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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker Empty Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

Mensagem por shatterhand2 Dom 13 Jan 2013, 00:10

Eu tenho visto muitas postagens das dificuldades do pessoal em utilizar o GameMaker, e vim aqui compartilhar algumas dicas que acho qu podem ajudar quem está começando nesse mundo de criação de games. Vocês podem aproveitar ou "desaproveitar" o que quiserem disso aqui, e digo essas dicas baseado na minha experiência de mais de 10 anos com GameMaker, 5 anos como professor de programação e mais de 20 anos como programador.

Se você realmente pretende dedicar um tempo da sua vida para criação de games, seja de como hobby, seja de forma profissional, a primeira e mais valiosa dica que posso te dar é: APRENDA A PROGRAMAR.

Vejo muita gente se metendo a utilizar o GameMaker para fazer coisas relativamente complexas sem ter a menor noção de programação de computadores, e isso complica demais. O GameMaker é um ambiente de programação... ele é voltado para desenvolvimento de games, ele é extremamente amigável e a síntaxe da sua linguagem é bastante relaxada... mas ainda assim é um ambiente de programação.

(Antes de prosseguir, minha dica dentro da primeira dica: Nem perca tempo com a interface drag 'n' drop, parta direto para aprender GML. A interface Drag'n'Drop só vai te fazer perder tempo e entender as coisas pela metade. Ela serve se você quer fazer coisas absurdamente simples, mas pra qualquer coisa com o mínimo de complexidade ela é quase que 100% inútil)

Aprender a programar é algo que necessita tempo, dedicação e paciência. Você não vai aprender a programar assistindo a um vídeo no Youtube, você não vai aprender a programar em 2 horas vendo um tutorial no site. Aprender a programar vai muito além de aprender uma linguagem de programação ou uma ferramenta específica de programação ,tem relação com entender como funciona lógica de programação e criação de algoritmos.

Entretanto, é algo que é possível aprender sozinho. Se você está na idade de entrar no ensino médio e tiver possibilidade para tal, faça um ensino médio com curso técnico em informática. Aprender com um professor que tem experiência e pode tirar suas dúvidas é MUITO mais eficaz e eficiente (Apesar de, às vezes, ser um processo mais lento também). Eu pessoalmente recomendo o Curso Técnico de Informática do Colégio Graham Bell no Rio de Janeiro, que além de ter uma proposta pedagógica extremamente avançada e moderna no seu ensino médio, o curso de informática utiliza o GameMaker dentro do seu currículo (Além do aluno aprender Python, Java, C#, PHP, HTML, Javascript e outras coisas legais, mas isso é outro assunto Very Happy). O custo do curso técnico nesse colégio é bastante acessível, e você tem a vantagem de terminar o ensino médio com uma qualificação profissional que abre portas no mercado de trabalho.

Mas se você não tiver como fazer um curso técnico, existem outras formas de se aprender a programar. A Internet está cheia de mini-cursos, apostilas e tutoriais onde você pode ser uma auto-didata e aprender sozinho. O melhor curso online que eu conheço é esse aqui: http://learnpythonthehardway.org/book/ , mas está em inglês. Caso a língua seja uma barreira, esse aqui é em português e é bastante bom também: http://www.python.org.br/wiki/AprendaProgramar

Repare que ambos utilizam a linguagem Python para te ensinar a programar. Entenda que a ideia aqui não é aprender Python (Você vai acaber aprendendo "por tabela"), mas sim aprender a programar. O GameMaker tem várias coisas legais, mas eu realmente não o considero a melhor plataforma para ser introduzido ao universo da programação por vários motivos que não cabem discutir aqui agora.

Como eu disse, você não vai aprender a programar de uma hora para outra (Na verdade a gente nunca de fato "aprende a programar"... é um processo que nunca termina, você está sempre se aprimorando, sempre desenvolvendo novas técnicas, tendo novas "sacações"..), requer tempo, paciência e dedicação, mas vale a pena. Acredite, perder um tempinho aqui aprendendo técnicas de programação complexas vai fazer seu aprendizado no GameMaker fluir *muito* mais rápido.

