais bem acabado (apesar de que a parte gráfica ainda não é o meu forte) hehehehe

Abraço!
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Potineska - Jogo Completo Empty Re: Potineska - Jogo Completo

Mensagem por Tedi Ripper Seg 17 Jun 2013, 19:29

Oi, estou avaliando seu jogo, em breve posto o resultado...

Avaliação por Tedi Ripper
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Potineska - Jogo Completo Empty Re: Potineska - Jogo Completo

Mensagem por fredcobain Seg 17 Jun 2013, 19:57

Calma gente, fiz o jogo em 2009 no GM7 hehehehe
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Mensagem por The Wizard Seg 17 Jun 2013, 20:09

Ainda deseja uma avaliação?... Se você não desejar basta mandar uma mp pro Tedi Ripper...
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Potineska - Jogo Completo Empty Re: Potineska - Jogo Completo

Mensagem por DVictorPS Dom 23 Jun 2013, 20:16

Bem, se a avaliação das pessoas que jogaram foi essa,Sua nota vai ser boa. Sou fraco em gm mais parte gráfica é comigo xD
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Potineska - Jogo Completo Empty Re: Potineska - Jogo Completo

Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 21 Jul 2013, 14:11

Devido ao tempo que esse jogo levou para ser avaliado por outros avaliadores, tomei a iniciativa por avalia-lo por mim mesmo, eis o resultado:


Avaliação  oficial do Jogo


Por: João Van Blizzard



Ideia e enredo:
Parece que a tendencia do momento, está sendo cada vez menor
o interesse dos homens em mulheres frágeis e delicada, o pessoal quer
mesmo mulher de atitude e que esta decidida a fazer de tudo por seu
amor ou quase isso, e ao que parece nem as princesas querem saber
se vão sujar o vestido e ficar toda
suada, em Potineska a princesa tem que passar por fases ao estilo Mario para
resgatar um garoto (que me fez lembrar personagem do pequeno príncipe ) que foi
"sequestrado!?" e cabe a princesa resgata-lo.
mas a tarefa da garota não será fácil pois conta apenas com suas corridas e saltos e alguns poderes como os dos sapos que proporciona um super salto para ajuda-la em sua jornada cheia de perigos e aventura.

Gráfico e som:
O gráfico, está uma misturada de tamanha inconsistência, não ficou legal,
tem sprites que possuem um contorno com mais smooth e outros com
um preto bem nítido como as moedas por exemplos, por falar em moedas,
na parte sonora o som até ficou bom, mas as moedas ganharam um som meio irritante quando tocamos nelas, gostei das vozes dos personagens quando morrem,
fazem um vago humor.

Programação e controles:
Vi poucos problemas na colisão, até estão boas, apenas na primeira fase
subir uma das escadas ficou incomoda, pois situava em um lugar muito
apertado, e tinha um inimigo ali, dificultou um pouco passar aquela parte mas
nada que atrapasse alem disso, a câmera do game deveria ficar mais centralizada,
quando a personagem anda a câmera fica muito fora do foco de vista para frente,
o que dificulta bastante a visão do que vem mais a frente, na segunda
fase foi abusivamente usado partículas excessivas, coisa muito comum
em usuários principiantes, não que seja um problema serio, mas para
computadores de baixa memoria como o meu essa fase sofreu uma perda
considerável na velocidade do jogo, acredito que foi para fazer as nuvens,
existe um tutorial no fórum que ensina a criar nuvens sem precisar de
partículas de maneira simples e funcional.senti a falta de um save ao
passar as fases.

Game play:
A jogabilidade ficou similar a do Super Mario, mas não deixa o jogo
genérico, o jogo parece usar personagens de outros games, alguns
parecem inventados pelo autor (como as bolinhas vermelhas por
exemplo) o sistema de matar inimigos é básico, pula em cima e
mata eles, tem aqueles que tem espinhos que é melhor nem pular
neles, eu joguei 3 fases e a unica habilidade que vi foi um sapo que
da super pulo a princesa, fora isso não vi outros power-ups no jogo,
pelo menos não até onde joguei.

Conclusão:
O ponto mais forte desse jogo fica nas colisões que funcionam muito
bem, por um momento me lembrei dos jogos do Sigiloso tipo o "Kiro Kuro"
enquanto eu jogava esse jogo, acredito que o autor desse jogo tem
um conhecimento que pode fazer jogos com bem mais perspectiva que
esse aqui, a ideia foi razoavelmente boa, não ficou um jogo alienado,
ele tem uma certa lógica, mas ainda acho que o autor pode fazer
muito mais do que mostrou nesse game.

Nota: C

Sugestões:
-Coloque save point no passar de fases
-treine mais organização gráfica, aprender a usar photoshop e
corew draw ajudaria a deixar os gráficos mais harmônicos.
- Coloque uma animação na personagem quando morre, ficaria menos rustico.
-coloque créditos no jogo para saber melhor sobre o quem e o que foi usado no jogo, se é seu ou não.
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