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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Press b key não está funcionando
3 participantes
Página 1 de 1
Press b key não está funcionando
Bem, essa pergunta está, de certa forma, relacionada a essa minha duvida: Problema de colisão porém a questão é distinta.
Eu criei uma variavel global chamada global.jutsu_transformacao setando em 0. Fiz em seguida um evento Press B-Key com as seguintes ações:
Se global.jutsu_transformacao for maior que 1 ele deveria setransformar em um outro objeto e se não ele viraria o mesmo personagem.
Se existir esse segundo personagem ele volta ao normal.
Porém não está funcionando. Ele deveria ganhar 1 ponto em global.jutsu_transformacao porém a colisão não funcionava, então eu tentei setar a variavel para 1 pra ver se era a colisao e não funcionou.
Eu criei uma variavel global chamada global.jutsu_transformacao setando em 0. Fiz em seguida um evento Press B-Key com as seguintes ações:
Se global.jutsu_transformacao for maior que 1 ele deveria setransformar em um outro objeto e se não ele viraria o mesmo personagem.
Se existir esse segundo personagem ele volta ao normal.
Porém não está funcionando. Ele deveria ganhar 1 ponto em global.jutsu_transformacao porém a colisão não funcionava, então eu tentei setar a variavel para 1 pra ver se era a colisao e não funcionou.
Re: Press b key não está funcionando
tenta checar se global.justsu é igual a 1 e nao maior que zero, e se for igual a 1 entao a variavel se torna zero, assim fica melhor, da menos bug xD, ta então se ele tiver o global.justsu ele pode se tranformar mas se ele nao tiver ele se tranforma em o objet_test_ataques, se isso nao esta funcionando no caso se ele ta se transformando em outro objeto, então o problema é que o global.justo_trasnformação nao se torna 1, no caso vc nao deixa a variavel true( digamos assim xD) qualquer coisa vc explica melhor oq esta tentando fazer que eu posso fazer uma enigne ;)
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Re: Press b key não está funcionando
Nesses casos é bom postar ou o GMK ou o conteúdo de "Show Info" (fica na esquerda inferior da janela do objeto). Recomendo a segunda opção, mas coloque em [spoiler] por favor.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Press b key não está funcionando
Desculpem a demora, ai está o conteudo do Show info:
- Spoiler:
- Information about object: object_teste_ataques
Sprite: sprite_naruto_parado
Solid: true
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent: object_chao
Mask:
Create Event:
execute code:
pulo_ativo = 0
atirar_kunai = false
global.direita = true
parado = true
abaixado = false
global.vida = 140
global.chakra = 110
global.jutsu_transformacao = 1
Alarm Event for alarm 0:
execute code:
atirar_kunai = false
Step Event:
execute code:
//gravidade
if place_free(x,y+2){gravity=1} //Se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else //senão
gravity=0 //a gravidade será 0
//---------------------------------------------------------------
//movimentação direita
if keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_left) {//Se a tecla direita for pressionada
if place_free(x+5,y) {
global.direita = true
parado = false
x+=5 //e se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels para frente.
if pulo_ativo == 0 { // se não estiver no pulo
sprite_index = sprite_naruto_corre // troca sprite para corrida
image_speed = 0.8 //troca velocidade de animação para mais lento
} else sprite_index = sprite_naruto_pulo // troca sprite para pulo
}
image_xscale=1 //e o sprite olhará para a direita
}
// soltou tecla da direta, e não está no pulo, troca sprite para parado
if keyboard_check_released(vk_right)
if pulo_ativo == 0 {
sprite_index = sprite_naruto_parado
parado = true
}
//---------------------------------------------------------------
//movimentação esquerda
if keyboard_check(vk_left) && !keyboard_check(vk_right) {//Se a tecla esquerda for pressionada
if place_free(x-5,y){
global.direita = false
parado = false
x-=5 //e se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
if pulo_ativo == 0 { // se não estiver no pulo
sprite_index = sprite_naruto_corre // troca sprite para corrida
image_speed = 0.8 //troca velocidade de animação para mais lento
} else sprite_index = sprite_naruto_pulo // troca sprite para pulo
}
image_xscale=-1 //e o sprite olhará para a esquerda
}
// soltou tecla da esquerda, e não está no pulo, troca sprite para parado
if keyboard_check_released(vk_left)
if pulo_ativo == 0 {
sprite_index = sprite_naruto_parado
parado = true
}
//---------------------------------------------------------------
// pulo
if keyboard_check_pressed(vk_up) {//Se a tecla cima for pressionada
if!place_free(x,y+2){
vspeed=-12 //e se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical irá ser -12, ou seja, ele pulará.