Quando você estiver fazendo programas complexos no Python, com muitas estruturas difentes, algoritmos complexos com mais de 200 linhas de programação, você está num caminho bom. Ai de repente pode ser legal partir para aprender o GameMaker de fato.

Quando você começar com o GameMaker, dedique um tempo a entender como ele funciona. Não digo decorar todas as funções e comandos (Algo que é desnecessário, a documentação está lá para ser consultada quando for necessário), mas entenda quais são os eventos, entenda a o que é um objeto e o que é uma instância do objeto, entenda como ele faz a atualização da tela, etc etc. Isso ajuda muito na hora que você estiver desenvolvendo seus projetos.

Antes de partir para fazer o seu "game dos sonhos", faça pequenos projetos para praticar e entender o funcionamento do GameMaker melhor, além de ganhar experiência. Não parta de cara para um projeto ambicioso, faça algo simples, que você possa terminar em uma semana. Isso é essencial, muita gente desiste porque quer correr antes de aprender a engatinhar... faça algo bem simples para começar, para ir ganhando intimidade com o bicho aos poucos. Faça 2, 3 projetos simples, com "designs" bem diferentes para você ter noção das diferentes coisas que você pode fazer. Mesmo antes de partir para seu "Game dos Sonhos", recomendo ler essa postagem do nosso colega de Fórum Saim: https://gmbr.forumeiros.com/t22699-esse-e-seu-primeiro-contato-com-programacao-de-jogos

Quando for pedir ajuda, evite ao máximo utilizar código dos outros. Eu vejo muita gente por aqui chamando de "Engine" um pedaço grande de código que alguém criou, e a pessoa apenas altera gráficos, edita rooms e se diz "Criador de games". Você pode ser um belo editor de fases, mas você não é criador de nada! Quando for olhar o código de outra pessoa, aprenda a LÊ-LO, ANALISÁ-LO, entender profundamente como ele funciona... e então tente reproduzi-lo da SUA FORMA, da forma que você acha mais lógica, partindo do novo conhecimento que você recebeu ao ler esse código. Isso é um processo fantástico de aprendizado, que pode te ajudar muito a fazer coisas mais complexas.

Não tenha vergonha de pedir ajuda, mas tenha vergonha de querer que as pessoas resolvam as coisas pra você. Ser ajudado de verdade é permitir que alguém te mostre o caminho, mas é você quem deve caminhá-lo. Deixar que alguém simplesmente faça por você não te faz avançar em nada. Trilhe seus próprios caminhos, pegue a ajuda dos outros, mas produza seu próprio conhecimento. Evite ao máximo copiar e colar código dos outros, tente entender o que os outros dizem, entenda como as coisas funciona e produza seus próprios códigos. Quanto mais você fizer isso, mais poderoso como desenvolvedor de games você se tornará.

A chave aqui é entender como as coisas funcionam. Se você não sabe como uma função ou propriedade funciona, não a utilize em seus projetos até compreender completamente como ela funciona. Assim você poderá utilizá-la da forma que quiser em qualquer projeto seu.

Por fim, uma uma última dica que serve como desafio também: antes de partir para produzir seu "projeto sonho", tente fazer um game no GameMaker utilizando apenas uma Room. Não utilize sprites, objetos, nada, coloque apenas uma room, programe tudo nela e pronto. Se você conseguir fazer isso (Pode ser um Pong simples, nada complexo demais), é sinal que você já tem um conhecimento aprofundado o suficiente em programação e no funcionamento do GameMaker para conseguir fazer qualquer coisa.


Última edição por shatterhand2 em Ter 10 Set 2013, 08:25, editado 1 vez(es)
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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker Empty Re: Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

Mensagem por theguitarmester Dom 13 Jan 2013, 01:14

Bacana, boa Atitude, agora só Falta vir os Novatos e Tirarem um Pequeno Tempo a Olhar, Mas acho que não serve Apenas para Novato, e sim Para Todos.

em perca tempo com a interface drag 'n' drop, parta direto para aprender GML
Aqui eu Discordo um Pouco, porque a Interface D&D é o que Chama para o GameMaker e Faz você querer continuar, porque esmo você não sabendo, você consegue fazer algo simples e Cheio de erros, mas é Algo.
é muito Mais fácil você Aprender Vendo ícones, e com funções similares Agrupas e de Mais fácil acesso.
há algo que o GameMaker podia Ter, e podia constar no SHOW INFORMATION do objeto, que era mostrar as Funções com seu nome em GML, seria de Mais fácil aprendizado ainda, embora os nomes já são parecidos, mas tem uns bem diferentes como "step Toward(D&D), mp_potential_step(GML)".


