Pedido - Script de Sistema de zoom!

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Pedido - Script de Sistema de zoom!

Mensagem por !!Game Play!! em Sab 22 Jun 2013, 11:32

Alguém poderia elaborar um script de  sistema de zoom ,  com as seguintes funções ?


  • Quando o Obj_player estiver em movimento a zoom aumenta ate certo limite.
  • E Quando o Obj_Player soltar a seta de controle o zoom vai diminuindo (se aproximando do Obj_Player ) ate o zoom inicial.


Se ainda tiverem em duvida do que estou pedindo posso esclarecer mais depois.

Quem puder ajudar , ficaria grato , abraço!

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Re: Pedido - Script de Sistema de zoom!

Mensagem por saim em Seg 24 Jun 2013, 14:56

Basta usar views. Altere os valores de view_wview[0] e view_hview[0].

create:

Código:
// defina os limites
wMin := ?;
hMin := ?;
wMax := ?;
hMax := ?;
velZoom := ?; // velocidade de aproximação
view_wview[0] := wMin;
view_hview[0] := hMin;

step:
Código:
// verifica se deve aumentar ou diminuir
var mudaZoom, wAlterado, hAlterado;
if (player_está_se_movimentando){
mudaZoom := 1; // positivo = afasta
}
else { mudaZoom := -1; } // negativo = aproxima

// marca qual será o valor se for pra alterar
wAlterado := view_wview[0] + (velZoom * mudaZoom); // largura alterada
hAlterado := view_hview[0] + (velZoom * mudaZoom); // altura alterada

// se for pra alterar, altera
view_wview[0] := median(wAlterado, wMin, wMax);
view_hview[0] := median(hAlterado, hMin, hMax);

saim

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Re: Pedido - Script de Sistema de zoom!

Mensagem por !!Game Play!! em Seg 24 Jun 2013, 15:23

Obrigado man ! 

Mas tipo , eu não entendi muito bem , se não for pedir de mais , poderia fazer uma pequeno exemplo (engine).

Agradeço desde já , te mais.

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Re: Pedido - Script de Sistema de zoom!

Mensagem por saim em Qua 26 Jun 2013, 07:41

FAzer uma engine é um pouco complicado. A maior parte do tempo que estou no fórum, estou longe do game maker.
O que não conseguiu entender? Você sabe lidar com views?

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Re: Pedido - Script de Sistema de zoom!

Mensagem por !!Game Play!! em Qua 26 Jun 2013, 07:57

Eu entendo man , é que eu queria uma ideia de valores , poderia então pelo menos me mandar os códigos com valores atribuídos em uma room de 640x480 ?

Valeu

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Re: Pedido - Script de Sistema de zoom!

Mensagem por saim em Qua 26 Jun 2013, 09:18

Posso fazer valores pra uma room qualquer, se facilita alguma coisa. Não coloquei no exemplo acima pra deixar bem claro que são valores que você vai ter que definir no seu jogo.
Código:
// defina os limites
wMin := room_width / 2;
hMin := room_height / 2;
wMax := room_width;
hMax := room_height;
velZoom := 1.5; // velocidade de aproximação
view_wview[0] := wMin;
view_hview[0] := hMin;
Agora vi que você pode precisar de duas velocidades, uma na horizontal e outra na vertical, pro zoom funcionar direito. Como está, é provável que uma dimensão chegue no máximo/mínimo antes da outra (a menos que a room seja quadrada, o que é pouco provável).

Definir se o playser está se movimentando (aquela condição do "if", no step), já é por sua conta. Arrisco dizer que (se player . x != player . xprevious or player . y != player . yprevious), então há movimento, mas não posso dizer que é a melhor condição.

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Re: Pedido - Script de Sistema de zoom!

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