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Cambalinho

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cenarios aleatorios

em Qui 23 Maio 2013, 06:28
Como vai galera do GM gostaria muito de saber como construir um cenario estilo minecraft em 2D... que quendo nos pressionarmos com alguma tecla ou clicar com o botao direito doo mouse em (NOVO MUNDO... DE PREFERENCIA ESSE) ira survir um novo mundo mas diferente ao anterior... vcs podem me ajudar detalhadamente? Laughing
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Re: cenarios aleatorios

em Qui 23 Maio 2013, 08:53
nunca joguei minicraft 2D, mai vi algumas imagens e parece ser de plataforma né?

Bom, você pode fazer assim:
Código:
size=16//tamanho do sprite ex: 32x32 você coloca 32
for(xx=0; xx<room_width; xx+=1)//0 é aonde começa a criar (do inicio da room) e room_width é o fim da criação
for(yy=room_height-150; yy<room_height; yy+=1)//a mesma coisa do xx, mais o room_height-150 define um ponto 'em baixo' pois é um jogo de platform ;)
{
if(random(100<=50)){//randomiza a criação
instance_create(round(xx/size)*size,round(yy/size)*size,'Nome do objeto (chão)')//cria o objeto chão
}}

fiz de cabeça porque estou saindo, mais qualquer erro avisa ;)
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Re: cenarios aleatorios

em Sex 24 Maio 2013, 18:15
Ei pode me dar um exemplo substituindo os yy e xx?Sou novato
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Re: cenarios aleatorios

em Sab 25 Maio 2013, 12:00
não sei porque o 'random do codigo a cima parou de funcionar aqui, intão fiz esse:

Código:
size=16//tamanho do sprite ex: 32x32 você coloca 32
for(xx=0; xx<room_width; xx+=16)//0 é aonde começa a criar (do inicio da room) e room_width é o fim da criação
for(yy=room_height-150; yy<room_height; yy+=16)//a mesma coisa do xx, mais o room_height-150 define um ponto 'em baixo' pois é um jogo de platform ;)
{
C=choose(0,1)
if(C=0){//randomiza a criação
instance_create(xx,yy,'Nome do objeto (chão)')//cria o objeto chão
}
}

bom meu amigo, você não precisa mudar o xx e nem o yy, essas variaveis só armazenam a posição que o 'Nome do objeto (chão)' vai ser criado, você só precisa mudar:

'Nome do objeto (chão)' = para o nome do seu objeto que será o chão
16//tamanho do sprite ex: 32x32 você coloca 32
e depois colocar no create de algum objeto
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Re: cenarios aleatorios

em Ter 28 Maio 2013, 18:33
colega como eu coloco cores diferentes no meio do cenario?E como eu faco pra ficar aleatorio Ex: eu clico no restart ou aperto espaco e o cenaro muda?
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Re: cenarios aleatorios

em Ter 28 Maio 2013, 18:54
com esse codigo que eu te passei tem que dar restart na room, mais pra imagem do objeto ficar aleatoria, é só usar o:

choose(x)//você pode colocaar varias opções no lugar de x para o gm escolher aleatóriamente
ou o
irandom(x)//randomiza com numeros inteiros, util se o caso for imagem (image_index)

exemplos de uso:

sprite_index=choose(spr_1,spr_2,spr_3)
image_index=irandom(5)

[edit]
coloca isso no step do seu 'objeto chão':

Código:
if(keyboard_check_pressed(vk_space)){
nx=random(room_width)
ny=random_range(room_height-150,room_height)

if(place_free(nx,ny)){x=nx y=ny}
}
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Re: cenarios aleatorios

em Ter 28 Maio 2013, 20:04
Tópico movido, preste mais atenção ao postar, procure sempre a seção correta, CRP-Max.
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Re: cenarios aleatorios

em Ter 28 Maio 2013, 20:34
e como colocar skins nos blocos tipo terra areia e pedra?
Eu ja tenho as skins comigo mais quero saber como as coloco
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Re: cenarios aleatorios

em Ter 28 Maio 2013, 20:45
não intendi muito bem, isso não seria sprites ou imagens?
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Re: cenarios aleatorios

em Ter 28 Maio 2013, 21:27
Sim sim exatamente gostaria de deixar com cores variadas n so uma compriende?
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Re: cenarios aleatorios

em Ter 28 Maio 2013, 21:38
@Isaque Onix escreveu:choose(x)//você pode colocaar varias opções no lugar de x para o gm escolher aleatóriamente
ou o
irandom(x)//randomiza com numeros inteiros, util se o caso for imagem (image_index)

exemplos de uso:

sprite_index=choose(spr_1,spr_2,spr_3)
image_index=irandom(5)

[edit]
coloca isso no step do seu 'objeto chão':

Código:
if(keyboard_check_pressed(vk_space)){
nx=random(room_width)
ny=random_range(room_height-150,room_height)

if(place_free(nx,ny)){x=nx y=ny}
}
eu citei isso logo a cima
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