entenda a o que é um objeto e o que é uma instância do objeto,
Isto é Algo MUITO IMPORTANTE, você pode fazer jogos sem saber isso, eu já fiz vários, mas quando Aprendi isso(que não faz tanto tempo, um Semestre aproximadamente eu acho), você vai Ampliar seu Conteúdo e Não Vai se Pegar a Diversos erros de Programação por achar que era a mesma coisa.
Spoiler:

Antes de partir para fazer o seu "game dos sonhos", faça pequenos projetos para praticar e entender o funcionamento do GameMaker melhor, além de ganhar experiência.
isso é Muito Importante tambem, tente fazer jogos pequenos, e não tente fazer jogos de Lutas como Mortal Kombat e Street Fighter logo de Cara, comece com o Clássico Pong, ou Akanoid(seria Difícil fazê-los se não Existísse a Funcão Bounce), porque são simples e Legais, com um Tempo você pode Evoluir para um mario(Sonic jamais!! até agora não consigo fazer aquele Sistema de Movimentação dele).


Por fim, uma uma última dica que serve como desafio também: antes de partir para produzir seu "projeto sonho", tente fazer um game no GameMaker utilizando apenas uma Room. Não utilize sprites, objetos, nada, coloque apenas uma room, programe tudo nela e pronto. Se você conseguir fazer isso (Pode ser um Pong simples, nada complexo demais), é sinal que você já tem um conhecimento aprofundado o suficiente em programação e no funcionamento do GameMaker para conseguir fazer qualquer coisa.
Comecei a Fazer isso um Dia, usei o Room>>creation code(só que Usei objeto,que é imposível fazer um jogo com mais de um Frame sem ele, e usei sprite, só que tudo isso era criado no room create, usando as Funções object_add, sprite_add ) e Fui, me Deparei com o erro de Não pode criar nova sprite(com o Colision) sem anexar imagem externa ou sprite já exitente(queria criar sem usar nada externo tambem), mas consegui resolver o Problema usando o distance_to_point. mas só que parei de Fazer para Fazer Outros Projetos.
Agora que Você disse isso, vou voltar a Me Testar agora, não tenho projatos de jogos Encaminhados, então irei fazer isso, e quem sabe se o Resultado for bom, posto o Script Aqui.
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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker Empty Re: Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

Mensagem por luiz_eldorado Dom 13 Jan 2013, 01:25

Muito bom, mas acho que o DnD é importante no começo porque você vê algo funcionando e é maravilhoso. Depois que ver que não dá pra fazer mais nada com DnD, parte pro GML.

Ah e sei criar um jogo em uma room, sem object_add e sem sair do Creation Code, ou seja, sem passar steps do jogo. xD

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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker Empty Re: Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

Mensagem por theguitarmester Dom 13 Jan 2013, 02:35

Sobre o jogo no Creation Code, Depois de Ler esse Tópico deu Vontade de Acabá-lo, e Acabei, fazendo um MiniJoguinho, Aqui está o Resultado(é só colálo no Creation Code da Room):
Spoiler:
o Desafio é Faser 500.
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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker Empty Re: Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

Mensagem por shatterhand2 Dom 13 Jan 2013, 03:02

Da pra fazer sem object_creation
Querem ver um exemplo? Very Happy
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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker Empty Re: Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

Mensagem por theguitarmester Dom 13 Jan 2013, 03:11

eu Sei que se Pode fazer sem o object_add, porém você não poderá avamçar os fps, isto é, Ficará sempre Dentro do 1°passo do GameMaker, Provavelmente fará um jogo de perguntas, Usando o show_message.
pensei um Pouco mais, e percebi que até dá para fazer um jogo sem ser com o show_message, mas mesmo assim você não avançará STEP normal do GM, e terá de Fazer algo MUITO engenhoso para fazer animações e Tais.... Pensei denovo (tô Pensativo!) e não Terá como, porque você não poderá colocar introdução do Teclado ou do mouse(acho eu, não fiz testes) porque ele só se Atualiza no GM após passar o Step, e como ficaria sempre no mesmo... só daria com o show_message e esses eventos que tranca o jogo na hjora(como o file, get_string...).

