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[Dúvida]Comandos de grid

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[Dúvida]Comandos de grid Empty [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por Kyomaro Qua 22 maio 2013, 21:18

Eae beleza? Happy
Então,estou fazendo um jogo e preciso de comandos para alinhar,checar,etc em grid.Por favor postem todos os códigos de grid que conhecem(Conhecimento nunca é demais Razz ).Estou usando GM8 e procurei no forúm e não achei nada Sad.
Valeu geentiii...
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por Kyomaro Qui 23 maio 2013, 19:07

Qual é galera...71 visualizações e ninguém respondeu?Por favor ajudem aiii.....
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por Isaque Onix Qui 23 maio 2013, 19:24

eu não conheço os codigos 'grid' e nunca usei, cancelei um projeto porque não consegui usa-los, te aconselho a tentar usar o comando for (tenho usado muito ultimamente e acho que pode dar serto)
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por Kyomaro Qui 23 maio 2013, 19:45

Cara,primeiramente,obrigado pela ajuda!! Laughing Laughing
Olha sou novato ainda,pelo que eu sei o for se comporta assim:
Código:
for(início;condição;complemento)
e serve para ver a quantidade de vezes de algo,localizar na tela,sequências....Eu acho que consigo desenhar uma grid usando ele mas não conseguiria fazer o que eu quero.Eu queria algo do tipo:
Código:
if obj_player "estiver alinhado na grid"{x+=5}
Eu consegui fazer isso no Drag Drop:
Action If Grid
Action Begin
Action Jump Position
Action End
Eu acho que fazendo assim eu irei me complicar no futuro....
Quando eu falo códigos de grid eu me refiro a grid da room.Eu pesquisei um pouco no própio GM e achei os codígos mp_grid,não entendi pra que eles servem...
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por Isaque Onix Qui 23 maio 2013, 20:02

vc ta querendo é o codigo 'place_snapped'?

with(obj_player){
if (place_snapped(5,5)){x+=5}
}
não né?
infelizmente com os da grid não consiguiria te ajudar...
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Mensagem por Kyomaro Qui 23 maio 2013, 22:23

Pelo que entendi ele verifica se o obj está alinhado de acordo com x e y,certo?Tentei fazer aqui,coloquei isso no step,minha intenção era que ele andasse de acordo com a variavel global.velocidade alinhadamente em "quadrados" somente se ele estivesse livre de colisões 5 pixels para direita :
Código:
if keyboard_check(ord('D')) and (place_snapped(10,10))and place_free(x=5,y){x+=global.velocidade}
Mas não deu certo....O personagem não andou.Como ficaria?
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por Isaque Onix Sex 24 maio 2013, 08:31

Bom, você tem em 1° lugar que alinha-lo a grid, depois disso, meio que uma logica, se ele esta alinhado 10x10 e você move ele 5 pixels, ele não vai mais estar alinhado 10x10! intão não vai dar muito certo né?
tente isso:


Código:
if(place_snapped(10,10)){speed=0

if (keyboard_check(ord('D')) &&
place_free(x+lengthdir_x(global.velocidade,0),y+lengthdir_y(global.velocidade,0))){motion_set(0,global.velocidade)}

if (keyboard_check(ord('A')) &&
place_free(x+lengthdir_x(global.velocidade,180),y+lengthdir_y(global.velocidade,180))){motion_set(180,global.velocidade)}

if (keyboard_check(ord('S')) &&
place_free(x+lengthdir_x(global.velocidade,270),y+lengthdir_y(global.velocidade,270))){motion_set(270,global.velocidade)}

if (keyboard_check(ord('W')) &&
place_free(x+lengthdir_x(global.velocidade,90),y+lengthdir_y(global.velocidade,90))){motion_set(90,global.velocidade)}

}
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por moisesBR Sex 24 maio 2013, 09:46

Cara, veja aqui esse conversor de d&d:
https://gmbr.forumeiros.com/t23884-the-ultimate-dd-to-gml-converter?highlight=converter
no tópico já tem um tuto de como usa-lo, mas adianto aqui: compile o exe, e deixe num local acessível e toda vez que precisar, de tranferir algo para gml use-o! é simples apenas reproduza o que fez no d&d e copiar o resultado!
eu ainda uso de vez em qundo, veja:
[Dúvida]Comandos de grid Semttuloixh

