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perder vida

em Sex 21 Jun 2013, 10:02
Eae gente, eu estou montando meu jogo e tive uma ideia de uma fase ele vai tipo entar em um labirinto e esse labirinto esta toxicado agora a pergunta, COMO FACO PARA PERDER VIDA A CADA 1 MIN?
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Re: perder vida

em Sex 21 Jun 2013, 15:13
Não sei exatamente como fazer isso no modo mais rapido, vou tentar fazer um codigo de acordo com os meus conhecimentos, eu acho que da pra fazer desse jeito: (obs: Não testei o codigo.)

Crie um objeto, e no Create desse objeto coloque esse código:

min = 30;
seg = 59;
alarm[0] = room_speed; //1 segundo

No Evento alarm[0] coloque esse código:

seg -= 1;
if (seg < 0) 
{
  seg = 59;
   If (min > 0) min -= 1;
}
alarm[0] = room_speed;// 1 segundo

No evento Draw coloque esse código:

draw_text(x, y, string(min) + ":" +string(seg));,


Isso pra fazer a contagem do tempo, agora vou tentar fazer que perca a vida:

No evento Step coloque esse código:

If min = 29
{
Vida -= 1
}

If min = 28
{
Vida -= 1
}

If min = 27
{
Vida -= 1
}

If min = 26
{
Vida -= 1
}

If min = 25
{
Vida -= 1
}

If min = 24
{
Vida -= 1
}

If min = 23
{
Vida -= 1
}

If min = 22
{
Vida -= 1
}

If min = 21
{
Vida -= 1
}

If min = 20
{
Vida -= 1
}

E assim sucessivamente, não terminei porque estou dando o caminho e você faz o resto, e tambem porque eu não sei quantos minutos tem seu jogo, acho que esse código é bem simples e fácil de editar... Qual quer duvida pode perguntar...
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Re: perder vida

em Sex 21 Jun 2013, 15:49
é melhor fazer um "resert"  a cada ponto perdido.... assim ele não vai preicsar fazer 4 horas de IF
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Re: perder vida

em Sex 21 Jun 2013, 15:52
Tenta isso:
Create
Código:

vida = 100
gas = false

Step:
Código:

if gas = true
{
alarm[0] = 1800//Cada 30 step é 1 segundo 1800 = 1 minuto
}
Agora no alarm[0]
Código:

vida -= 1

Espero que funciona, eu não to com o gm ou gms aberto.
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Re: perder vida

em Sex 21 Jun 2013, 16:02
Giz uma GMK para você baixar... testei  e estar funcionando!
Exemplo:
----------------------------------------------------------------
no evento create
tempo=0//contador pode usar alarms se quiser, mas prefiro isso
vida= 100
-----------------------------------------------------------------
no evento STEP
tempo+=1; //inicia o contador
if tempo=60*room_speed//se 2... (a cada 1 minuto)
{vida-=1;tempo=0}
-----------------------------------------------------------------



DOWNLOAD
[url=https://www.dropbox.com/s/xqvtfhwt5c4vy5p/perde vida.gmk]https://www.dropbox.com/s/xqvtfhwt5c4vy5p/perde%20vida.gmk[/url]


SEGUNDA OPÇÃO DE download [url=https://www.dropbox.com/s/xqvtfhwt5c4vy5p/perde vida.gmk]AQUI[/url]
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Re: perder vida

em Sex 21 Jun 2013, 16:18
reescrevendo alguns códigos do willcraft2, que apresentou a melhor idéia até agora:
willcraft2 escreveu:Create
Código:

vida = 100
gas = false
alarm[0] = room_speed * 60; //O resultado é o mesmo, mas essa prática facilita sua vida e te permite mudar a room_speed sem mudar o código
Coloquei o alarm aqui, porque senão ele iria ficar resetando o valor a cada step, nunca chegando a zero

Agora no alarm[0]
Código:

vida -= 1
alarm[0] = room_speed * 60; // faltou essa parte, pra perder a próxima vida
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