como seria o Seu Exemplo, seria só com o show_message? se não for, estou querendo Ver!
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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker Empty Re: Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

Mensagem por shatterhand2 Dom 13 Jan 2013, 04:56

Coloque isso no creation code da sua room, que deverá ter 480x480 pixels:

Código:

batx = 20
baty = 320
ballr = 50+random(200)
ballg = 50+random(200)
ballb = 50+random(200)
ballx = 50
bally = 320
ballh = -5
ballv = 0
score = 0
gamespeed = 60
gameruns = true
gameover = 0
while gameruns
{
 
        draw_set_color(c_black)
        draw_rectangle(0,0,640,480,false)
        draw_set_color(make_color_rgb(random(255),random(255),random(255)))
        draw_rectangle(-2,1,479,479,true)
        io_handle()
            if keyboard_check(vk_up)
            {
                baty-=5
                if baty < 20
                    baty = 20
            }
            if keyboard_check(vk_down)
            {
                baty+=5
                if baty > 460
                    baty = 460
            }
            if keyboard_check(vk_escape)
                gameruns = false
        ballx += ballh
        bally += ballv       
        draw_set_color( make_color_rgb(ballr,ballg,ballb))
        draw_rectangle(ballx-4,bally+4,ballx-4,bally+4,false)
        draw_set_color(c_white)
        draw_rectangle(batx-5,baty+-15,batx-5,baty+15,false)
   
   
        draw_text(10,10,string(score))   
        if ballx < batx + 3 and ballx >- batx-3 and ballh < 0
        {
            ballr = 50+random(200)
            ballg = 50+random(200)
            ballb = 50+random(200)
           
            if bally <= baty+15 and bally >= baty - 15
            {
                ballh = 5
                score+=1         
                gamespeed-=2
                if gamespeed < 3
                    gamespeed = 3
                if bally <= baty+15 and bally > baty +10
                    ballv = 8
                if bally <= baty+10 and bally > baty +5
                    ballv = 5
                if bally <= baty+5 and bally > baty
                    ballv = 3
                if bally <= baty and bally > baty -5
                    ballv = -3
                if bally <= baty-5 and bally > baty -10
                    ballv = -5
                if bally <= baty-10 and bally >= baty -15
                    ballv = -8
                                   
            }
        }
            if ballx < - 15
                balllive = false
               
            if bally < 3
            {
                ballv =- ballv
                bally = 4
            }
            if bally > 477
            {
                ballv = -ballv
                bally = 476
            }
            if ballx > 480
            {
                ballx = 480
                ballh = -5
            }
           
        sleep(gamespeed)
        screen_refresh()
        if ballx < - 5
        {
            while gameover < 4000
            {
                gameover +=1
                draw_set_color(make_color_rgb(random(255),random(255),random(255)))
                draw_text(180,180,"GAME OVER")
                screen_refresh()
                sleep(2)
           
            }
            balllive = true
            batx = 20
            baty = 320
            ballr = 50+random(200)
            ballg = 50+random(200)
            ballb = 50+random(200)
            ballx = 50
            bally = 320
            ballh = -5
            ballv = 0
            score = 0
            gameover = 0
            gamespeed = 60
            gameruns = true
        }
 
}
game_end()

Sem sprites, sem objetos, sem nada, apenas uma room.

Eu fiz isso em meia hora. Se parar para fazer com carinho, cuidado e capricho dá pra fazer muita coisa. Só não dá pra fazer som pq estupidamente o GameMaker não te dá acesso ao hardware de som do computador, só permite reproduzir arquivos de som. Um desperdício.

E eu repeti o código ao invés de criar um script para não ter que colocar o código do script aqui também. Assim segue a regra do "Nada alem de uma room".

Claro que fazer um game "caprichado" assim com o GameMaker é pura perda de tempo, mas como exercício é ótimo.


