[C] - A Ciranda de Ferro

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Nota C [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Gonçalves em Qua 22 Maio 2013, 23:35

Nome: A Ciranda de Ferro (Chateiros entenderão xD)

Plataforma: Game Maker 8

Gênero: Ação 3D

Descrição: Você está em seu tanque T-Defender no meio da floresta inimiga. Tente sobreviver o máximo possível. O helicóptero aliado o suprirá com munição e cura. Tem um highscore online onde podemos ver quem sobreviveu por mais tempo.

Controles: WSAD para movimentar; Mouse atira; Scroll para dar zoom; Segure o botão direito do mouse para levantar o canhão, e pressione o botão esquerdo para atirar). Não atire se o canhão não estiver muito em pé senão a explosão pode o atingir. Pode destruir árvores também. ESPAÇO para deixar minas no chão.

Andamento: 60%

Imagens:  










DOWNLOAD - DEMO #5.1 (2.6mb)




Changelog:

Spoiler:
DEMO #1 (23/05/13)


  • Início do projeto


DEMO #2 (24/05/13)


  • Neblina adicionada
  • Sons (tiro, tiro sem munição, tank acelerando) e música
  • Cutscene inicial atualizada
  • Possibilidade de mudar a resolução pressionando setas ESQUERDA e DIREITA.


DEMO #3 (25/05/13)


  • Novas texturas, um pouco mais escuras
  • Novo modelo para os tanques
  • Novos sons
  • Cenário aumentado em 50%
  • Efeito de fumaça para tanques com pouca vida
  • Efeito de explosão nos tanques
  • Tanque vira mais rapidamente se não estiver acelerando
  • Nova barra de vida


DEMO #4 (26/05/13)


  • Canhão (segure o botão direito do mouse para levantar o canhão, e pressione o botão esquerdo para atirar). Não atire se o canhão não estiver muito em pé senão a explosão pode o atingir. Pode destruir árvores também.
  • Travamento nas extremidades do mapa amenizada.
  • Intro (pode-se passar pressionando qualquer tecla).
  • Não há mais a necessidade de carregar os arquivos do jogo sempre que for jogar novamente.
  • Mudança de resolução durante o jogo removida provisoriamente.
  • Bug dos tanques travando das árvores consertado.


DEMO #4.1 (26/05/13)


  • Novo ícone
  • Tela se ajusta automaticamente à resolução do monitor
  • Bug da tela de fim de jogo consertado


DEMO #5 (28/05/13)


  • Torres também podem ser destruídas com o canhão
  • Torres e árvores "desabam" ao serem destruídas
  • Bug da colisão não detectada consertado
  • Bug do travamento inesperado consertado
  • Mira do canhão no chão indicando onde a bomba vai cair
  • Minas (ative-as pressionando ESPAÇO -- elas não te afetam, apenas aos inimigos -- elas vêm junto com os mísseis nas caixas)


DEMO #5.1 (0/3/06/13)


  • Seleção de idiomas (PT-BR, inglês e espanhol)
  • Carregamento mais rápido



Última edição por Gonçalves em Dom 01 Set 2013, 12:43, editado 10 vez(es)

Gonçalves

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por kalew.nicholas em Qui 23 Maio 2013, 09:36

Gostei do seu jogo! A idéia é muito boa.
O jogo ainda está em andamento, então eu creio que você irá melhorar muito este jogo.

Você pode melhorar:

- Os gráficos, tipo, colocar um céu, e tentar "esconder" as bordas. Também pode melhorar os tanques. Os gráficos estão muito bons, considerando que o GM tem pouco suporte para 3D.
- A movimentação, que está um pouco travada em algumas partes.
- E claro, colocar os sons assim que puder.

O jogo é muito difícil, por isso eu gostei. Enfim, este será mais um ótimo jogo seu!

kalew.nicholas

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por moisesBR em Qui 23 Maio 2013, 12:59

Gostei da animação e das legendas. tem um game antigo que joguei que poderia te dizer o que estou tentando dizer: "Battle tanks 2"

Algumas coisas que eu gostaria se der:
-os tanques devem ser mais desenhados digo... mais parecidos com tanques
-as torres parecem atirar contra a gente.
-os inimigos que atiram estão invisiveis
- inimigos mais lentos um puco
-o campo deve ser maior para podermos respirar(fujir e traçar estrategias)
-construções onde os tiros não passem
-sons nos tiros

No mas por ora... tá ficando bom!

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Gonçalves em Qui 23 Maio 2013, 21:54

Atualizei o jogo, agora demo #2. Ver changelog no tópico!