pulo_ativo = 1 // indica que está no pulo, para trocar sprite quando acionar teclas esq ou dir
sprite_index = sprite_naruto_pulo // troca sprite para pulo (necessário se pular reto para cima, sem teclas esq ou dir)
}
}
//---------------------------------------------------------------
// plataforma móvel
if place_meeting(x,y+1,object_plataformaFlutuante) {//se estiver encostando no obj_movimento
friction=0.0
hspeed = object_plataformaFlutuante.hspeed
}//vai parar de escorregar e sua velocidade horizontal vai ser igual a do obj_movimento
//---------------------------------------------------------------
//Abaixado
if keyboard_check(vk_down){
abaixado = true
}
else{
if (keyboard_check_released(vk_down)){
abaixado = false
parado = true
}
else{
parado = true
}
}
//------------------------------
if global.chakra <= 0{
global.chakra = 0
}
execute code:
if (keyboard_check_pressed(vk_space))
{
if atirar_kunai = false
{
atirar_kunai = true
instance_create(x,y-30,object_tiro_naruto_kunai)
alarm[0] = 15
//--------------------------------------------
//IF: Se estiver virado para a direita
if global.direita = true{
instance_change(object_ataque_atira_kunai, true)
}
//fecha IF: virado para direita
//--------------------------------------------
//ELSE: Se estiver virado para esquerda
else{
instance_change(object_ataque_atira_kunai, true)
image_xscale = -1
}
//fecha ELSE: virado para esquerda
//--------------------------------------------
}
}
//instance_change(object_personagem_naruto,true)
Collision Event with object object_paredeInvisivel:
start moving in directions 000010000 with speed set to 0
Collision Event with object object_morte:
if health is equal to 0
sleep 1000 milliseconds; redrawing the screen: true
restart the current room with transition effect
else
set the health relative to -10
set the horizontal speed to -5
Collision Event with object object_plataformaFlutuante:
execute code:
pulo_ativo = 0 // ao colidir com o chão, o pulo não está mais ativo; isto serve para trocar sprite no step
sprite_index = sprite_naruto_parado
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
Collision Event with object object_inimigo2:
if health is equal to 0
restart the current room with transition effect Fade out and in
else
set the health relative to -10
set the horizontal speed to -6
Collision Event with object object_mola:
set the vertical speed to -22
for other object: change the instance into object object_mola_ativa, yes performing events
Collision Event with object objecT_sound_ninja_ataque:
set the health relative to -10
Collision Event with object object89:
execute code:
pulo_ativo = 0 // ao colidir com o chão, o pulo não está mais ativo; isto serve para trocar sprite no step
sprite_index = sprite_naruto_parado
move_contact_solid(direction,12) // retornar ao ponto de colisão para não trancar dentro do bloco
speed=0 // pára de cair
Collision Event with object object_jutsu_transformacao:
for other object: destroy the instance
set variable global.jutsu_transformacao relative to 1
Key Press Event for A-key Key:
execute code:
if (global.chakra >= 60)
{
global.chakra -= 60; //relativo
sound_play(sound_kage_bunshin); //toca o som
if global.direita = true{//se estiver virado para a direita
instance_change(object_rasengan3,true);
}
else {//se virado p/ esquerda
instance_change(object_rasengan3,true);
image_xscale = -1;
}
}
if (global.chakra < 60){
instance_change(object_naruto_sem_chakra,true);
}
Key Press Event for B-key Key:
if global.jutsu_transformacao is larger than 0
set variable global.jutsu_transformacao relative to -1
change the instance into object object_transformado, not performing events
else
change the instance into object object_teste_ataques, not performing events
if number of objects object_transformado is Larger than 0
change the instance into object object_teste_ataques, not performing events
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