Só não ´postei aqui ainda por que sei muito pouco de grids também.
Ah e dê uma olhada nos links da minha assinatura pq tem muita coisa interessante sobre gm! o conversor... o bnco de engines aonde tem também uns codes que estou tentando juntar dentre muitas outras coisas... o dropbox... e é claro muito mais.
Te mais.
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por saim Sex 24 maio 2013, 13:28

Kyomaro escreveu:Por favor postem todos os códigos de grid que conhecem(Conhecimento nunca é demais Razz )
Não são muitos...
place_snapped(hsnap,vsnap) Returns whether the instance is aligned with the snapping values.
move_random(hsnap,vsnap) Moves the instance to a free random, snapped position, like the corresponding action.
move_snap(hsnap,vsnap) Snaps the instance, like the corresponding action.

Kyomaro escreveu:Eu pesquisei um pouco no própio GM e achei os codígos mp_grid,não entendi pra que eles servem...
É que é um assunto meio diferente. "mp" é de "motion planning", planejamento de movimentação. Muito bom pra IA. Se quiser, a gente extende um pouco mais o assunto.

Quanto à movimentação e porque não estava dando certo, o Isaque Onix já te deu uma luz... o objeto não está alinhado à grid e, quando está, ele se mexe pra direita, desalinhando. Agora, se ao invés de colocar "x+=..." você colocar "motion_set" ou "speed=...; direction=..." você eventualmente voltará a se alinhar à grid (coloque a speed como um valor pelo qual a grid seja divisível, pra facilitar).

Se você quiser, tem como mimetizar essas funções todas. Isso é útil pra mudar a origem da grade (usando as funções do GM, a origem TEM que ser em (0, 0)).
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por Kyomaro Sex 24 maio 2013, 22:15

Aaaaah sim!!
Agora entendiii....(Eu pensava que setando 10x10 lá na room já estaria alinhado) feliz2 feliz2 feliz2 feliz2
Eu estava quebrando a cabeça legal nervoso l!!Eu sou novato,programava HTML(Pretendo,futuramente,fazer tutorias) e quero muito aprender a programar GML,vi muitos tutoriais,inclusive os seus
saim(Me ajudaram bastante e acho que você deveria continuar a fazê-los...Happy)Tudo bem,só uma coisa que não entendii...
Código:
place_free(x+lengthdir_x(global.velocidade,0),y+lengthdir_y(global.velocidade,0))){motion_set(0,global.velocidade)}
o que é "lengthdir_x" e "lengthdir_y" e o que faz esse "90" aqui(Tenho quase certeza que seria a direção):"global.velocidade,90"
Valeu saim,moisesBR(Baixei o conversor aqui,tô aprendendo a usar) e Isaque Onix!!!!!
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Mensagem por Isaque Onix Sáb 25 maio 2013, 10:23

olha eu não sei muito bem oque eles fazem (kkk)mais uso para retornar uma posição relativa a direção, lengthdir_x(distancia do ponto desejado,direção) logo ele (nesse codigo que te passei) checa a distancia da variavel (global.velocidade) na direção que o player se move.
mais eu sempre usei assim como te passei, tipo num jogo de futebol onde a bola fica a frente do jogador, seria assim:

Código:
x+lengthdir_x(32,obj_Player.direção)
y+lengthdir_y(32,obj_Player.direção)
isso iria fazer a bola ficar a frente do obj_Player, flw! Happy
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por saim Seg 27 maio 2013, 10:39

Kyomaro escreveu:o que é "lengthdir_x" e "lengthdir_y"
Tutorial na assinatura ;)
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por Isaque Onix Seg 27 maio 2013, 10:53

desculpe me sain, esqueci de seus tutoriais
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[Dúvida]Comandos de grid Empty Re: [Dúvida]Comandos de grid

Mensagem por charlles.rafael Sáb 20 Jul 2013, 12:07

ola eu acabei de criar uma engine que (não sei) pode te ajudar
Spoiler:

espero que ajude

Obs.: a engine nao ta concluída , mas da pra ter um nossao
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