Última edição por shatterhand2 em Dom 13 Jan 2013, 12:54, editado 1 vez(es)
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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker Empty Re: Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

Mensagem por cascavelo Dom 13 Jan 2013, 10:49

Antes de prosseguir, minha dica dentro da primeira dica: Nem perca tempo com a interface drag 'n' drop, parta direto para aprender GML. A interface Drag'n'Drop só vai te fazer perder tempo e entender as coisas pela metade. Ela serve se você quer fazer coisas absurdamente simples, mas pra qualquer coisa com o mínimo de complexidade ela é quase que 100% inútil)
Discordo completamente, a melhor forma de aprender programação é através de fluxogramas, o DnD pode ser visto desta forma, o que auxilia muito o aprendizado.
Meus jogos "mimomee" e "Mr. Toad" são feitos quase inteiramente em DND.
Não importa a maneira que se faz e sim o resultado.
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Minhas dicas para quem está começando no GameMaker Empty Re: Minhas dicas para quem está começando no GameMaker

Mensagem por theguitarmester Dom 13 Jan 2013, 12:38

Seu jogo no Create não Deu Certo, Funcionou, porém não aparece a Bola nem os Obstáculos.

Entendi sua Mecânica, é +o- o que pensei quando disse que não criaria objetos, e não ser apenas com o show_mesage/question.

Não funcionou aqui(como esperado), Só que como você faz para mesmo o FPS padrão estar parado, o Keyboard Atualizar? é por Causa da Função IO_HANDLE Ná, vi que fica Antes, Não sabia como usá-la, já tinha dado uma lida no Manual, mas não entedi muito. é Isso?

Pode ver se Consegue arrumar o jogo, Quero testá-lo com tudo Funcionando para ver o Desempenho.
isso é quase uma Nova Plataforma Criar Assim! tem quie pensar em tudo Diferente, mas usando os comandos GML.
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Mensagem por shatterhand2 Dom 13 Jan 2013, 12:49

Qual sua versão do Gamemaker? Pq aqui funcionou sem problemas... não tem "obstáculos", é apenas ficar batendo a bola contra a parede, enquanto o jogo fica mais rápido.

Repara que a bola é bem pequenininha e ela muda de cor a cada vez que acerta o taco, então pode ser que ela esteja numa cor muito escura, dificíl de enxergar contra o fundo preto.

No GameMaker Studio isso provavelmente não vai funcionar.


Em relação ao que estão falando sobre o DnD ... aquilo é muito bacana se seus códigos tem menos de 5 linhas. Quando você estiver programando com mais de 200 linhas, você só vai se enrolar.

Fluxogramas são úteis para aprender algoritmo, mas só quando eles são legíveis, e aquele troço não é legível. Sem contar que o DnD só te limita.
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Mensagem por Ufrarion Dom 13 Jan 2013, 12:51

Só não dá pra fazer som pq estupidamente o GameMaker não te dá acesso ao hardware de som do computador, só permite reproduzir arquivos de som. Um desperdício.
Posso estar falando bobagem mas o MCI_command dá o controle dos controladores de audio do PC para reproduzir, gravar, etc.

http://en.wikipedia.org/wiki/Media_Control_Interface
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Mensagem por shatterhand2 Dom 13 Jan 2013, 12:57

o MCI_command ainda não deixa você gerar sons, só te dá acesso aos recursos de "media player" do windows.
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Mensagem por Ufrarion Dom 13 Jan 2013, 13:16

Hum, não conhecia isso sobre criar som pela programação, dei uma pesquisada agora sobre isso mas só vejo falar sobre isso em Python, existe algo do tipo em outras linguagens?

Sobre o D&D, NUNCA consegui entender a lógica daquilo, ficava quebrando a cabeça e nunca saia do lugar, até que fui diretamente ao GML somente ai que comecei a criar algo, por minha experiência não recomendo o D&D mas talvez para outra pessoa seja util começar por ela.
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Mensagem por saim Dom 13 Jan 2013, 13:19

Heheh. Eu ia postar que essa de criar um game sem objeto, sprite, nem nada era possível, aí vi o código. Nem testei, mas sei que é possível. Já foi objeto de um desafio aqui no fórum, no tempo em que desafios eram feitos só por diversão. Não lembro quem propôs nem quem resolveu, mas foi de um jeito diferente daquele previsto pelo desafiador, portanto existe mais de uma forma de fazer isso.