Gonçalves

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por NPH em Qui 23 Maio 2013, 22:14

Cara! seu game tá muito mais dahora do que meu Black Tank 2!!!
Parabéns!!!!
Não durei 1 minuto jogando... Mas isso não me desanimou pois fiquei 45 minutos rindo e jogando de seu jogo (nem tô admitindo que estou invejado de seu jogo ser melhor que o meu).
Continue ele!

NPH

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por JoaoVanBlizzard em Qui 23 Maio 2013, 22:45

Está caprichando em seu jogo Gonçalves , gostei bastante da forma criativa que você está usando para construir o jogo, tá um tiroteio e tanto, uma sugestão é criar um impacto quando os inimigos são atingidos ou deixa-los brancos quando atingidos, ou sair uma fumaça durante os impactos, achei que pode treinar mais a modelagem dos tanques (caso não tenha sido proposital) e trocar as texturas dos tanques inimigos (que parecem feitos de magmas), mas acredito que tendo em vista trabalhos anteriores seus , ainda as coisas desse jogo são provisórias ao meu ver, para primeiro jogo 3D você está indo bem, seria legal uns helicópteros voando lançando tiros em outras fases, fases no deserto também seriam legais .

JoaoVanBlizzard

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Gonçalves em Qui 23 Maio 2013, 22:59

Esqueci até de comentar os comentários (hã?).

Haha, mas vamos lá:

#kalew.nicholas

Então, tô tentando bolar uma forma de esconder as bordas de um jeito que fique bonito, e que também o tanque não fique travando quando bate lá. Sobre o modelo tô tentando providenciar desde o começo, esse é provisório.

Sobre a movimentação creio que esteja falando justamente do que citei acima (nos extremos da fase). Já adicionei sons nessa demo #2, mas pretendo adicionar mais.

#moisesBR

As torres justamente disparam contra VOCÊ, não o inimigo. Os inimigos não estão invisíveis, é que a altura das balas estava desalinhada com a altura da torre, mas já consertei.

#PHProductions

Valeu cara! Lembre-se que me inspirei no seu jogo! xD

#JoaoVanBlizzard

Tentei adicionar efeito de poeira atrás dos tanques mas não ficou bom. Explosão ainda não tentei mas vou criar. Minha ideia na verdade é diminuir essa bala, porquê ela será a metralhadora, e terá uma lança granadas, aí já vou inserir um explosão legal.

Sobre as texturas dos inimigos, tá pessimo mesmo, é que não achei nada melhor. What a Face

E sim, comecei o jogo ontem, e a mexer no 3D direito anteontem. Tem uma penca de coisa que não faço ideia de como fazer apesar de já ter pensado sobre.

Até que é uma boa fazer com que, depois de um tempo apareçam helicópteros, talvez até inimigos diferentes, mas precisaria criar um sistema de mira pra isso (pro tanque poder olhar pra cima).

Esqueci até de agradecer mas obrigado pelos comentários! sorrindo2

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por soueunox em Sex 24 Maio 2013, 08:18

Top 1 *___*
Testando DEMO #2

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Gonçalves em Sab 25 Maio 2013, 23:20

Demo #3 já tá no tópico. Novidades no changelog! Cool

Obrigado.

Gonçalves

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Mr.Rafael em Sab 25 Maio 2013, 23:45

E aí, Gonçalves? Estou comentando porque você pediu no chat e achei bem legal o nível de desenvolvimento até aqui.

A proposta do jogo de sobreviver o máximo possível é bem divertida. Claro que ainda há um longo caminho pela frente, já que o jogo ainda falta conteúdos como fundo e objetos/texturas melhores. Mesmo assim, da primeira demo para esta foi um bom salto. Os efeitos de explosão e a fumaça que sai do tanque quando ele está prestes a explodir dá um bom dinamismo, e sinto que vai melhorar bastante em possíveis futuras versões.

O cenário, apesar de eu sentir que ele foi aumentado, ainda pode ter um bom tamanho e as árvores não combinam muito bem. Sendo seu primeiro contato com 3D, os resultados estão melhorando aos poucos. Ainda está longe de ser concluído, mas com calma e dedicação você chega lá.

É isso. Boa sorte com o projeto. Happy

o/

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por NPH em Sab 25 Maio 2013, 23:48

Gonçalves fui atacado por um exército de tanques!!!!!!

Morri na frente de uma caixinha de vida...


Última edição por PHProductions em Sab 25 Maio 2013, 23:51, editado 1 vez(es) (Razão : faltou algo...)

