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[Aula:1-HTML]Lógica e estrutura em HTML.

4 participantes

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[Aula:1-HTML]Lógica e estrutura em HTML. Empty [Aula:1-HTML]Lógica e estrutura em HTML.

Mensagem por Kyomaro Seg 27 maio 2013, 21:30

Olá,
Venho a vocês para ensinar uma linguagem muito simples,o HTML(HyperText MarkUp Lenguage).
Antes de começarmos com o trabalho duro vou apresentar a minha aula a vocês e explicarei como as aulas funcionarão,por favor, leia a apresentação pois é importante!



-->Como farei as aulas:
Ensinarei a linguagem HTML básica os ensinando a sua lógica,estrutura, e algumas TAG'S(veremos o que é TAG'S nessa aula) ,na medida do possível vou comparar HTML com o GML para a assimilação de funções e melhor compreendimento de vocês.Pretendo fazer uma aula por semana(Todo sábado ou domingo terá nova aula,se acontecerem imprevistos,não terá aula,claro),e como não sou perfeito,as aulas poderão ter erros,inclusive de português,peço a vocês que não me matem por isso.HTML é uma linguagem relativamente mais simples e mais fácil do que GML,isso não significa que você irá aprender de uma hora para outra,requer estudo,memorizar as TAG'S e suas funções é fundamental.Peço a vocês que perguntem quando tiverem dúvidas pois,estarei na medida no possível disposto há ajuda-lós.Enfim,vamos começar!!



-->O que é HTML?
HTML(HyperText MarkUp Lenguage) é uma linguagem estrutural, é a mais importante de um site,não existe site sem HTML.Em um site temos várias linguagens estruturais e "arquitetônicas"(Aquelas que são usadas para embelezar o site).Veja exemplos de linguagens estruturais e"arquetetônicas":CSS,php,javascript e HTML(Essas são as mais usadas,veremos um exemplo prático delas depois).Nesse texto foi usado "HTML" para dar cores as letras,para definir o tamanho delas,etc,quando você está fazendo uma postagem e clica para a letra ficar vermelha aparece o comando:

Código:
[*color=red]Texto[*/color]
Certo?(Descarte "*",pois o forúm interpleta como código)
Isso é HTML,mais especificamente,BBCode.BBCode é o comando usado pelo fórum para edição de textos.Veja a definição de BBCode do fórum:

O BBCode é a abreviação de Bulletin Board Code. Consiste, na verdade, em uma implementação do HTML. A ativação do uso do BBCode é determinado pelo administrador. Você pode desativar o BBCode em uma mensagem no momento da elaboração da mensagem. O BBCode é, nele mesmo, similar ao estilo HTML, os seus elementos, balisas, são delimitados por colchetes [ e ] , ao invés de < e >, e oferecem um melhor controle sobre como a informação será visualizada. De acordo com o modelo de documento que você lê, você pode adicionar BBCode às suas mensagens através de uma interface de botões clicáveis acima da caixa de texto.


Vamos ver,agora, um exemplo prático de HTML e das outras linguagens citadas acima:

1º-Passo:Abra o Google,use o Google Chorme, clique com o botão direito do mouse sobre a tela.
2º-Passo:Clique em "Exibir código fonte da página".

Abrirá uma nova aba e você verá um emaranhado de códigos, desse que código foi criado essa página!A função do navegador,no caso Google Chorme, é de ler esses códigos e reproduzi-los em forma de site.


-->Lógica e estrutura:

-->Lógica:
O HTML,diferentemente do GML,é programado na forma de "registro",enquanto o GML é programado na forma de "criação",no HTML os códigos "reproduzem" uma página,no GML os códigos "reproduzem e interagem com o usuário na forma de jogo/programa".
Ficou complicado de entender?Vou explicar de um modo mais simples...
No HTML os códigos são estáticos,você não atribui valores como nas váriaveis do GML.O HTML é como você se fosse um livro, tem as páginas estáticas, você não interage com elas, somente lê e muda de página(links).
OBS:Para que a página não fique estática é necessário o complemento de outras linguagens(já foram citadas nessa aula).O HTML é lido do mesmo modo que o GML,os comandos que são digitados primeiramente são lidos primeiramente.

-->Estrutura:
A estrura do HTML é baseada em TAG'S.TAG'S são os comandos que são abertos com chaves e devem ter o respectivo fechamento(Parecido o comando "Start of block" no GML).
Exemplo:
Código:
Abrindo a TAG:<comando>
Fechando a TAG:</comando>
Agora que você sabe a lógica e estrutura vamos começar com a programação!!
Existem várias plataformas para se programar o HTML,porém,vamos usar uma bem simples que tem em todo computador,o Bloco de notas!
Abra seu bloco de notas e digite:
Código:
<html>
<head>
<title>Aula do Kyomaro</title>
</head>
<body>
Estou aprendendo HTML com o Kyomaro!!
</body>
</html>

Salve em ".html", com o nome que desejar no lugar em que desejar.Abra(Percerba que a imagem é a do seu navegador padrão),e veja o resultado!!