Quanto ao DND, eu entendi o que você sugeriu. Se realmente aprendermos a programar antes de fazer jogos, se não colocarmos o carro na frente dos bois, realmente não tem muito sentido usar DND.
Só que o game maker atrai novos usuários principalmente porque promete permitir colocar o carro na frente dos bois.
Foi assim que eu comecei (na versão lite do GM7). Lembro de ter ficado felicíssimo no dia que me disseram que eu podia usar códigos também na versão lite (eu achava que era coisa de versão PRO). "Poxa, então eu posso aprender a programar? Que ótimo!" Mas até então, eu me virava com as limitações do DND e até que pra entender o funcionamento das engrenagens não é uma má idéia.
[edit]Ah, tentar superar as limitações da versão lite sem usar nenhum tipo de crack também foi muito educativo. Taí um bom exercício pra quem está começando. Invente um jeito, mesmo que seja uma gambiarra, de conseguir o efeito que você quer sem usar as funções PRO. (se bem que eu tenho a impressão que com o GMS, isso perde o sentido).


Última edição por saim em Dom 13 Jan 2013, 13:26, editado 1 vez(es)
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Mensagem por theguitarmester Dom 13 Jan 2013, 13:22

Tenho a Versão 8 Pro.

o MCI_command ainda não deixa você gerar sons, só te dá acesso aos recursos de "media player" do windows.
Agorea Entendi o que você quiz dizer, antes tinha pensado "Não se pode executar som em um Só Step??", mas agora entendi, se todos os Recusos tem de ser do jogo, o som não é excessão(tava bobeando aqui!), e já vi falar que não há como criar sons pelo GameMaker.
mas pensei Agora, Pode haver como você criar um CMD que crie um Arquivop de Som, já vi um dia um video no Youtube de um Som sendo criado e Tocado pelo CMD.

Em relação ao que estão falando sobre o DnD ... aquilo é muito bacana se seus códigos tem menos de 5 linhas. Quando você estiver programando com mais de 200 linhas, você só vai se enrolar.
o D&D é bom, você se Adapta aos comandos e a Linguagem(u pouco), e quando você estiver Programando mais de 200Linhas, Você já não será um Iniciante Iniciante(isto é, que a Recém começou.), e para chegar nas 200linhas, você precisa fazer 10, 20, 50, Linhas, e com D&D, ficará muito mais Fácil o Aprendizado.
Se o Unity tivesse um D&D, Talves eu Teria Me Interessado mais em Aprendê-lo, porque veria Resultados(Simples) mais Rápido, podendo se Criar jogos com Ganhou e Perdeu(No Unity só consegui Criar uma Camera que anda pelo Cenário e uma Bola que anda(a bola sem usar o Pacote Física)).
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Mensagem por shatterhand2 Dom 13 Jan 2013, 13:27

Só que o game maker atrai novos usuários principalmente porque promete permitir colocar o carro na frente dos bois.
Foi assim que eu comecei (na versão lite do GM7)

Vc sabe que é por isso que o GameMaker é tão pouco respeitado no meio de "programadores sérios" né?

A maior vantagem do GameMaker é na verdade o seu grande calcanhar de aquiles. Ele e *TÃO* fácil que muita coisa feita com ele é feita por gente que não tem ideia do que está fazendo e faz grandes porcarias.


Em relação a "som na programação".

Qualquer linguagem que te dê acesso ao hardware de som te permite isso. Quando eu programava jogos em MSX Basic, não tinha isso de "carregar sons de arquivos", você podia fazer músicas usando o "piano" do PSG do MSX, ou criar efeitos sonoros através de comandos que geravam ondas.

Esse "joguinho" que fiz ai acima, eu ja fiz a mesma coisa em Pascal (Em Java, em C# e sei lá quantas outras linguagens Very Happy), em modo texto, e dando um "beep" que mudava de tom de acordo com a altura da bola em relação ao taco.

