Movimentação de RPG detalhada

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100% Movimentação de RPG detalhada

Mensagem por Andrés em Ter 28 Maio 2013, 10:03

Olá amigos do GMBR, antes de tudo queria dizer que os tutoriais daqui são bem lega... corta essa!!

Mas sério, os tutoriais daqui são f%$*&, da vontade de sair testando tudo a todo o momento, mas então, sou iniciante, paciência é um jogo interessante do Windows...

Vasculhei aqui e tenho um projeto de RPG no papel já, queria passar para o Game Maker, então peguei um tuto aqui de movimentação de personagem, utilizando diferentes sprites, esse aqui:

http://gmbr.forumeiros.com/t26716-stutorialmovimentacao-basica-para-jogos-de-rpg

daí vem a duvida, tenho mais de um sprite na movimentação para a esquerda, ex:
personagem movendo o pé esquerdo, movendo o pé esquerdo mais alto, daí para, move o pé direito, o pé direito mais alto e encerra o movimento.

Como faço para encaixar esses outros sprites nesses intervalos de movimento?

Seria:

Para esquerda

//ESQUERDA

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_left)
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
//ACRESCENTAR OS OUTROS SPRITES LOGO AQUI EMBAIXO ?, EX:
sprite_index=spr_plauer_left_walk2
sprite_index=spr_plauer_left_walk3
sprite_index=spr_plauer_left_walk4
//SERIA MAIS OU MENOS ASSIM ?? lol!
image_speed=velocidade_sprite

obrigado!

}


Andrés

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100% Re: Movimentação de RPG detalhada

Mensagem por Super Games em Ter 28 Maio 2013, 12:34

Caramba!
Você usou meu tutorial?Me senti massa agora xD
Bom o tutorial, mas a formatação deixa a desejar, e quanto a parte dos exemplos de sprites a serem acrescentados, reparei um erro:plauer

Super Games

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100% Re: Movimentação de RPG detalhada

Mensagem por Andrés em Ter 28 Maio 2013, 13:51

Então, seria mais uma pergunta, duvida, queria adicionar outros movimentos aos sprites, já que ja tenho tudo aqui, ex: nao ficar só com os 4 sprites padrões, saca ?

Andrés

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100% Re: Movimentação de RPG detalhada

Mensagem por moisesBR em Ter 28 Maio 2013, 14:30

ve se esta engine ajuda:
https://www.dropbox.com/s/keogst5kkx0zf80/8%20lados.gmk
by mois! XD

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100% Re: Movimentação de RPG detalhada

Mensagem por Andrés em Ter 28 Maio 2013, 15:10

Olha cara, não era exatamente o que eu queria, mas isso vai me ajudar muuuito, valeu ein Very Happy e valeu pela paciência
é que acho que minha explicação ta uma merda, bom vamos lá:

eu fiz apenas um personagem com sprites: 4 parado, 4 andando, para os quatro lados e tal, mas quando eu movimento ele, ele vai deslizando e nao movendo as pernas, tenho os outros sprites dele do tipo:

indo para a esquerda: parado, movimentando a perna esquerda parando movimentando a perna direita, fim.

Sabe? dar vida na forma de andar, meio que uma animação, dar o movimento e não deslizar, para utilizar os outros sprites, se puder me ajudar, agradeço Laughing

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100% Re: Movimentação de RPG detalhada

Mensagem por moisesBR em Ter 28 Maio 2013, 18:21

Se desejar... me dê um up(+)!---------------------------------------------------->
Oxe é só colocar aonde movimenta algo tipo:
image_speed=0.25 e image_speed=0 quando parado! é claro que a imagem em questão deve ter mais subimagens... ou poder apontar para ela antes com um image_index=SeuSpriteAnimado.

Para animar a imagem defina o valor do image_speed na ação desejada(a seta de movimento)!
vou usar como exemplo os codes que estão na engine:
(vou colocar apenas a primeira linha para testes)
Na engine está assim:
Código:
//Movimento
vel=5
if keyboard_check(vk_right)x+=vel
adicione isto:
image_speed=0.25}; else image_speed=0;

Resultado:
Código:
//Movimento
if keyboard_check(vk_right){x+=vel; image_speed=0.25}; else image_speed=0;
Crie umas imagens a mais com algumas variações (pode inclusive numera-las no editor para visualizar)

Ps: veja a engine do concurso! talvez consiga entender ele possui essa animação!
veja aqui o que tem lá:
Código:
{
/* Mudar sprites (Sprite-Subimage-Speed) */
sprite_index = p1_rg
image_index = 1
image_speed = 0.3
/* Direção (180 = Esquerda/0 = Direita/90 = Cima/270 = Baixo) */
direction = 0
speed = global.pspeed
}

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100% Re: Movimentação de RPG detalhada

Mensagem por Andrés em Qua 29 Maio 2013, 00:48

Ah sim, foi o que tentei, tentei usar IFs para as velocidades e tal e lançar cada imagem, mas nao sabia muito bem por onde começar, valeu, ajudou muito Very Happy

Vou tentar aqui, posto o resultado depois :DD

Andrés

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