Agora explicarei o código!
Código:
<html>Introduz o HTML no bloco de notas,diz ao bloco de notas que esse documento é em HTML.
<head>Quer dizer cabeça em português,nele é programado as características da página.
<title> Quer dizer título.Define o título da página,perceba que está entre as TAG's <head> e </head>.
</title>Fecha a TAG <title>.
</head>Fecha a TAG <head>.
<body>Quer dizer corpo.Entre essa TAG e seu fechamento será programado o corpo da página onde serão inseridos textos,imagens,etc.
</body>Fecha a TAG <body>.
</html>Diz ao bloco de notas que o documento em HTML acabou,fecha a TAG <html>.

OBS:O Bloco de notas não indica erros na programação nem diferencia as TAG's através de cores e fontes diferentes.Nas próximas aulas trabalharemos com programas mais sofisticados.



Proxíma aula:
Em construção...


Última edição por Kyomaro em Qui 30 maio 2013, 09:11, editado 3 vez(es)
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Mensagem por soueunox Seg 27 maio 2013, 21:56

@Kyomaro
So para falar logo.
Este assunto não se encaxa em Tutoriais.
A area Tutoriais estar se referindo ao Game Maker.
Este tópico deveria estar em Assuntos Diversos.

@Assuntos Diversos - Poste aqui assuntos que não se encaixam em outras seções.

@TOPIC
Bom tutorial para iniciantes :p
Agora eu acho que isso não vai ser importante em relação a esse forum,
Pois ele e relacionado a jogos, e não a Web Design.
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Mensagem por moisesBR Ter 28 maio 2013, 11:24

Boa intenção amigo, mas criar páginas e sites não é a finalidade do forum.
Para as linguagens de programação de games, que não são do game maker, já existe áreas adequadas, mas html não é exatamente uma linguagem voltada para criação de games.

Eu me interesso em html por necessidade e no caso, se deseja ensinar sobre isto terei prazer em ver seus tutos, mas aconselho a criar um blog ou algo do tipo para isso! e é claro pode colocar na sua assinatura.
ps: Não confunda: html é diferente html5! É o resultado da compilação de um projeto que trabalhamos com gml do game maker studio ou outras linguagens.

Tópico movido para assuntos diversos.
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Mensagem por Kyomaro Ter 28 maio 2013, 20:35

Sinceramente, eu acho que o tópico não deveria ser movido...
Eu acho que um bom Game Designer deve ter conhecimentos necessários para a criação de jogos e a publicação deles.Vejo muitos jogos bons,porém quando vão montar um site para a divulgação desse jogo o resultado não fica bom(Até para jogos onlines que ter um bom site é fundamental).São coisas ligadas!!O HTML,há um certo ponto, é um "complemento" da criação de jogos,o site é uma forma da pessoa publicar seu jogo além desse fórum e além das redes sociais.Por favor,peço que movam o tópico novamente para dar mais visibilidade a ele,espero que tenha me entendido!

@moisesBR

Não estou confundindo HTML com HTML5,nem cheguei a citar HTML na aula.
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Mensagem por Kyomaro Qua 29 maio 2013, 20:27

Como as aulas não foram bem aceitas estarei parando de faze-las :/...
Se você quer aprender HTML me mande uma MP!!!!
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Mensagem por PedroX Qua 29 maio 2013, 22:14

Não quer dizer que as aulas não foram bem aceitas, até porque há tutoriais excelentes pouco ou mesmo não comentados. Assuntos diversos é a seção apropriada, pois as outras são para Game Maker. Quaisquer outros tutoriais são colocados aqui nesta seção.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por moisesBR Qua 29 maio 2013, 23:57

Eu quero ver essas suas aulas sim! estou aprendendo html (veja meus testes na assinatura)

Eu gostei de seu tuto estou acompanhando sim!
Como o pedro disse eu digo de outra forma: Se não temos nada pra falar, melhor não falar nada! Caso contrario é flood e corremos o risco de falar bobagens e até mesmo ofender(sem querer é claro)!
Em todo caso faça como quiser. Mas espero a segunda parte!
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Mensagem por Kyomaro Qui 30 maio 2013, 09:09

Desculpem-me,eu entendi errado quando o moisesBR e o souenox falaram que esse não é o lugar certo para dar aulas sobre HTML:
Boa intenção amigo, mas criar páginas e sites não é a finalidade do forum.
Para as linguagens de programação de games, que não são do game maker, já existe áreas adequadas, mas html não é exatamente uma linguagem voltada para criação de games.
Agora eu acho que isso não vai ser importante em relação a esse forum,
Pois ele e relacionado a jogos, e não a Web Design.
Eu entendi que vocês quiseram dizer que eu tinha que procurar outro fórum para dar aula,li rápido,interpletei errado, postei besteira e floodei(Estava com muita raiva no
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