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Mensagem por GameMakerTutoriais Sex 18 Jan 2013, 11:48


Esse tópico deveria ser afixado.

shatterhand2 escreveu:
Só que o game maker atrai novos usuários principalmente porque promete permitir colocar o carro na frente dos bois.
Foi assim que eu comecei (na versão lite do GM7)

Vc sabe que é por isso que o GameMaker é tão pouco respeitado no meio de "programadores sérios" né?

A maior vantagem do GameMaker é na verdade o seu grande calcanhar de aquiles. Ele e *TÃO* fácil que muita coisa feita com ele é feita por gente que não tem ideia do que está fazendo e faz grandes porcarias.

Sem contar as gafes históricas que o GM permite quando o programador tem a possibilidade de mexer no seu computador com a mesma facilidade que usa um drag n' drop. Ótimo pra quem programa, mas pra quem joga não é nada legal... A quantidade de "jogos" que se pode ver pecando na responsabilidade é enorme.

Não é nada raro achar um "jogo" onde o programador simplesmente “pensa” que colocar seu monitor numa resolução AxB na freqüência Y é "melhor" porque "vai ficar mais bonito"... Não é bem assim que funciona. Fora as funções para acessar/alterar o registro, alterar a prioridade do programa (essa é a mais comum de se ver), executar outros programas, etc...

Não é só uma questão de "gráficos, sons ou programação", mas também o comportamento do programa. Isso também requer maturidade e estudo. Até pra usar uma dll de terceiros, a pessoa tem que ter um mínimo de responsabilidade pra procurar saber se ela é confiável ou não.


Última edição por Borderline em Sex 18 Jan 2013, 13:13, editado 1 vez(es)
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Mensagem por theguitarmester Sex 18 Jan 2013, 12:13

Pelo que Entendi, Você querem dizer que o GameMaker é Ruim/Não Bem Visto por Conter Funções para Manipular os Recursos com Maior Facilidade?
Isto é Contraditório, quer Dizer que o Bom seria aquele que não Tem nada? que para fazer um Personagem mover a Direita Precisaria de 50Linhas?

acredito que Não entendi isso Muito Bem.
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Mensagem por shatterhand2 Sex 18 Jan 2013, 14:48

Não é nada raro achar um "jogo" onde o programador simplesmente “pensa” que colocar seu monitor numa resolução AxB na freqüência Y é "melhor" porque "vai ficar mais bonito"... Não é bem assim que funciona. Fora as funções para acessar/alterar o registro, alterar a prioridade do programa (essa é a mais comum de se ver), executar outros programas, etc...

Bom, isso não é exclusividade do GameMaker, eu posso fazer em outras linguagens também.

Pelo que Entendi, Você querem dizer que o GameMaker é Ruim/Não Bem Visto por Conter Funções para Manipular os Recursos com Maior Facilidade?
Isto é Contraditório, quer Dizer que o Bom seria aquele que não Tem nada? que para fazer um Personagem mover a Direita Precisaria de 50Linhas?

Se pra fazer um personagem mover para a direita você precisa de 50 linhas, um idiota nem chega perto.

Se pra fazer um personagem mover para a direita você só precisa arrastar uma icone, o idiota chega perto, faz um jogo em 20 minutos completamente horroroso, e diz pra todo mundo: "OLHA O QUE EU FIZ COM O GAMEMAKER!"

Ai tem trocentos jogos com o GameMaker feitos dessa forma, e quem programa com outras linguagens passa a torcer o nariz pra ele.

Sem contar que a interface do GameMaker e alguns de seus recursos é feito para gente completamente imbecil. Um programador acostumado a IDEs mais robustas olha e ri de algumas idiotices do GameMaker.

E o GameMaker *é* robusto, só que a primeira impressão que ele passa é que ele é pensado pra gente imbecil ou gente que não sabe e não quer aprender a programar.
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Mensagem por Benitz Sex 18 Jan 2013, 15:12

Na moral mesmo, é só não usar o GM Very Happy, o GM é um framework que veio pra ajudar quem não tem tanta experiência a programar jogos assim, dando assim oportunidade para as pessoas suas brincadeiras. Os espertões que se acham os fodões não precisam usar ele, ele é uma ferramenta para aprendizagem de programação de games.

Pelo que eu entendi você é um tipico cara que não curte que outras pessoas tenham mesma vantagem que você. Não curti seus comentários, mas respeito sua opinião.

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