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Gonçalves em Sab 25 Maio 2013, 23:54

#Mr.Rafael

Pô, vou tentar melhorar isso. Quanto às travadas no canto da tela já resolvi, não tá mais travando tanto...

#PHProductions

Você não pode ficar fugindo direto, senão acumula, HAUHUAUHA.

Gonçalves

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por NPH em Sab 25 Maio 2013, 23:56

Gonçalves escreveu:
#PHProductions

Você não pode ficar fugindo direto, senão acumula, HAUHUAUHA.
Saiu fora de controle!!!!!!!!! Eu tava conseguindo me manter vivo, mas aí não deu mais... Comecei a fugir e atirar até que não deu mais e BOOOOOOM! Morri em frente a uma caixinha de vida...

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Gonçalves em Dom 26 Maio 2013, 15:48

Demo #4 já tá no tópico. Novidades no changelog! Cool

Obrigado.

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Livsk em Dom 26 Maio 2013, 16:21

O jogo está bom Gonçalves.

Achei bem feito o modelo do tanque, mas poderia dar uma melhorada nas texturas. Uma melhorada no cenário ficaria legal. A jogabilidade está boa, gostei do sistema de batalha, a colisão também está boa.

Talvez ter mais tipos de munições, uma barra de "shield" que evitasse um tiro por exemplo e demorasse um tempo até ela encher.

Boa sorte com o jogo.

Flw

Livsk

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por moisesBR em Dom 26 Maio 2013, 17:58

Opa já melhorou! por enquanto o tanque está bom.

Sugestões:
-Poderia a retirar provisoriamente levantar a mira, a não ser que tenha que acertar algum alvo acima.
-Poderia aumentar a resistência do tanque em 50%
-O tanque mesmo fumaçando poderia correr em busca de reparos.
-as cores do tanque está melhor, mas a do inimigo deveria ser próxima ao bege!
- uma ou mais IAs a favor do player, seria bom! Daria tempo para buscar reparos. algo tipo chamar um reforço(com limites).

Problemas:
-Os botões "enviar", "jogar" e "sair" não funcionam!

moisesBR

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Gonçalves em Ter 28 Maio 2013, 22:00

Postei no tópico a Demo #5! Ver changelog para novidades.

Estou passando o jogo para a área de completos, estarei esperando avaliação!

Até mais! sorrindo2

Gonçalves

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por Mr.Rafael em Qua 29 Maio 2013, 20:51

AVALIAÇÃO OFICIAL DO JOGO
(por Mr.Rafael)

Tópico / Tela-título:
(Ok, lá vamos nós!)

O tópico não é um critério de avaliação, mas é sempre bom comentar: apesar de ser válido, está muito "genérico". Se possível, tente dar mais destaque às descrições, colocando as informações de forma a chamar mais atenção a quem lê (isso inclui o Sr.Visitante, que ainda não deu login). O link de download está bem destacado e a tabela de highscores dá uma noção de quem já jogou.

A tela-título é uma introdução mostrando os nomes do jogo e o do autor. É simples, mas muito bonita e dá uma expectativa de jogo de guerra. Após carregar os recursos, o jogador é levado imediatamente ao jogo, não mostrando nenhuma informação acerca dos controles do jogo. Também notei um defeito que muitos deixam passar despercebido: as teclas de função (F1, F4...) ainda estão ativadas! O help mostra o que mudou durante o desenvolvimento do jogo, mas ainda não informa nada sobre os controles. A tecla F4 pode ser levada em consideração, mas também não há nada informando sobre ela, levando a crer que estas funções não deveriam estar lá.

Jogabilidade:
(Ciranda cirandinha vamos todos cirandar...)

Após a tela-título, o jogador é levado a um conjunto de cutscenes que explicam o motivo do jogador estar ali: seu tanque de guerra está perdido em território inimigo e é seu dever sobreviver o máximo possível. Por sorte, helicópteros aliados estarão mandando pacotes de munição e saúde para você. O "enredo" pode ser considerado, tendo em vista que a proposta do jogo foca na sobrevivência.

Durante a jogatina, as torres e os tanques inimigos estarão a sua procura. A proposta do jogo é simples, mas muito divertida. Existem três caixas que lhe ajudarão durante a chacina: uma caixa branca (aumenta a sua saúde), uma caixa vermelha (lhe dá 9 balas) e uma caixa de madeira (que contém mísseis do canhão e minas terrestres).

