como criar um chefão

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como criar um chefão

Mensagem por DVictorPS em Ter 25 Jun 2013, 21:49

Me ajudem, preciso de um chefão

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Re: como criar um chefão

Mensagem por Meta Ridley em Ter 25 Jun 2013, 22:10

O.K., eu acho que dá pra te contratar. Você vai receber um salário mínimo e não esqueça de rir das minhas piadas.
HASHUAHASHUAHASHUA lol!(começando por esta!Evil or Very Mad)

Tá certo. Primeiro você precisa especificar certas coisas porque senão eu posso dar a ideia de um chefe e você vem depois e diz que ele não combina com o jogo ou o tema. Então vamos lá. É o chefe final? Pode(ou é para ser) ser um monstro? Você quer a jogabilidade da batalha contra ele? É isso? Tipo como derrotá-lo, o ponto fraco, que arma usar...
Se sim eu vou precisar saber como é o jogo, a jogabilidade, o que a personagem faz, o que ela tem, o ângulo da câmera, se 2D ou 3D, etc...

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Re: como criar um chefão

Mensagem por DVictorPS em Sex 28 Jun 2013, 17:52

Meio que eu quero somente como criar a programação pois o chefão e suas sprites eu já tenho

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Re: como criar um chefão

Mensagem por Igor KinGamer em Sex 28 Jun 2013, 18:28

"Somente como criar a programação" geralmente não é uma coisa simples assim. Eu posso pegar sprites ripados do Sonic e dizer que já tenho o sonic e os sprites, só falta programar (coisa básica, fazer todos os movimentos, ações, loops etc).

Nem querendo dá para te ajudar. Por mais chato que isso soe, tenho que dizer (porque não é só você, vários novatos fazem isso): Não se faz um tópico pedindo ajuda assim. Só citando dois motivos:

Ninguém é adivinho. Se você quer ajuda, tem que dar informações. Existem literalmente infinitos jeitos de fazer um chefão, de fazer a inteligência artificial, a dificuldade, os ataques, defesa, movimentos etc etc etc. São dezenas de coisas que você tem que considerar ao fazer um chefão, e você está banalizando, como se não fossem importantes, ao simplesmente pedir "preciso (da programação) de um chefão".

Não peça coisas prontas. Você tem que tentar fazer, desenvolver por você mesmo, e pedir ajuda somente quando chegar a becos sem saída, problemas que você não está entendendo por que acontecem, detalhes que envolvem coisas que você não domina. Se não sabe como começar, tem que estudar, ir criando coisas mais simples, até chegar lá.

Só vale querer ver uma engine pronta se for algo muito difícil, que você não vai conseguir em menos de um ano de estudo e treino. Mas, nesse caso, só se for por curiosidade, para saber como é. Pedir pra alguém fazer uma coisa dessas pra você usar num jogo "seu"... Isso não existe.


Em resumo, se você quer mesmo ajuda, primeiro: tente fazer sozinho; segundo: se não souber como fazer uma parte (e não tudo!), pergunte; terceiro: se perguntar, dê informações, senão, não dá para te ajudar.

Ou então cria um chefinho e vai alimentando.

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Re: como criar um chefão

Mensagem por Brother27 em Sex 28 Jun 2013, 21:39

Vou te dar aquela ideia: estuda.
Sério, fazer um jogo sozinho tem um gosto muito bom. Não tem graça juntar uma engine ali, com outra aqui...

Mas, pra te dar uma luz:
Chefões geralmente tem uma sequência de golpes pré-determinados, ou eles ocorrem aleatoriamente.
Isso quer dizer que, colocando em um step ou alarm, ficaria enorme.
Para encurtar o código, use os User Defined Events, ou alguma coisa do tipo, está em "other".
Só pra dar uma luz mesmo

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Re: como criar um chefão

Mensagem por DVictorPS em Qua 11 Set 2013, 12:20

tá eu posso não ter explicado direito, mais oq eu quero dizer é que eu fiz uma coisa simples, eu fiz para o chefão ir apenas para o lado direito e quando batia num bloco invisivel, ele ia para a esquerda, e enquanto ele ia andando, ele criava instancias com tiros que iam para a baixo e colidiam com o chão ou o player o fazia perder vida, e nele, quando chega-se ao hp=0 quando o player o mata-se, ele sairia da tela. Mais, ao contrario disto, deu tudo certo, mais ele não estava soltando os tiros que eu programei. isso que eu queria que vcs me ajuda-sem. preciso de mais detalhes? '-'

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Re: como criar um chefão

Mensagem por fredcobain em Qua 11 Set 2013, 12:50

mulecada... um passo de cada vez... ninguém aprende a fazer jogos da noite pro dia... (gamemaker é apenas uma ferramenta, não uma cartola de mágico).

Se vc não faz o básico, não vai conseguir nem pensar em como fazer o avançado.

Basicamente, os chefões possuem alguma IA (inteligência artificial).

Antes de mais nada, estude as aulas do Alex FC (veja o link na minha assinatura).

Se vc já fez todas as aulas do Alex FC, vc pode estudar esse tutorial de IA para Chefes:

Tutorial de IA para chefes

Se seu jogo for tipo TDS (top down shooter), esse vai te ajudar ainda mais:
IA Básica de TDS


A resposta sempre vai ser:
- ESTUDE!!!

Não tem graça as pessoas te darem o código pronto, vc nunca vai sair do zero.


Segundo o que vc disse:

vc escreveu:
mais ele não estava soltando os tiros que eu programei.
Isso provavelmente tem a ver com alarmes. Por exemplo: vc pode estar resetando algum alarme no STEP. Ou não está usando uma variável de controle para ver se ele já atirou.



Bons estudos.

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Re: como criar um chefão

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