O jogador estará com um bom arsenal de armas: balas normais, mísseis que podem ser atirados com o canhão e minas terrestres. A munição é mostrada respectivamente na HUD do canto superior direito da tela. Uma coisa muito legal que descobri mais para frente é que existem estratégias para conseguir sobreviver por mais tempo: a que eu usei, por exemplo, foi em "camperar" em uma quina do mapa e só sair para buscar o necessário. Segui isto e fiz esta pontuação. Very Happy

Ao morrer, o jogo corta para uma tela mostrando a pontuação em segundos e as opções para jogar, colocar sua pontuação online ou sair. Não seria mal que uma tela como esta estivesse presente no momento em que o jogador abre o jogo também...

Gráficos / Level design:
(Noby Noby Boy curtiu este jogo!)

os modelos 3D não estão aquelas coisas, mas levando em consideração que o suporte ao 3D do GM é muito baixo, você conseguiu criar mecânicas bem interessantes.

As texturas são um ponto negativo do jogo. Apesar de representarem corretamente o ambiente em que o jogo se encontra, ficaram muito simples e poderiam ser melhoradas. A textura dos tanques estão esquisitas, mas podem ser consideradas como as camuflagens vistas nos tanques reais. Outra grande falha que percebi foi que o cenário não possui fundo, prejudicando a ambientação.

O level design, ao meu ver, está bom. Apesar da quantidade excessiva de torres e de alguns tanques aparecerem na sua frente, a proposta do jogo era essa desde o início e faz juz à dificuldade. As caixas também ajudam a equilibrar as coisas, e ao meu ver, fazem isso muito bem.

Sons / Efeitos sonoros:
(RAWNRAWNRAWNRAWNRAWNRAWNRAWN)

A música é boa, mas não creio que combine com o clima de tensão que o jogo passa. Após a parte inicial da música, fica esquisito escutá-la. É agradável de se ouvir, não sendo tão repetitiva.

Os efeitos sonoros ficaram bem descontraídos, não tenho nada a reclamar nesse aspecto.

Dicas adicionais / Conclusões finais:
(Você pode melhorar... então melhore! >:C)

• Troque o loading padrão do GM e desabilite as teclas de função. Apesar de não atrapalharem, algumas podem servir de brechas para trapacear.

• Se possível, coloque uma tela antes do jogo iniciar, para que o jogador tenha a possibilidade de escolher se deseja iniciar naquele momento ou não.

• Informe sobre os controles do jogo. Apesar deles estarem no tópico, eles também devem estar acessíveis a quem pode jogar sem conhecimento dele.

• Adicione um background no cenário.

• Seu jogo está muito bom, mas foi finalizado abruptamente. Se puder melhorar pelo menos uma boa parte do que eu listei acima, a nota pode melhorar bastante. É divertido de jogar e merece uma devida atenção, apesar dos problemas. anjo

Nota:
(E ainda pode melhorar...)


Sua nota é C

o/

Mr.Rafael

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por DonutScore em Sex 20 Dez 2013, 15:20

Fiz mais de 350 pontos e apareceu essa mensagem

Código:

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of  Step Event
for object ct_end:

Error in code at line 1:
  if ob_play.in = true or ob_send.in = true or ob_quit.in = true
                                  ^
at position 33: Unknown variable in

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por NPH em Qua 25 Dez 2013, 14:26

Aff, não posso mais jogar seu jogo pois ele foi criado com o GM8... Meu PC por algum motivo não quer rodar mais jogos do GM8... E vi que me ultrapassaram na pontuação...

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

Mensagem por felnw em Qui 26 Dez 2013, 16:06

acho que eu ja havia conversado contigo antigamente sobre seu jogo e me lembro de ter falado algo sobre o movimento e sobre como é muito simples ficar sem ação cercado de inimigos sem um radar ou sem munição... lembro que vc disse usar modelos no game e eu disse que eram desnecessários, pois é, mantenho minha opinião pois isso gera uma porção de codigos que não são compreendidos nos novos sistemas microsoft (como windows Cool nos executáveis. não faria nenhum mal se o speed da room fosse menor ou houvesse "slow-time" em momentos de ação para que o player pudesse pensar melhor suas ações, assim até mesmo o numero de inimigos poderia aumentar e tudo dependeria de técnica não de sorte. e puxa... versão 5.2 e ainda não detalhou as torres para aparecer o canhão nelas atirando em vc? tá na hora já Happy né? kkk bom, lembrando sempre que todas as minhas dicas e tudo mais que escrevo aki são para ajudar a tornar o game um pouco melhor do que já é, obrigado pela atenção, flw, vlw o/

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Nota C Re: [C] - A Ciranda de Ferro

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